Últimas notícias

Operação do São José Unida prende procurados pela Justiça

Operação do São José Unida prende procurados pela Justiça

As forças integrantes do Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realizaram nesta quinta-feira (14) a “Operação Impacto”.

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas (DFPM), agentes de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar participaram da operação, que teve início no Largo São Benedito, na região central da cidade.

Os agentes da DFPM e da Atividade Delegada fizeram a fiscalização de diversos comércios enquanto as demais equipes realizaram pontos de bloqueio para fiscalização de trânsito nas regiões centro, norte, oeste e leste para a abordagem e vistoria de motocicletas e veículos.

Durante o patrulhamento, dois homens procurados pela justiça foram capturados e encaminhados às autoridades policiais. A operação transcorreu até às 22 horas e contou com oito postos de apoio e orientações à população. 

Saldo da Operação Impacto:

  • 29 carros e 16 motocicletas vistoriadas
  • 47 buscas pessoais
  • 04 pontos de bloqueio (Norte, Central, Oeste e Leste)
  • 08 pontos de visibilidade
  • 04 comércios fiscalizados
  • 02 capturas de procurados da justiça
Fim de semana tem alerta da Defesa Civil para altas temperaturas

Fim de semana tem alerta da Defesa Civil para altas temperaturas

A Defesa Civil de Taubaté alerta a população diante das informações fornecidas pela Defesa Civil do Estado sobre a presença de uma massa de ar quente prevista entre esta sexta-feira, 15, e a segunda-feira, 18. Essa condição climática deve resultar em momentos de calor intenso e uma redução na umidade relativa do ar na região.

De acordo com a previsão, as temperaturas máximas podem alcançar até 33ºC, com uma sensação térmica de 34ºC, em Taubaté e nas demais cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Diante desse cenário, a Defesa Civil ressalta a importância de medidas de proteção contra os efeitos do calor, como evitar atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia e manter uma hidratação constante, ingerindo uma quantidade adequada de água. Além disso, é fundamental evitar a prática de atear fogo na vegetação, pois isso é crime ambiental e aumenta significativamente o risco de incêndios.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

É aconselhável também evitar a prática de esportes durante o período de calor intenso, especialmente entre 10h e 16h, e garantir a hidratação adequada dos animais de estimação.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Taubaté está disponível 24 horas, com atendimento pelo número 199. A população também pode receber alertas enviando um SMS com seu CEP para o número 40199.

Pinda dá 10% de desconto no IPTU para pagamento à vista; vencimento acontece na sexta-feira

Pinda dá 10% de desconto no IPTU para pagamento à vista; vencimento acontece na sexta-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai conceder 10% de desconto para quem pagar o IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano) à vista, 5% para quem optar por duas parcelas, e 2% de redução para quem pagar em mais parcelas, desde que não haja atraso.
O vencimento do IPTU 2024 será dia 15 de março (sexta-feira).
O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 62,32 – o que corresponde a metade da UFPM (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba).
Os carnês digitais do IPTU estão disponíveis para impressão ou pagamento no site da Prefeitura de Pindamonhangaba. Além do IPTU também estão disponíveis o ISS Fixo, Taxa de Localização e Funcionamento, dentre outros.
O carnê digital com todas as informações sobre o imóvel, prazo de vencimento e pagamento parcelado pode ser acessado pelo link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/iptu-digital, onde o munícipe será direcionado para o portal IPTU 2024, devendo informar a sigla cadastral do imóvel. A ação é rápida, prática e segura e pode ser realizada pelo computador, tablet ou até pelo celular – proporcionando agilidade e facilidade às pessoas.
Desde 2022, Pindamonhangaba não trabalha mais com o carnê físico. Os munícipes com dificuldade em acessar a plataforma pelo site da Prefeitura ou que não conseguem imprimir o carnê podem dirigir-se à praça de atendimento na Prefeitura ou na Subprefeitura de Moreira César, onde terão informações e acesso ao carnê 2024.
Cadastramento
Quem realizou o cadastramento digital com as informações pessoais do proprietário recebeu o carnê digital através do e-mail cadastrado. Quem deseja atualizar o cadastro ou acessar pela primeira vez, pode fazer através do link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php. 
Para 2024, o departamento de Receitas e Fiscalização da Secretaria de Finanças e Orçamento informou que são mais de 82 mil imóveis cadastrados. Para outros esclarecimentos, o contribuinte pode ligar 3644-5655 ou 3655-5660.

