Boletim da dengue: Pinda chega a 5.885 casos em 2024

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (14), pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, contabilizou 5.885 casos da doença no ano de 2024. O número de mortes se mantém em quatro no ano.
Os dados se referem a resultados positivos registrados até o dia 9 de março deste ano. No mesmo período do ano passado foram 148 casos e em todo o ano de 2023, 2.507 confirmações da doença.
Atualmente, os bairros com maior número de casos são Ipê, centro de Moreira César, Araretama, Vila São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Liberdade, Vale das Acácias e Vila Rica, que juntos somam 2.579 casos, representando 46,18% do total.
O boletim traz ainda dois casos de chikungunya - doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Para combater o mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em toda a cidade e alertado a população para eliminar água parada. Nas últimas, por exemplo, o município realizou limpeza por ruas do Distrito de Moreira César e na região do Castolira. Agora, as equipes estão definindo com a Saúde as novas regiões que devem atuar.
Paralelo ao serviço de limpeza, gentes do Controle de Vetores estão fazendo uma verdadeira força tarefa em diversos bairros. “Estamos em uma época de muitas chuvas, registrando volume acima do normal. O grande volume de águas, aliado às elevadas temperaturas, gera condições ideias para a proliferação do mosquito da dengue, especialmente em locais onde existem objetos ou itens que podem acumular água. Desta forma, além do serviço da Prefeitura para limpeza, para posterior nebulização, precisamos da colaboração dos moradores, para que eliminem água parada dos seus quintais", disse o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

Pinda lança Projeto de Atendimento Odontológico Inclusivo

Pinda lança Projeto de Atendimento Odontológico Inclusivo

Na última quarta-feira (13), Pindamonhangaba deu um passo significativo rumo à inclusão e acessibilidade na área de saúde. A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, junto com a Secretaria de Saúde e a Santa Casa, lançou um projeto de atendimento odontológico especializado, focado especialmente em pessoas com deficiência.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, onde foram explicadas as diretrizes e o funcionamento do projeto no município. O objetivo é facilitar o acesso ao tratamento odontológico para esse público, evitando deslocamentos para outras cidades.
Autoridades locais estiveram presentes, incluindo o prefeito Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, a secretária de Saúde, Silvia Mendes, o vereador Gilson Nagrin, além de representantes da Santa Casa de Misericórdia do Município, do Grupo Mães de Azul, Equoterapia Cavalgar e famílias com crianças com necessidades especiais.
O secretário João Carlos Salgado reforçou o compromisso da cidade com a inclusão, destacando que esse projeto representa um avanço importante para a comunidade. A secretária Silvia Mendes ressaltou a importância do projeto na cidade, e que a Secretaria de Saúde se esforçou muito para a implantação. O vereador Gilson Nagrin elogiou o trabalho conjunto das secretarias para concretizar o projeto.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, salientou que os projetos de inclusão são prioridade na gestão. “Nosso objetivo é fazer um trabalho mais humanizado, proporcionando condições melhores às pessoas com deficiência e seus familiares. O projeto representa um passo importante para tornar os serviços de saúde mais acessíveis e humanizados para todos os cidadãos do município”.
O prefeito, Dr Isael Domingues, complementou a afirmação de Ricardo Piorino. “Estamos entregando diversas obras, colocando em prática diversos projetos com foco em pessoas. Todo nosso trabalho tem o objetivo de beneficiar, de melhorar a vida de pessoas. Esse projeto começa a funcionar já no dia 14, às 8 horas da manhã. Com isso o município está fazendo os atendimentos agendados”, finalizou o prefeito.

