Esportes

Mais de 7 mil participam das seletivas do Atleta Cidadão

Mais de 7 mil participam das seletivas do Atleta Cidadão

A programação anual de seletivas do programa Atleta Cidadão, que começou no dia 13 de janeiro, terminou nesta semana com um total de 7.397 participantes entre 8 e 20 anos de idade, em 15 modalidades esportivas.

Foram 56 seletivas realizadas, entre modalidades masculinas e femininas, com 911 atletas pré-selecionados para iniciar os treinamentos junto às equipes na temporada 2024, que corresponde a um índice de aprovação de 12%.

As seletivas são exclusivas para moradores de São José dos Campos e a última delas foi na modalidade de boxe, masculino e feminino, na última segunda-feira (11).

As avaliações aconteceram no próprio local de treinamento das equipes, nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, ciclismo MTB e speed, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, natação, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Segundo a coordenação do programa, outras seletivas poderão ocorrer no segundo semestre de forma pontual, dependendo da necessidade de cada modalidade e categoria.

As equipes do Atleta Cidadão representam a cidade em competições oficiais ao longo da temporada. O programa mobiliza mais de 1.600 crianças e jovens, de 8 a 20 anos, representando 22 modalidades esportivas da cidade.

Pinda enfrenta Jacareí em Copa Caipira de Rugby

Pinda enfrenta Jacareí em Copa Caipira de Rugby

O time de rugby de Pindamonhgangaba (Leãos do Vale) vai enfrentar o time de Jacareí (jacarés), no sábado (16), às 15 horas, no Centro Esportivo João do Pulo. A equipe vai contar com o apoio da torcida para buscar a vitória nesse importante jogo da segunda rodada da Copa Caipira de Rugby.
Ainda neste dia, um pouco antes, às 12h30, acontecerá um jogo-teste entre os times de base das equipes. “A Copa funciona como uma competição preparatória de pré temporada, dificilmente uma equipe já entra "pronta" para o campeonato. Como ela ocorre em um curto período de tempo e logo no início do ano, o processo de ajuste, preparo e melhoria vai ocorrendo de acordo com o andar dos jogos”, afirmou o capitão da equipe, Yago Moreira César.

Ciclista de Taubaté é vice-campeã da descida das escadas de Santos

Ciclista de Taubaté é vice-campeã da descida das escadas de Santos

A ciclista Stefanye Lindolfo, atleta de Taubaté, conquistou no último sábado (9) o título de vice-campeã da 18ª edição da Descida das Escadas de Santos 2024, na categoria pró-feminina.

Desafiada pela pista de 600 metros de extensão, ela alcançou a marca de segundo lugar com uma diferença minima de 19 segundos da primeira colocada, mesmo passando por dificuldades durante a prova.

Minutos antes da descida principal, a bicicleta de Stefanye sofreu uma quebra no câmbio devido às vibrações nas passagens de tantos degraus, levando a competidora a realizar o resto do trajeto sem corrente. Apesar disso, o problema não a fez desistir. Mantendo-se determinada, garantiu um ótimo desempenho e o posto no pódio da disputa.

Karina Kosmala, natural de São Bento do Sul, liderou a categoria (1m35s070), sendo coroada como Rainha das Escadas. Stefanye ganhou a premiação de prata (1m54s827) e a estreante Renata Costa, correndo em casa, levou o bronze (3m18s792).

Em suas redes sociais, Stefanye comemora feliz e grata por realizar seu sonho de chegar ao pódio, ressaltando que “a sensação de finalizar a prova e ouvir meu nome a cada metro da descida foi surreal”, tendo orgulho de “fazer o que traz brilho à alma”.

A Descida das Escadas de Santos é considerada a maior prova de Downhill Urbano do Brasil, onde o catarinense Lucas Borba foi campeão.

