Últimas notícias

Presos de São Paulo mantêm os estudos em dia durante a pandemia de covid-19

Presos de São Paulo mantêm os estudos em dia durante a pandemia de covid-19

“O estudo faz parte de todo um processo de ressocialização do reeducando e que a Secretaria tem como missão preservar”, disse o secretário da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Cesar Restivo.

Conteúdo

Os materiais são produzidos pelos próprios professores da Secretaria de Estado da Educação que ministram aulas nas unidades prisionais. Os reeducandos ficam vinculados a essas escolas, daí o nome escola vinculadora. Para estudar, os alunos podem ainda consultar os livros usados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponíveis na unidade.

Antes da chegada dos roteiros de estudo, a Secretaria da Educação elaborou especialmente e enviou para estes reeducandos um kit denominado “Aprender Sempre”.

 Ele foi composto por gibi, livro e um guia de leitura, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental; e por fascículos de matemática e português, para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.

Quando as atividades dos roteiros de estudo são concluídas pelos sentenciados, as lições são devolvidas aos professores para correção, lançamento de frequência escolar e monitoramento do aprendizado.

Unidades do Vale do Paraíba
Na região, 1.019 presos realizam estudo formal em dez unidades prisionais, instaladas em Taubaté, Tremembé, São José dos Campos, Potim e Caraguatatuba.

Projetos individuais do Hub de Taubaté são divulgados

Projetos individuais do Hub de Taubaté são divulgados

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté anunciou na última sexta-feira dia 18, os 29 projetos individuais e startups que desenvolverão suas ideias, seus produtos e serviços no Hitt, localizado no Via Vale Garden Shopping.

Os projetos individuais são desenvolvidos por pessoas físicas, enquanto startups são empresas com modelo de negócios repetível e escalável. Os candidatos selecionados ocuparão o espaço a partir da primeira quinzena de outubro.

Segundo o Hub, o processo seletivo foi realizado em duas etapas. Na primeira, as propostas foram avaliadas seguindo alguns critérios, como a aderência às verticais, a geografia e a disponibilidade dos empreendedores.

 Já na segunda etapa, os candidatos pré-selecionados apresentaram seu pitch para uma banca externa avaliadora composta de professores, mentores e empresários da região.

Entre os projetos que serão desenvolvidos no Hitt, destacam-se aplicativos de mobilidade, produtos de saúde bucal, serviços voltados para a educação e tecnologias direcionadas à agricultura.

 “Considero que o primeiro edital foi um sucesso e, em breve, lançaremos outro. Estamos animados com esse marco na cidade de Taubaté e esperançosos de que todos realmente ocupem este espaço para que possamos iniciar as atividades de desenvolvimento de empreendedorismo inovador”, disse Joana Ribeiro, head de inovação do Hub.

Os projetos aprovados são: Academia Developer, Agro Projects, Alluminare, Ambiental Tech, Amuna, Any Doctor, Chega Logo, Cidade Cultural, Cronos, Dez Esperados, Digital Maps, Fast Grill, Fat Bee, Fatecoins, Gedalias, GiBit, Lifety, Macaco Caco, MTT, My Glasses, Lifety, Naveg, Nivaldo Gomes, Ow Mãe, Polícia 24h, QuírON, Smart Public Sport, Taubatexas e Você Recicla.

Agências do INSS em São Paulo serão reabertas hoje dia 17

Agências do INSS em São Paulo serão reabertas hoje dia 17

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou hoje (16) que recorreu e reverteu a decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que havia suspendido a reabertura gradual de suas unidades no estado de São Paulo.

 Com isso, a partir de hoje  (17) o órgão retoma parcialmente o atendimento presencial, com a reabertura de 128 agências no estado. As unidades podem ser consultadas no site covid.inss.gov.br.https://i0.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />https://i2.wp.com/agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?w=750&ssl=1" width="1" height="1" />

Na decisão que revoga a liminar concedida no fim de semana, o INSS diz que o TRF3 reconhece que o órgão público adotou medidas para garantir a segurança tanto dos segurados quanto dos servidores.

 Entre elas, por exemplo, a publicação de normativos estabelecendo regras sobre o retorno dos servidores ao trabalho presencial e definindo quais grupos poderiam permanecer em teletrabalho por medida de segurança.