Cerca de 130 crianças visitam escola pública de trânsito nos últimos meses

As atividades na EPT-SV (Escola Pública de Trânsito e Segurança Viária) continuam sendo desenvolvidas com crianças da rede municipal e particular de ensino. Nos meses de janeiro e fevereiro, mais de 130 crianças visitaram a unidade.

Durante as atividades, os estudantes receberam orientações sobre legislação, mobilidade urbana e segurança viária, por meio de ações práticas e lúdicas em um circuito mirim de trânsito.

Além das ações desenvolvidas normalmente na unidade e do projeto de férias, realizado em janeiro, os profissionais desenvolveram a campanha “Volta às aulas” nas proximidades de diversas escolas da cidade.

A ação consistiu na realização de blitze educativas, entre os dias 29 de janeiro e 28 de fevereiro, período em que agentes de trânsito orientaram pais e alunos sobre a importância da travessia em segurança nas faixas de pedestres, o respeito aos locais destinados ao embarque e desembarque, não parar em fila dupla e redobrar a atenção nos horários de entrada e saída dos alunos.

MATERIAL EDUCATIVO

A iniciativa buscou aumentar a segurança no trânsito no entorno das unidades de ensino e tornar a mobilidade mais segura e acessível.

Durante as atividades também foram distribuídos materiais educativos, relacionados à educação no trânsito, para os pais, responsáveis e também para os alunos.

Pinda lança projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José’ no Dia da Mulher

Pinda lança projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José’ no Dia da Mulher

No último dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou dois projetos significativos: o “Guardiã Maria da Penha” e o “E Agora José?”. Os programas foram apresentados em um evento realizado na ETEC João Gomes de Araújo, marcando um passo crucial na proteção e promoção dos direitos das mulheres no município.
Autoridades locais dos 3 poderes e representantes da sociedade civil se uniram nesse evento, destacando o compromisso coletivo em combater a violência de gênero e promover relações saudáveis dentro da comunidade. O evento contou com a participação da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, representando o prefeito, Cláudia Domingues, do vice-prefeito, Ricardo Piorino, da Juíza, Patrícia Cotrim Valério, dos Promotores de Justiça, Carlos Eduardo de Castro Paciello, Jaime Meira do Nascimento, do presidente da Câmara dos Vereadores, Nobertinho, e da vereadora, Regininha, da delegada da Mulher, Dra. Ângela Aguiar, do Secretário de Segurança Pública, Fabricio Pereira, do secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, da diretora da Mulher, Luciana Simonetti, e representando o diretor da ETEC João Gomes de Araújo, o professor Ricieri Ramos dos Santos.
Durante o evento, os alunos promoveram um seminário e uma encenação que destacaram a importância de se levantar a bandeira contra a violência às mulheres.
O programa ‘Guardiã Maria da Penha’ tem como objetivo principal aumentar a proteção e oferecer mais segurança às vítimas de violência doméstica, enquanto o programa ‘E agora José?’ visa auxiliar os homens autores de violência a reconstruírem suas relações de forma saudável.
Além disso, foram apresentados as viaturas que serão destinados ao projeto Patrulha Maria da Penha e os guardas da Guarda Civil Municipal, que reforçaram o compromisso com a segurança e o combate à violência no município.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, destacou que “o evento foi muito bonito, e as apresentações evidenciaram o impacto positivo do trabalho de conscientização realizado na cidade”.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, salientou o enfoque na prevenção e na reabilitação. “Enquanto o programa "Guardiã Maria da Penha" se concentra na proteção e segurança das vítimas, o projeto "E Agora José?" destaca a importância da reabilitação e do apoio aos homens autores de violência doméstica”, disse o vice-prefeito. “Essa abordagem abrangente não apenas oferece suporte imediato às vítimas, mas também visa abordar as causas subjacentes da violência e promover relações saudáveis e respeitosas”, finalizou Ricardo Piorino.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “este é um passo importante na promoção de uma cultura de respeito e proteção dos direitos humanos, garantindo um ambiente seguro e saudável para todos os cidadãos de Pindamonhangaba”.
Já o secretário de Segurança Pública, Fabrício Augusto Pereira, reforçou o compromisso da administração em investir recursos e serviços de apoio para garantir a proteção das vítimas, enfatizando que esses projetos são essenciais para a construção de uma sociedade mais segura, igualitária e respeitosa para todos.
Os projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José?’ representam não apenas uma resposta eficaz às demandas urgentes da comunidade, mas também um compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência doméstica em Pindamonhangaba. Esses esforços são essenciais para criar um ambiente onde todos possam viver com dignidade e segurança.