Pinda vai ampliar atendimento de saúde com mais profissionais e exames

Pinda vai ampliar atendimento de saúde com mais profissionais e exames

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai contratar mais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de análise de laboratorial, além de profissionais da área administrativa e de limpeza. A contratação será em caráter emergencial e visa aumentar a quantidade de profissionais que trabalham nos hospitais de retaguarda para dengue - tanto do Pronto-Socorro quanto da UPA de Moreira César.
Até novembro de 2023, por exemplo, o Pronto-Socorro atendia cerca de 300 pessoas por dia. Porém, com a alta dos casos de dengue, os números aumentaram muito e hoje são cerca de 800 pacientes por dia - um crescimento de 267%.
De acordo com a secretária de Saúde, Silvia Mendes, a principal causa desse grande aumento por procura de atendimento no Pronto-Socorro são os casos de dengue ou sintomas relacionados à doença. O último boletim da dengue registrou 5.023 casos no ano.
Ela afirmou que até o fim desta semana devem chegar os novos profissionais. Com isso, Pindamonhangaba passará a contar com mais quatro equipes compostas cada uma por um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem, um profissional de limpeza e dois administrativos, e mais dois médicos plantonistas de 12 horas. “Hoje temos um médico plantonista de 24 horas e mais um profissional para 12 horas que trabalham em cada uma das unidades de retaguarda, Pronto-Socorro e UPA de Moreira César. Até quinta-feira deveremos expandir o atendimento com mais um médico para 12 horas em cada uma dessas unidades, além de outras duas equipes de enfermagem a mais para o hospital de retaguarda do Pronto-Socorro e mais duas para o hospital da UPA de Moreira César. E se houver necessidade, também faremos hospital de campanha na UPA do Araretama e Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova”.
Silvia Mendes afirmou que “a chegada de mais profissionais deve melhorar e agilizar o fluxo de atendimento”.
A secretária também ressaltou a compra de mais exames emergenciais e da contratação de mais profissional para o laboratório. “Vamos aumentar a equipe do laboratório com mais um técnico e reorganizar o processo interno, priorizando os exames de dengue. Com isso, teremos mais rapidez na liberação de resultados e isso dará agilidade no atendimento do paciente que está dentro da unidade de saúde. Assim, ele ficará menos tempo esperando até a liberação de resultado, será atendido e medicado mais rapidamente e dará a vaga para outra pessoa. Por tudo isso que estamos empregando mais recursos para mais médicos, enfermeiros, auxiliares, técnico de laboratório, além de retaguarda administrativa”, completou Silvia.

Ação contra Dengue: Araretama e São Benedito recebem bloqueio e nebulização; Castolira e Moreira César têm serviços de Limpeza

Ação contra Dengue: Araretama e São Benedito recebem bloqueio e nebulização; Castolira e Moreira César têm serviços de Limpeza

A equipe do Setor de Controle de Vetores da Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando serviços de bloqueio no bairro do Araretama, um dois pontos com maior concentração de casos de dengue, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na última semana.
Paralelamente a essa iniciativa, a equipe iniciou nebulização na região do São Benedito e galega.
O responsável pelo setor de Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, explicou que “os trabalhos são coordenados para que tenham maior eficiência. Deste modo, está sendo realizada a orientação dos moradores, vistoria e bloqueio no Araretama esta semana, para que na próxima possamos fazer a nebulização do bairro. Esta semana estamos nebulização a região do São Benedito e galega, onde já fizemos bloqueio anteriormente”.
O diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, informou que o próximo bairro a receber os serviços deve ser o Jardim Rezende, com ações na sexta-feira e no sábado. “Agimos de acordo com evolução dos casos de dengue e o nosso planejamento é debatido toda semana. Assim conseguimos potencializar nossas ações e combater a dengue nos locais onde a incidência de casos está mais acentuada”.
Além dos serviços técnicos sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, a Prefeitura também realiza serviços de limpeza de ruas e áreas verdes.
O bairro do Castolira recebe atenção especial de equipes da Secretaria de Governo, cujos serviços foram iniciados na última semana e já contabilizaram mais de 30 caminhões de entulho do bairro.
O diretor de Limpeza Pública e Resíduos, Nilton Carlos Eugênio, afirmou que “o objetivo é manter a cidade limpa. Além da limpeza das ruas e áreas verdes, também separamos os itens que podem ser reciclados, aliando nossa ação com serviço ambiental”.
De acordo com ele, a limpeza na região do Castolira deve continuar nos próximos dias, quando haverá uma reunião com a Saúde para avaliação de qual bairro deve receber os serviços.
Da mesma forma, existem outras equipes que estão atuando há cerca de 15 dias em Moreira César. “São trabalhos da Subprefeitura em parceria com o Exército na região da Vila São Benedito, Vila São João, Vila São José e Pasin e que tem propiciado aos moradores a limpeza de seus quintais. Eles colocam os itens inservíveis nas calçadas e nós fazemos a remoção”, completou o subprefeito Nilson Luis.
Ele disse que “após a finalização da região, também vai analisar com a Saúde o próximo local a receber atenção especial”.