 “A Justiça também reiterou o caráter essencial do serviço prestado pelo INSS e afirmou que a não realização de alguns serviços, que só podem ser realizados presencialmente, trazem prejuízos aos segurados”, acrescentou o INSS.

Atendimento agendado

Após mais de cinco meses de atendimento remoto, os segurados devem ficar atentos às mudanças para evitar sair de casa sem necessidade. Para evitar aglomeração, e visando a saúde de servidores e segurados, as agências manterão regime de atendimento diferenciado. Nesta primeira etapa da retomada, as agências atenderão apenas segurados agendados e em horário reduzido, das 7h às 13h. Serão priorizados os seguintes atendimentos: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Perícia Médica Federal

A Perícia Médica Federal, ligada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. O INSS começou na quinta-feira (10) a cumprir este compromisso de fazer as adequações o mais rápido possível, para que o serviço possa voltar a ser oferecido à população.

As novas inspeções serão feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades.

O INSS orienta que o segurado que tinha agendamento de perícia médica deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo telefone 135.

Demais serviços

Segundo INSS, os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos: o Portal Meu INSS (site e aplicativo) e o telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aos cidadãos que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.

Antecipação do auxílio-doença

Com o retorno do atendimento presencial, somente poderá requerer a antecipação do auxílio por incapacidade temporária, no valor de um salário mínimo, o segurado que residir em município a mais de 70 quilômetros de distância de agência em que esteja disponível o agendamento de perícia médica.

A antecipação de um salário mínimo mensal será devida pelo período definido em atestado médico, limitado a 60 dias. Os atestados serão submetidos a análise de conformidade pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal, da Secretaria de Previdência, e pelo INSS.

O beneficiário poderá ainda requerer a prorrogação da antecipação do auxílio com base no período de repouso informado no atestado médico anterior ou solicitar novo requerimento mediante apresentação de novo atestado médico, limitada a prorrogação da antecipação também ao prazo de 60 dias.

O requerimento da antecipação deverá ser anexado por meio do site ou do aplicativo Meu INSS e mediante declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. O atestado médico deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com registro do respectivo Conselho de Classe ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS); conter as informações sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); e ainda conter o período estimado de repouso necessário.

Segurança

Segundo o INSS, visando à segurança de segurados e servidores, as agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacidade habitual. Com base em estudos internos feitos pelo INSS, através de orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o INSS atenderá, nas agências, apenas a quantidade de segurados que respeitem o tamanho (metragem) das instalações, a fim de propiciar o distanciamento seguro entre as pessoas.

Outra medida adotada pelo órgão é a obrigatoriedade do uso de máscaras para acessar as agências, além da aferição da temperatura corporal. Este procedimento será feito na porta da unidade, por um servidor que portará termômetro infravermelho, conforme orientações do Ministério da Saúde.

O segurado que estiver agendado e chegar à agência sem máscara, receberá uma máscara descartável para que possa acessar as dependências do INSS. Antes da entrada na agência, será feita triagem para confirmar se o segurado, de fato, está agendado para aquela unidade. Portanto, é indispensável a apresentação de um documento de identificação.

Dicas

É recomendável comparecer à agência sem acompanhante ou crianças, pois deverá ser respeitado um limite de pessoas na área do atendimento. Caso necessite de acompanhante ou não tenha com quem deixar a criança, estes poderão acessar as agências. O uso da máscara é indispensável para todos.

Caso o cidadão tenha um agendamento, mas apresente algum sintoma de covid-19, a orientação é não comparecer à agência do INSS e procurar atendimento médico. Será necessário proceder com o reagendamento para o serviço, tão logo passe o período de repouso ou isolamento recomendado pelo serviço médico.

Dentro da agência

Durante o período de atendimento remoto, o INSS disse que providenciou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para que os servidores tenham segurança ao realizar o atendimento. Foram feitas compras de álcool em gel, máscaras e luvas. Outra mudança nas agências é a instalação de barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, para evitar contato direto do servidor com o segurado. A medida visa impedir contato direto e a possível disseminação do vírus através de gotículas de saliva.