Boletim da dengue: Pinda chega a 5.023 casos em 2024

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (7), pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, contabilizou 5.023 casos da doença no ano de 2024 e mais duas mortes - chegando a quatro óbitos no ano.
Os dados se referem a resultados positivos registrados até o dia 2 de março deste ano. No mesmo período do ano passado foram 98 casos e em todo o ano de 2023, 2.507 confirmações da doença.
Atualmente, os bairros com maior número de casos são Ipê, centro de Moreira César, Araretama, Vila São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Liberdade e Vale das Acácias, que juntos somam 2.145 casos, representando 42,7% do total.
O boletim traz ainda dois casos de chikungunya - doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Para combater o mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em toda a cidade e alertado a população para eliminar água parada. Nas últimas, por exemplo, o município está em parceria com o Exército, realizando limpeza por ruas do Distrito de Moreira César e outra equipe está no Castolira. Agentes de Controle de Vetores estão fazendo uma verdadeira força tarefa no Araretama, Galega, São Bendito e Jardim Rezende. “Estamos em uma época de muitas chuvas, registrando volume acima do normal. O grande volume de águas, aliado às elevadas temperaturas, gera condições ideias para a proliferação do mosquito da dengue, especialmente em locais onde existem objetos ou itens que podem acumular água. Desta forma, além do serviço da Prefeitura para limpeza, para posterior nebulização, precisamos da colaboração dos moradores, para que eliminem água parada dos seus quintais", disse o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

Prefeitura, Sebrae e ACIP promovem oficina motivacional para mulheres

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Sebrae e com a ACIP, está organizando, neste mês da mulher, uma oficina motivacional. Com o tema "Seja a melhor versão de si mesma", o evento acontecerá no próximo dia 21, às 14 horas, na Estação Cidadania, em Moreira César.
As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo link .
https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/30475384.
A oficina visa abordar aspectos comportamentais da mulher, destacando a importância da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal. Entre os tópicos a serem explorados, destacam-se o autoconhecimento e a gestão das emoções, promovendo coragem e autoconfiança para auxiliar na tomada de decisões.
A parceria entre o SEBRAE e a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos reforça o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres na comunidade, proporcionando acesso amplo a todas as interessadas.

Pinda conscientiza tutores sobre obrigatoriedade de focinheira para circulação de cães de raça que podem ser agressivos

Pinda conscientiza tutores sobre obrigatoriedade de focinheira para circulação de cães de raça que podem ser agressivos