Pinda intensifica limpeza para combater dengue; escolas também orientam alunos

Pinda intensifica limpeza para combater dengue; escolas também orientam alunos

Pindamonhangaba realizou o DIA D de Mobilização contra a dengue na sexta-feira (dia 1) com ações em vários pontos da cidade. Os trabalhos incluíram bloqueios, vistorias, orientações, nebulização nos imóveis e nebulização veicular pesada, além de distribuição de panfletos e material de orientação em áreas públicas de grande circulação de pessoas.
A Secretaria de Educação realizou ações especiais em unidades, com cada escola tendo a liberdade de educar os alunos sobre o tema da forma como avaliou a adequada.
Em algumas unidades houve teatro, enquanto outras apostaram em músicas, exposições, orientações, cartazes, distribuição de panfletos, além de vistorias para procurar e remover recipientes que acumulem água, como garrafas plásticas, latas, potes e vasos de plantas.
Além do serviço na área da educação, alguns bairros receberam serviços de limpeza, como o Castolira e alguns pontos do Distrito de Moreira César.
No Castolira, o trabalho foi coordenado pela Secretaria de Governo, que efetuou a limpeza de quatro ruas e segue dando continuidade ao serviço esta semana. O diretor de Limpeza Pública e Resíduos, Nilton Carlos Eugênio, explicou que “o objetivo é manter a cidade limpa e afastar o perigo da dengue. Nossas equipes inicaram uma grande força tarefa na sexta-feira e seguimos com o trabalho esta semana, removendo entulho e sujeira das ruas e áreas verdes, além de separar os itens recicláveis”.
Em Moreira César, com trabalho que já começou há 10 dias, as equipes da Subprefeitura e do Exército seguem avançando pelos bairros. O subprefeito Nilson Luis pediu a colaboração dos moradores, para que coloquem em frente às residências todo o material inservível que possuírem. “Passamos o carro de som no bairro antes da ação de limpeza e pedimos que os moradores coloquem os entulhos na calçada para retirarmos, porém em algumas ruas estão colocando objetos depois da nossa passagem, o que torna nosso trabalho mais demorado em alguns pontos. Pedimos que os moradores respeitem o cronograma”.
O responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, explicou que “após os serviços de limpeza, as ações efetivas de eliminação do mosquito se tornam mais eficientes. Estamos ‘casando’ nossa programação com a Subprefeitura e com a Secretaria de Governo. Informamos os bairros prioritários para eles, que fazem a limpeza. Na sequência, nós enviamos nossas equipes para nebulizações. Porém, não adianta realizarmos todas as nossas ações se os moradores não cooperarem com a limpeza dos seus quintais e eliminação de água parada”.

Pinda promove DIA D de Combate à Dengue na sexta-feira

Pinda promove DIA D de Combate à Dengue na sexta-feira

Pindamonhangaba vai realizar o DIA D de Mobilização contra a dengue na sexta-feira (dia 1). Serão ações em várias partes da cidade, que incluem bloqueios, vistoria, orientação, nebulização nos imóveis e nebulização veicular pesada, além de distribuição de panfletos e material de orientação em áreas públicas de grande circulação de pessoas.
A programação ainda inclui entrega de material informativo a alunos da rede municipal e estadual de ensino, com dicas sobre medidas preventivas e a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como atividades com estudantes para vistoriarem as escolas para procurar e remover recipientes que acumulem água, como garrafas plásticas, latas, potes e vasos de plantas.
O Dia D é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, que pediu aos municípios para realizar uma grande força tarefa esta semana.
De acordo com o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, a data é especial para unir esforços do Poder Público e de toda a sociedade para eliminar focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Temos feito grandes ações em todos os bairros centrais e periféricos da região central de Pinda e também em Moreira César. Os trabalhos incluem bloqueios, nebulizações, inspeção nos imóveis, instruções aos moradores, dentre outros”.
Um dos serviços é a parceria com o Exército, que desde a semana passada está nas ruas de Moreira César, juntamente com equipes da Subprefeitura, fazendo limpeza e remoção de entulhos. O mesmo serviço vai começar na região de Pindamonhangaba nesta sexta-feira (dia 1) pelo bairro do Castolira, desta vez com a equipe da Secretaria de Governo e Serviços Públicos.
O Setor de Controle de Vetores da Prefeitura define os bairros de acordo com o avanço dos números da dengue. “Os locais são selecionados de acordo com análise da incidência de casos de dengue. Porém, vale destacar que o mosquito está presente em todos os bairros, principalmente nos quintais. Não adianta realizarmos todas as nossas ações se os moradores não cooperarem com a limpeza dos seus quintais e eliminação de água parada”, disse André Pereira.
O responsável pelo Controle de Vetores de Pindamonhangaba, Ricardo Costa Manso, lembrou que “existem bairros que receberam limpeza, nebulização de imóveis, orientação aos moradores e nebulização veicular pesada nas ruas, porém um mês depois, em vistoria das equipes em imóveis, foram encontrados novos focos do mosquito, com muitas larvas em potes, vasilhas e outros recipientes que acumulam água. Se os moradores não fizerem sua parte, vistoriando os quintais uma vez por semana, continuaremos tendo focos do mosquito da dengue. Apenas a ação do Poder Público não é suficiente. É uma tarefa de todos”, explicou.