Os mesmos protocolos rígidos de segurança foram adotados para a Perícia Médica Federal. Ao realizar o atendimento, os médicos estarão equipados com máscaras, luvas, avental e toucas. O uso da proteção facial de acrílico também foi adotado.

Nas salas de espera, para respeitar o distanciamento, algumas cadeiras estarão interditadas e sinalizadas para que não sejam usadas.

Bebedouros de uso coletivo ou filtros de água serão desativados, para redução dos riscos de contágio. Além disso, o INSS informa que adotou protocolos rígidos de higienização das instalações. Profissionais da limpeza limparão cadeiras, corrimãos, portas, elevadores, chão e banheiros com mais frequência, a fim de manter o ambiente limpo ao longo de todo o expediente.

As lixeiras terão tampa e pedal, para que não haja contato direto de servidores ou segurados com materiais descartados.

Agricultura integra projeto da Unesp para recuperação ecológica do Aquífero Guarani

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado é uma das parcerias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus Botucatu, no projeto de recuperação ecológica  em áreas do Aquífero Guarani, um gigante de 1,2 milhão de km² que fica sob o solo da América Latina e representa um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.

Com 165 trilhões de litros de água ou 45 mil quilômetros cúbicos, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), ele é responsável pelo abastecimento de cidades inteiras, como Ribeirão Preto, porém, muito mais do que isso, pela vida e pelo equilíbrio do planeta.

O aquífero se estende por oito estados, sendo São Paulo um deles, mas passando também por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Além disso, Argentina, Paraguai e Uruguai são países beneficiados.

Foi pensando na preservação desse gigante que professores da Unesp se uniram em parceria com outras entidades para apresentar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) o Gigante Guarani, um projeto de recuperação de 200 hectares de Mata Atlântica, em especial Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais (RL), que auxiliam na reposição da água das chuvas e na manutenção do equilíbrio ambiental proporcionado pela existência do aquífero.

O BNDES reservou à Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), vinculada à Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp/Botucatu, o valor de R$ 3.251.883,61.

Detran.SP autoriza retomada das aulas teóricas presenciais nos Centros de Formação de Condutores

Detran.SP autoriza retomada das aulas teóricas presenciais nos Centros de Formação de Condutores

O Detran.SP autorizou o retomada das aulas teóricas presenciais nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

 A medida é aderente ao Plano São Paulo, do Governo do Estado, e válida apenas para municípios que estiverem a partir da fase laranja.

 Caso o Centro de Formação de Condutores esteja localizado em município reclassificado para a fase mais restritiva (vermelha), o curso presencial deve ser imediatamente suspenso.

A autorização para a retomada dos cursos teóricos presenciais pelos CFCs beneficia cerca de 50 mil alunos em processo de primeira habilitação na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista.

 Também foi autorizada a abertura de novas turmas, cerca de 130 mil candidatos que desejam iniciar o processo de formação de condutor, totalizando 180 mil alunos interessados em obter a Permissão Para Dirigir (PPD).

Batalhão Borba Gato ministra estágio para militares da Academia Militar das Agulhas Negras

Visando apoiar a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na operação e manutenção de seus geradores de energia, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato” realizou, nas instalações de seu Pelotão de Equipamento Pesado de Engenharia, em Pindamonhangaba-SP, um Estágio de Operações e Manutenção de Grupos Geradores à militares de diversos setores daquela escola.

Ao todo, 14 militares entre as graduações de 2º sargento e soldado do Efetivo Profissional, no período 31 de agosto a 4 de setembro, receberam instruções técnicas relativas ao estudo de geração de energia elétrica, aos manuais técnicos sobre manutenção do material de engenharia, à manutenção e operação dos grupo-geradores e à montagem de redes elétricas.

Com os militares devidamente habilitados, a Academia Militar das Agulhas Negras poderá manter seus grupos-geradores em suas melhores condições de funcionamento.

Esta atividade foi o 3° estágio de operação e manutenção de equipamentos de engenharia em 2020, voltados para militares da AMAN. Já foram realizados apoios semelhantes referentes a motores de popa e a equipamentos pesados de engenharia.

