Últimas notícias

Centro Cultural de Taubaté promove workshop de iniciação ao teatro

No próximo sábado, dia 15, acontece no Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes” um workshop de iniciação ao teatro com o professor Gilson Silva. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Turismo e Cultura.

Para participar do workshop é necessário ter acima de 16 anos e apresentar o RG. No caso de menores de idade, eles devem ir acompanhados de seu responsável para que assinem no ato na inscrição uma autorização.

Este curso é voltado somente para iniciantes, que vão aprender um pouco da arte do teatro na teoria e na prática. O aluno vai ter acesso a um resumo da história do teatro, com vídeos sobre a Grécia Antiga, citações de textos e autores, manifestações primitivas e o decorrer do teatro na história até os dias de hoje. E vão praticar exercícios de desinibição e interação com o grupo, improvisações teatrais, consciência vocal para o teatro, e consciência cênica de autor, texto, dramatização e produção teatral.

O curso terá duração de duas horas e meia, com início às 17h30. Estão abertas somente 30 vagas.

A inscrição é gratuita e deve ser realizadas na Secretaria de Turismo e Cultura (Centro Cultural Municipal), que fica na Praça Coronel Vitoriano, 1, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones 3629-5868 e 3621-6040.

Feira de Artesanato “Arte Encanto” é atração no Largo do Quartel em Pinda

Devido ao sucesso do 1º Festival Regional Arte Encanto, realizado no último fim de semana, o Fundo Social de Solidariedade manterá a estrutura na Praça do Quartel e realizará a Feira de Artesanato Arte Encanto, com participação dos artesãos de Pindamonhangaba.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Eventos e Departamento de Cultura, que está finalizando uma programação de shows diária até o dia 22 de dezembro.

A Feira de Artesanato Arte Encanto será nos dias 12 e 13, e de 15 a 22 de dezembro, a partir das 17 horas, na Praça do Quartel. Entrada gratuita.

Esta é uma boa oportunidade para a população conhecer o artesanato produzido em Pindamonhangaba e também de geração de renda para os artesãos da cidade.

Instituto CCR abre inscrições para o 4º Edital de Projetos Culturais

O Instituto CCR abriu, em novembro, as inscrições para o 4º edital de Projetos Culturais. A iniciativa tem como objetivo promover a produção cultural descentralizada das grandes capitais e fomentar a criação artística local, movimentando a economia criativa no entorno dos municípios onde o Grupo CCR atua. Os projetos selecionados serão aplicados em 2020.

Ao todo, o Instituto CCR apoiará os projetos com R$ 4,2 milhões via Lei Rouanet, 40% a mais do que a última edição, sendo que cada um dos aprovados terá verba máxima de R$ 300 mil.

Este processo é exclusivo para proponentes que têm CNPJ cadastrado nas localidades situadas nas regiões de atuação do Grupo CCR, tanto de interior, quanto de capitais, desde que os de capitais executem os projetos também no interior. Mais de 260 municípios dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo poderão inscrever seus projetos culturais.

As inscrições para o 4º Edital de Projetos Culturais podem ser feitas gratuitamente no site oficial do Instituto CCR até as 17 horas do dia 21 de fevereiro de 2019. Para participar, os proponentes - apenas pessoas jurídicas - devem ter projetos previamente aprovados para o recebimento de aportes via Lei Rouanet, artigo 18.

A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social do Grupo CCR, gerenciada pelo Instituto CCR, entidade sem fins lucrativos, criada em 2014. A escolha dos contemplados será feita por uma comissão interna de seleção.

 

Ônibus iluminados seguem por todas as regiões de São José dos Campos

Quem deseja circular pela cidade a bordo dos ônibus iluminados, durante esta semana, já pode se programar. Até a próxima segunda-feira (17), linhas das regiões sul, leste, oeste e norte estão incluídas no cronograma dos veículos natalinos, em São José dos Campos.

Confira a programação:

11/12- Terça-feira
Linha 122- Altos de Santana/ Pq Industrial
Linha 308 OF- Terminal Central/ Bq Eucaliptos – via Ouro Fino
Linha 206- Jd.Santa Inês/ Terminal Central

12/12- Quarta-feira
Linha 303- Costinha/ Terminal Central
Linha 317- Campo dos Alemães/ Rodoviária
Linha 211- Jd. Califórnia- Vista Verde/ Santana

13/12- Quinta-feira
Linha 331- Campo dos Alemães/ Aquarius
Linha 219B- Santa Luzia/ Terminal Central
Linha 215- Vila Tesouro/ Aquarius

14/12- Sexta-feira
Linha 115- Vila Dirce – Santana/ José Longo
Linha 316- Torrão de Ouro/ Terminal Central
Linha 216- Santa Maria/ José Longo

15/12- Sábado
Linha 313- Colinas/ Terminal Central
Linha 302- Putim – via Tamoios/ Praça Afonso Pena
Linha 242- Majestic/ Praça Afonso Pena

16/12- Domingo
Linha 341ª- Eco Campos de São José/ José Longo
Linha 204- Novo Horizonte/ Centro

17/12- Segunda-feira
Linha 214- Vila Tesouro/ José Longo
Linha 315- Pq Interlagos/ Terminal Central
Linha 222- Galo Branco/ Aquarius

A programação das linhas será divulgada semanalmente e poderá ser alterada, conforme necessidade.

Projeto com nova estrutura organizacional da prefeitura de Pinda é aprovado na Câmara

Em uma sessão tumultuada na noite desta segunda-feira (10) e com uma votação decidida pelo presidente Carlos Eduardo de Moura “Magrão”, após empate em cinco a cinco, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de Lei 125/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e dá outras providências.