Boletim da dengue: Pinda chega a 3.353 casos em 2024

Boletim da dengue: Pinda chega a 3.353 casos em 2024

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (22), pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, contabilizou 3.353 casos da doença no ano de 2024.
Os dados se referem a resultados positivos registrados até o dia 17 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 53 casos e em todo o ano de 2023, 2.507 confirmações da doença.
Atualmente, os bairros com maior número de casos são Ipê, Vila São Benedito, Mantiqueira, centro de Moreira César e Pasin, que juntos somam 1.040 casos, representando 31% do total.
O boletim traz ainda dois casos de chikungunya - doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e as duas mortes confirmadas por dengue no mês de janeiro de 2024.
Para combater o mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em toda a cidade e alertado a população para eliminar água parada. Esta semana, por exemplo, o município iniciou parceria com o exército, realizando limpeza por ruas do Distrito de Moreira César. “Estamos em uma época de muitas chuvas, registrando volume acima do normal. O grande volume de águas, aliado às elevadas temperaturas, gera condições ideias para a proliferação do mosquito da dengue, especialmente em locais onde existem objetos ou itens que podem acumular água. Desta forma, além do serviço da Prefeitura em parceria com o Exército para limpeza, para posterior nebulização, precisamos da colaboração dos moradores, para que eliminem água parada dos seus quintais. Se entrarmos em um imóvel hoje e fazermos todos os serviços necessários e o proprietário não der a devida atenção, em menos de um mês o local terá novos focos do mosquito", alertou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

Boletim da dengue: Pinda chega a 2.955 casos em 2024

Boletim da dengue: Pinda chega a 2.955 casos em 2024

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (15), pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, contabilizou 2.955 casos da doença no ano de 2024.
Os dados se referem a resultados positivos registrados até o dia 10 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 34 casos e em todo o ano de 2023, 2.507 confirmações da doença.
Atualmente, os bairros com maior número de casos são Ipê, Vila São Benedito, Pasin, Mantiqueira e centro de Moreira César, que juntos somam 878 casos: 29,8% do total.
O boletim traz ainda dois casos de chikungunya - doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e as duas mortes confirmadas por dengue no mês de janeiro de 2024.
Para combater o mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em toda a cidade e alertado a população para eliminar água parada. “É o período propício para acúmulo de água parada e, consequentemente, para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Desta forma, além das ações da Prefeitura, com equipes eliminando os focos criadouros do mosquito, fazendo nebulizações e bloqueios, precisamos da colaboração dos moradores. Se entrarmos em um imóvel hoje e fazermos todos os serviços necessários e o proprietário não der a devida atenção, daqui um mês o local terá novos focos do mosquito. É um trabalho que deve ser feito toda semana e só venceremos essa guerra contra a dengue com o apoio da população”, alertou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

Saúde de Pinda e Exército vão alinhar ações de combate à dengue

Saúde de Pinda e Exército vão alinhar ações de combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba vai realizar uma reunião com o comando da Guarnição Federal do Exército para alinhar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Um encontro deve ser agendado ainda esta semana entre membros do setor de Controle de Vetores, Subprefeitura de Moreira César e o comando da unidade do Exército para definir os trabalhos a serem realizados pela cidade.
“Estamos traçando nosso plano estratégico para aumentarmos a área de cobertura para eliminação do mosquito da dengue. A participação do Exército, juntamente com equipes da Secretaria de Governo e Subprefeitura, será essencial para ampliarmos as zonas de limpeza e, consequentemente, termos mais eficiência na aplicação de inseticidas contra o mosquito”, disse o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.
A secretária de Saúde, Silvia Mendes, explicou que “definidos os bairros e o plano de ação, o trabalho conjunto entre Prefeitura e Exército vai se iniciar imediatamente. A expectativa é que tenhamos esse reforço do Exército às nossas equipes já na próxima semana. Agradecemos ao Exército Brasileiro pelo suporte e, novamente, pedimos a colaboração dos moradores para que eliminem água parada”, afirmou Silvia.

Go to top