Empresa brasileira vai produzir ventilador desenvolvido pela Nasa

Uma parceria da empresa de medicamentos brasileira Russer e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai permitir a produção de ventiladores pulmonares a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). O equipamento é utilizado no tratamento de pacientes da covid-19, em quadros mais graves que precisam de apoio para garantir a respiração.

A homologação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi obtida na semana passada. Inicialmente, a Russer deve produzir 300 ventiladores pulmonares por mês. Ainda não há previsão de quando o produto estará no mercado.

Segundo do diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi, a vantagem do respirador é seu preço. Enquanto no mercado a média de preço está entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, este deverá custar R$ 20 mil.

Além do preço, o projeto vai ampliar a produção nacional desse equipamento. “É uma vantagem robusta e vai ter uma cadeia nacionalizada de componentes e isso é importante para a produção”, disse Lucchesi.

O projeto teve início quando a empresa e o Senai entraram em uma chamada pública da Nasa para firmar parcerias visando a fabricação do aparelho, desenvolvido por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato.

Foram selecionadas inicialmente 331 empresas de vários países. Em uma segunda rodada, ficaram 28 companhias, entre elas a Russer e o Senai. A Nasa não irá cobrar pelos royalties durante a pandemia.

O diretor geral do Senai disse que a entidade entrou no projeto quando identificou o gargalo da dificuldade de obtenção desse equipamento no mercado internacional diante da alta demanda por conta da conjuntura da pandemia.

“É um equipamento crítico da covid-19. É tradicional de uso nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva]. Ganhou fama porque esta doença infecciosa cria uma infecção no pulmão e é equipamento decisivo”, disse

Em Pinda, bairros do Vizinhança Solidária recebem visita comunitária da Polícia Militar

Em Pinda, bairros do Vizinhança Solidária recebem visita comunitária da Polícia Militar

A Polícia Militar de Pindamonhangaba vem realizando nos últimos dias, as visitas comunitárias junto aos tutores dos bairros que participam do programa Vizinhança Solidário (PVS). Segundo a Comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo, uma das diretrizes do programa é possibilitar maior contato da comunidade com a polícia.

“As visitas comunitárias nas casas dos tutores que fazem parte do programa são importantes pois aproximam o contato com a comunidade e fazem nossos policiais entenderem as principais demandas da população para agir melhor no combate à criminalidade”, explicou a Cap. Lucimeire.

Atualmente o programa está implantado em 15 bairros da cidade e aguarda a adesão dos moradores de outras quatro comunidades para concluir a implantação.

“Sempre ressaltamos que uma vizinhança unida é uma barreira grande para evitar ação do bandido. Qualquer atitude suspeita não devemos hesitar em acionar o grupo de whatasap, relatar a ocorrência para todos os moradores do bairro, acionar 190 e comunicar no grupo dos tutores, relatando características, enviando imagens e informações para que os policiais possam trabalhar com agilidade na identificação do criminoso” afirmou Cap. Lucimeire.

Para Valéria Almeida Canineo, tutora do programa no bairro Pinhão do Borba, a presença e o contato da polícia com a comunidade trazem mais tranquilidade. “Só temos a agradecer o trabalho da PM pois a resposta sempre é muito ágil. Todos ficaram felizes no bairro, inclusive meu filho, que desde pequeno aprende a respeitar o trabalho dos policiais que estão na rua para nos proteger”.

Durante a visita, o pequeno Rodrigo Amador Bueno Filho, de apenas 5 anos, recebeu os policiais e ficou encantado com a viatura no seu bairro. “Tanto o Rodrigo, quanto a Helena que vai fazer dois anos, gostaram muito, tiraram fotos com os policiais e na viatura. Ele disse que quando crescer quer ser um policial também”, afirmou Valéria, com orgulho

Marinha do Brasil abre inscrições para concurso público de nível técnico

Marinha do Brasil abre inscrições para concurso público de nível técnico

A Marinha do Brasil está com as inscrições abertas para o Concurso Público de Ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA). São 24 vagas, sendo destinadas para jovens de 18 a 25 anos, do sexo masculino, com Ensino Médio técnico nas áreas de Eletroeletrônica e Mecânica.

As inscrições pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br serão aceitas até o dia 5 de outubro, com taxa de R$ 44,00.