Pinda FC firma parceria com o Corinthians para impulsionar o futebol da cidade

O Pinda Futebol Clube, em busca de constante crescimento e desenvolvimento, firmou uma importante parceria com o Sport Clube Corinthians Paulista. A iniciativa visa promover o intercâmbio de atletas e de membros da comissão técnica do time da cidade.
A presidente do Pinda FC, Elaine Pereira, e o diretor Marcos Camargo, juntamente com o treinador do Sub-20, Fábio Castilho, e o idealizador do projeto, Fábio Luciano, foram recebidos na sede do Corinthians pelo presidente Augusto Melo, pelo diretor de Marketing Sérgio Moura e pela diretoria da base, representada por Claudinei Alves e Valmir Costa.
Intercâmbio - a parceria abrange dois pilares: o intercâmbio de atletas e também de conhecimento. O objetivo é promover a troca de jogadores entre as categorias de base do Pinda FC e do Corinthians, possibilitando que jovens talentos de Pindamonhangaba sejam avaliados e tenham a oportunidade de integrar um dos maiores clubes do Brasil.
Pelo intercâmbio de conhecimento a meta é compartilhar experiências e boas práticas entre as comissões técnicas das duas equipes, visando o aprimoramento profissional e a implementação de novas metodologias de treinamento.
A presidente do Pinda FC comentou sobre a importância da parceria. "Entendemos como muito valioso este momento. É fundamental estarmos próximos e ter as portas sempre abertas de um dos gigantes do futebol brasileiro", destacou.
Fábio Castilho celebrou a oportunidade. "Poder compartilhar experiências com a equipe técnica da base corintiana é sensacional e nos fará evoluir muito. Estamos muito felizes com a oportunidade", disse o treinador.
Fábio Luciano ressaltou o impacto positivo para a cidade. "O projeto, que completou dois anos recentemente, segue avançando com grandes parcerias e levando o nome de Pindamonhangaba cada vez mais longe dentro do cenário futebolístico".
Para Pindamonhangaba, a parceria representa uma grande oportunidade de ver o futebol local se fortalecer e de ter acesso a novas oportunidades. “A nossa expectativa é que ações como essas possam gerar frutos a longo prazo, revelando novos talentos e elevando o nível do futebol da cidade, tendo em vista que almejamos ter acesso ao futebol profissional e por isso a Prefeitura apoia iniciativas como essa”, afirmou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.

Pinda vence todas partidas da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado

Pinda vence todas partidas da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado

A cidade de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sediou a etapa regional da Super Liga de Voleibol Adaptado no sábado (1 de março). Pindamonhangaba foi representada por seis equipes, obtendo seis vitórias em seis jogos.
Os jogos femininos ocorreram no ‘Juca Moreira’ e os masculinas na ‘Quadra Coberta’.
A competição oficial da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado reuniu atletas de 14 cidades do Vale Paraíba, Litoral Norte, e Sul Minas.
Participam da competição equipes nas categorias 45+, 58+ e 68+ masculinas e femininas.
A próxima rodada acontece dia 16 de março, em programação ainda a ser divulgada.
A equipe do vôlei adaptado de Pindamonhangaba agradeceu à Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura por todo apoio que tem recebido na modalidade.

Resultados Feminino
Cat: 68+ Pinda 2 x 0 Piquete
Cat: 58+ Pinda 2 x 1 Piquete
Cat: 45+ Pinda 2 x 0 Piquete

Resultados Masculino
Cat: 68+ Pinda 2 x 0 Jacareí
Cat: 58+ Pinda 2 x 0 Lorena
Cat: 45+ Pinda 2 x 0 Jacareí

Semelp abre inscrições para aulas gratuitas de vôlei de areia para adultos

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Pindamonhangaba (Semelp) está com uma novidade para 2024: estão abertas as inscrições para turmas de vôlei de areia para adultos. Todas as atividades da Semelp são gratuitas.
As novas turmas de vôlei de areia são voltadas para maiores de 18 anos e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 20 às 21h30. Aulas e inscrições no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira “João do Pulo”.
Também estão disponíveis vagas na modalidade para adolescentes de 12 a 14 anos, terça e quinta, das 18h às 19h.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3848-1146 ou 3648-2248, ou diretamente na secretaria do “João do Pulo”, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
“Vôlei de areia é uma modalidade muito procurada, por isso abrimos esses horários. Além de desenvolver diversas capacidades físicas e habilidades motoras, essa modalidade também tem sua importância no aspecto psicossocial”, destacou a diretora de Lazer da Semelp, Marilda de Oliveira.

AD Taubaté contrata atacante da Seleção do Paraguai

Seguindo o anúncio das atletas que defenderão as cores da Associação Desportiva Taubaté na temporada de 2024, a diretoria do clube acertou a contratação da atacante paraguaia Milagros Rolón.

A jogadora de 19 anos possui quatro títulos do Campeonato Paraguaio, todos eles atuando pelo Olímpia, clube pelo qual disputou duas edições da Taça Libertadores da América. Pela seleção de seu país, Milagros, além de convocações para a equipe adulta, foi medalhista de prata nos Jogos Bolivarianos e da Liga Evolução da Conmebol Sub19.

A atacante é a segunda jogadora estrangeira contratada pela AD Taubaté para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A2 e do Campeonato Paulista. A volante uruguaia Oriana Fontán também está na lista de reforços do time para a temporada.

Ficha

Nome: Milagros María Julia Rolón Meza
Posição: Atacante
Jogos pelo Taubaté: estreante
Gols pelo Taubaté: estreante
Principais títulos na carreira: Campeonato Paraguaio Apertura (Olímpia - 2022 e 2023), Campeonato Paraguaio Clausura (Olímpia - 2022 e 2023), Medalha de Prata Jogos Bolivarianos (Seleção do Paraguai – 2022) e Medalha de Prata da Liga Evolução da Conmebol Sub19 (Seleção Paraguaia – 2023)

Elenco

Goleiras: Yolanda, Adriana e Pamela
Laterais: Carol Franco, Maria Eva, Larisse, Bianca e Laura Marin
Zagueira: Jérika, Mariana Cristina, Carol Xavier e Jeniffer
Meio-campistas: Oriana Fontán, Alexia, Isabela, Lene, Ana Júlia e Bruninha
Atacante: Cacá, Joyce, Giovana, Karol Lins, Milagros Rolón e Lana

AD Taubaté acerta com atacante campeã da Libertadores

AD Taubaté acerta com atacante campeã da Libertadores

Campeã da Copa Libertadores Feminina em 2022 pelo Palmeiras, a atacante Giovana será uma das novidades da Associação Desportiva Taubaté para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A2 e do Campeonato Paulista nesta temporada de 2024.