A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou uma importante campanha para conscientizar os tutores de cães de raças consideradas perigosas sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos de contenção para evitar que os animais efetuem ataques ou mordidas.
Segundo a legislação em vigor, cães de raças consideradas violentas e perigosas só podem ser levados a parques, praças ou vias públicas, onde ocorra a presença de crianças ou pessoas indefesas, com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.
Na última semana, a Secretaria de Governo e Serviços Públicos realizou a fixação de placas de conscientização em diversos espaços públicos sobre a necessidade do cumprimento da lei. Atualmente o assunto é regulamentado pela Lei Estadual 11.531/03 e Lei Municipal 4.757/08, de autoria do ex-vereador Toninho da Farmácia.
As placas, produzidas pelo Departamento de Comunicação, foram instaladas em diversos espaços públicos como Parque da Cidade, Bosque da Princesa e praças do Quartel, Sete de Setembro, Monsenhor Marcondes, da Bíblia entre outras do Distrito de Moreira César.
A legislação municipal que estabelece as regras de segurança para posse e condução responsável de cães também determina que em propriedade particular o proprietário do animal deve mantê-lo em área com manejo seguro e fechada e com placa afixada informando que o animal é perigoso.

Prefeitura lança III mostra de arte as Taubateanas

Prefeitura lança III mostra de arte as Taubateanas

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Área de Museus da Prefeitura de Taubaté lança no dia 8 de março, sexta-feira, a III Mostra de Arte “As Taubateanas”. A exposição fica até o dia 5 de maio na Pinacoteca Anderson Fabiano e a entrada é gratuita.

Os artistas foram convidados a refletirem sobre essa importante data histórica, apresentando obras de arte relacionadas à figura feminina e à representação das lutas, conquistas e direitos das mulheres na sociedade.

Ao todo, são 32 artistas que apresentam 71 obras dentre esculturas, pinturas a óleo e acrílico, colagem, arte têxtil, gravuras e fotografias.

Os artistas que vão expor suas obras são: Alexandre de Morais, Ana Cristina, Anita Seixas, Anna Gui, Bárbara Carvalho, Blue Lily, Cruz, Eni Ilis, Fogaça, Francisco Gualberto, Galhardo, Giselda Brigida, Glaucia Moraes, João Bosco, Juliana Rosa, Laura Moura, Lilia, Lina Lobo, Lívia Passos, Luciano Kalil, Marahma, Maria Eunice, Neobrasil, Parísina Ribeiro, Reinaldo Sonhador, S. Borges, Sandra Scavassa, Shee Gomes, Solaris Gati, Sônia Bailon, Vanda Ribeiro e Vânia Cardoso.

A Pinacoteca Anderson Fabiano está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 16h. O endereço é avenida Santa Luiza de Marillac, 1481, Vila São José.

Pinda instala placas de promoção do turismo em pontos de ônibus

Pinda instala placas de promoção do turismo em pontos de ônibus

A Prefeitura de Pindamonhangaba está instalando placas com propagandas de atrativos turísticos da cidade em pontos de ônibus. A ação faz parte da campanha Turismo que Encanta e tem o objetivo de promover as atrações de turismo da cidade, principalmente para a população local, além de embelezar os pontos de ônibus.
Além disso, a iniciativa evita vandalismo nas estruturas, sobretudo pichações.
Os recursos para a confecção das placas foi obtido por meio de emenda da Câmara de Vereadores para a Secretaria de Cultura e Turismo. A criação das peças ficou por conta da equipe do Departamento de Comunicação.
“Uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o Departamento de Comunicação, com emenda da Câmara, que está embelezando os pontos de ônibus, deixando os locais mais atrativos e, ao mesmo tempo, inibindo o vandalismo e ajudando a promover nossas belezas naturais, nossos prédios, nossa história e nosso turismo”, explicou o secretário Adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.
A fase inicial da ação prevê a instalação de 86 placas, com vários atrativos turísticos diferentes, dentre eles Museu, Bosque da Princesa, Parque do Trabiju, Parque da Cidade, além do mapa com os principais destaque da cidade, e outros.
De acordo com dados do Departamento de Trânsito, por mês são até 350 mil passagens de ônibus, com estimativa de cerca de 20 mil usuários diferentes por dia. “É um grande público para o turismo interno e queremos potencializar nossas ações para promoção dos nossos atrativos turísticos”, completou Ricardo Flores.

Go to top