Sobre as vagas:
11 vagas são direcionadas para a área de Eletroeletrônica que abrangem: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica. Já a área de Mecânica, com 13 vagas, possui oportunidades para Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Técnico em Manutenção de Máquinas Navais, Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecânica de Precisão, Técnico em Mecatrônica e Técnico em Refrigeração e Climatização.

As etapas são divididas em: Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais para cada Área Técnica, Redação, Verificação de Dados Biográficos, Câmara Hiperbárica, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos, Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração e Período de Adaptação. Além disso, há o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA (eliminatório e classificatório) e o Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças (eliminatório).


Durante o Curso de Formação, que é totalmente gratuito, o aluno receberá R$ 1.414,82 além de demais benefícios.

 Sendo aprovado nesta etapa, ocupará a graduação de Terceiro-Sargento, os rendimentos chegam em torno de R$ 5.699,25, sendo soldo de R$ 3.825, adicional militar de R$ 612, adicional disponibilidade de R$ 229,50 e adicional habilitação de R$ 1.032,75.

Serviço: Concurso Público de Ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA)
Inscrições: www.ingressonamarinha.mar.mil.br


Taxa: R$ 44,00.

Secretarias do Estado de SP concluem plano das rotas cênicas da Serra da Mantiqueira

Secretarias do Estado de SP concluem plano das rotas cênicas da Serra da Mantiqueira

Representantes das Secretarias de Estado do Turismo, Logística e Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente estiveram em São Bento do Sapucaí para a apresentação e formalização da entrega do masterplan das Rotas Cênicas da Mantiqueira.

A proposta, elaborada pela pasta do Turismo, apresenta as sugestões das intervenções nas rodovias da região, visando torná-las mais atraentes. São mirantes, paradouros, observatórios, passarelas elevadas (skywalks), pontos de informação e apoio aos turistas além de sugestões de serviços que podem vir a ser prestados pela iniciativa privada, com cafés e outros empreendimentos.

Para Vinicius Lummertz, secretário Estadual de Turismo, “o objetivo é que as rodovias deixem de ser apenas um caminho até o destino para tornarem-se parte da experiência do viajante”. Até o final do ano, segundo Lummertz, o projeto será enriquecido pelas Rotas Gastronômicas. “Precisamos levar a chamada produção associada ao turismo. É revelar a produção das regiões agregando valor ao produto, inclusive a arte e o artesanato. Será aí que o pequeno empresário terá a oportunidade de vender o seu produto”.

As rotas cênicas fazem parte do projeto Rotas Turísticas, que visam incentivar as viagens pelo Estado e estão divididas em temas, como Gastronômicas, Peregrinas, Náuticas, Cicloturísticas e Cênicas. Para Ike Gevaerd, diretor da empresa responsável pelo projeto, “a elaboração do masterpan foi baseado em experiências em diversas rotas cênicas do mundo como na Noruega, Alemanha e Nova Zelândia”.

A Secretaria de Logística e Transportes tem papel fundamental no projeto. Avaliará como incorporar a proposta ao edital de recuperação das estradas da Serra da Mantiqueira, incluindo as intervenções necessárias para viabilizar as demandas específicas das rotas cênicas. Presente no evento, a secretária Executiva da pasta, Priscila Ungaretti, enfatizou que o Estado de São Paulo possui as 20 melhores rodovias do Brasil. “A Secretaria junto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já está pronta para receber as intervenções das Rotas Cênicas. Com esse projeto, além das melhores rodovias, teremos também, as rodovias mais agradáveis do país”.

O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, da pasta da Infraestrutura e Meio Ambiente, destaca a importância das Rotas Cênicas para as comunidades. “Esse projeto é um ato de Estado, pois envolve três Secretarias, além das prefeituras da região, e irá transformar as Unidades de Conservação num ativo financeiro para a população dos municípios”.

A proposta da secretaria de Turismo é concluir, em uma primeira fase, as propostas de rotas cênicas para quatro regiões do Estado: Vale do Ribeira, entregue em maio para a Secretaria de Logística e Transportes, Serra da Mantiqueira e as duas próximas: Circuito das Águas e Litoral Norte.

Go to top