A atleta de 21 anos iniciou a carreira na Chapecoense/SC e defendeu o Palmeiras nos anos de 2021 e 2022. Além da Libertadores, Giovana também foi campeã da Copa Paulista e do Campeonato Paulista pelo Verdão.

Em 2023, a atacante vestiu as cores do Uberlândia no Campeonato Brasileiro da Série A3 e no Campeonato Mineiro. Giovana é a segunda contratação anunciada pelo clube taubateano para a temporada. Além dela, a volante uruguaia Oriana Fontán também já foi oficialmente anunciada como reforço do clube para o ano de 2024.

Ficha

Nome: Giovana Fernanda Soares dos Santos
Posição: Atacante
Jogos pelo Taubaté: estreante
Gols pelo Taubaté: estreante
Principais títulos na carreira: Libertadores (2022 – Palmeiras), Campeonato Paulista (2022 – Palmeiras), Copa Paulista (2021 – Palmeiras), Vice-Campeão Brasileiro A1 (2021 – Palmeiras)

Elenco

Goleiras: Yolanda, Adriana e Pamela
Laterais: Carol Franco, Maria Eva e Bianca
Zagueira: Jérika, Mariana Cristina e Carol Xavier
Meio-campistas: Oriana Fontán, Alexia, Isabela, Lene, Ana Júlia e Bruninha
Atacante: Cacá, Joyce, Giovana e Lana

© Miriam Jeske/CPB/Direitos Reservados

Rio sediará Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista

A cidade do Rio de Janeiro sediará o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista entre os dias 20 e 24 de março. A expectativa é de que o evento, realizado no velódromo Olímpico, receba 260 atletas de 40 países. Esta é a segunda oportunidade na qual a competição será realizada no Brasil: em 2018 o evento também foi realizado na Cidade Maravilhosa.

“É uma grande responsabilidade realizar pela segunda vez o Campeonato Mundial no Brasil em um momento tão importante. Estamos muito otimistas e comprometidos em oferecer uma experiência inesquecível para todos os participantes e espectadores”, declarou o coordenador de ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Edilson Rocha.

O Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI).

 

Foto: Miriam Jeske/CPB/Direitos Reservados
Agência Brasil

Escola de Esportes tem novas modalidades e matrículas estão abertas

Escola de Esportes tem novas modalidades e matrículas estão abertas

Vôlei de Areia e Beach Tennis, projeto se expande para alcançar 5000 crianças e adolescentes

Pindamonhangaba , por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, anuncia uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes: a inclusão de duas novas modalidades esportivas no projeto Escola de Esportes, que terá início já na próxima segunda-feira (5). O programa, que já era um sucesso com modalidades como Atletismo, Ballet, Basquete, Capoeira, Futsal, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Taekwondo, Tênis de Mesa e Vôlei, agora se enriquece com Vôlei de Areia e Beach Tennis.

As matrículas para essas novas atividades já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na secretaria do João do Pulo. Esta expansão vem em um momento oportuno, uma vez que a Escola de Esportes, que antes atendia cerca de 3500 crianças e adolescentes, aumentou sua capacidade para 5000 participantes em 2024, graças à inauguração de novos centros esportivos, como o Centro de Iniciação Esportiva, no Crispim.

Os interessados devem estar atentos aos requisitos: o projeto é destinado a jovens nascidos entre 2007 e 2019 (de 5 a 17 anos). Para a inscrição, é necessário apresentar uma foto 3x4, cópia do RG e CPF, além de uma ficha preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis.

Além da inclusão das novas modalidades, a Secretaria de Esportes e Lazer continua com o projeto “Mais Saúde no Esporte”, que visa promover não apenas o desempenho esportivo, mas também a qualidade de vida dos alunos e familiares, integrando atividade física, nutrição e orientação psicológica. As aulas acontecem na quadra do Luiz Caloi.

Os responsáveis devem ter em mente que a localização geográfica não é um impedimento para a participação. Mesmo que a modalidade de interesse esteja disponível em um local mais distante de suas casas, os jovens poderão se inscrever, e caso não tenha vaga disponível, serão colocados em uma lista de espera.

“Este projeto representa uma oportunidade para a juventude se envolver em atividades esportivas, promovendo não apenas o talento esportivo, mas também o bem-estar e a saúde. As vagas são limitadas, portanto, os interessados devem realizar suas inscrições o quanto antes”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui.

Go to top