O projeto apresentado pelo Executivo reorganiza o quadro de pessoal, criando e extinguindo cargos e secretarias.

Entre as principais mudanças, podemos destacar a criação das secretarias da Assistência Social, da Cultura e do Turismo e do Meio Ambiente, a extinção da secretaria de Gabinete, criada no início da atual gestão e ainda a junção das secretarias de Obras e Habitação.

Na apresentação do projeto na Câmara, houve a manifestação de alguns vereadores pelo adiamento do projeto, havendo a necessidade da votação para ver se o projeto iria para discussão e votação, ou não.

Roderley Mioto, Ronaldo Pipas, professor Oswaldo Negrão, Renato Cebola e Rafael Goffi, votaram contra e os demais a favor do projeto ir para apreciação. Coube ao presidente da Câmara o voto de desempate e ele citou a favor. Por 6 a 5, o projeto foi para apreciação, discussão e depois para votação.

Com o plenário lotado, a maioria das pessoas ficaram em pé nas laterais, bem próximo dos vereadores, para acompanhar o desenrolar e a apreciação e votação do projeto.

Depois dos vereadores contra o projeto se posicionarem novamente, falando seus motivos, houve a votação e, novamente, terminou empatada, cabendo ao presidente o desempate.

Magrão votou a favor e o projeto foi aprovado por 6 a 5.Também votaram a favor do projeto os vereadores Felipe César, Jânio Lerario, Gislene Cardoso, Toninho da Farmácia e Jorge da Farmácia.

Nos bastidores, podemos ver a articulação do vice-presidente Ricardo Piorino, que após a votação, comemorou a aprovação com o prefeito Isael Domingues que chegou no plenário quando a sessão já estava em andamento.

Além desse projeto, ainda estão sendo votados outros projetos, entre eles, o de doação de terrenos para empresas que estão para vir se instalar em Pindamonhangaba.

Em Pinda, chamamento do “Cultura por toda a cidade” tem prazo até dia 17

Os artistas e profissionais de arte e cultura que quiserem fazer parte da programação de shows, oficinas e eventos oficiais de Pindamonhangaba ou apoiados pela Prefeitura em 2019 precisam se credenciar para o chamamento “Cultura por toda a cidade”. As inscrições estão abertas somente no site da Prefeitura até o dia 17 de dezembro, até às 23h59.

O chamamento público ao credenciamento de artistas refere-se a pessoas físicas ou jurídicas, para apresentações Musicais, Dança, Teatro, Circo, Cinema e Vídeo, Literatura, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Folclore, Capoeira, Artesanato, e Educação Patrimonial para atender aos eventos culturais promovidos pela cidade.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicar em Licitação / Chamamentos e, após, escolher a opção Chamamento Público / Chamada Pública. O Chamamento “Cultura por toda a cidade” é de número 009/2018. Em seguida, escolher a opção Inscrição Pessoa Física ou Inscrição Pessoa Jurídica e preencher corretamente a inscrição, inclusive anexando, ao final, os arquivos e documentação solicitados.

A avaliação da Comissão de Análise Documental acontecerá dia 18 e vai até dia 21 de dezembro.

Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Cultura da Prefeitura, pelos telefones 3642-1080 ou 3643-2690.

Escola do Trabalhador vai oferecer 30 novos cursos de capacitação em São José dos Campos

O Programa Qualifica São José, de capacitação profissional, da Prefeitura de São José dos Campos, passa a contar à partir de janeiro de 2019, com mais 30 novos cursos, por meio da Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho, na modalidade EAD (Ensino a Distância). Os cursos serão gratuitos. 

Para isso, foi firmado nesse domingo (9), um convênio entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura de São José dos Campos. Os cursos fazem parte do programa Escola do Trabalhador, do Governo Federal, e serão realizados em parceria com a Prefeitura e a Universidade de Brasília, considerada uma das mais conceituadas do país.

O convênio foi firmado na Prefeitura de São José dos Campos, com a presença do Ministro Substituto do Trabalho, Ricardo Leite. O ministro destacou que já são conhecidas do Ministério do Trabalho as ações positivas da Prefeitura de São José dos Campos têm realizado em favor da geração de emprego e renda.  A cerimônia contou também com a presença de representantes da Prefeitura, vereadores, entre outras autoridades.

Cursos gratuitos

À exemplo dos cursos de capacitação profissional do Programa Qualifica São José,  os 30 novos cursos oferecerão novas oportunidades de formação aos candidatos, visando inserção rápida no mercado de trabalho. Os cursos serão realizados na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e terão cada um carga total de 40 horas.

Inscrições

As inscrições para os cursos da Escola do Trabalhador serão coordenadas por meio do Programa Qualifica São José, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, e deverão ser iniciadas em janeiro próximo.  A divulgação do período de inscrições, bem como os requisitos necessários, serão divulgados oportunamente.

"Considerando o grande potencial de São José na realização de cursos profissionalizantes, o Ministério do Trabalho espera que a cidade seja também a que mais vai inscrever candidatos nos cursos da Escola do Trabalho, de todo o Brasil", disse o ministro Leite.

Qualifica

Os cursos oferecidos pela Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José, ocorrem em parceria com instituições renomadas como o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Cephas (Centro de Educação Profissionial Hélio Augusto de Souza) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Neste ano, o Qualifica totalizará cerca de 12.500

Formatura

O Programa Qualifica realiza na próxima quarta-feira (12), às 19h, no Teatro Univap, a 2ª cerimônia de formatura de alunos que concluíram os diversos cursos oferecidos. Um total de 12.500 alunos concluíram os 240 cursos ofertados nesse ano. No ano passado, 10.914 alunos foram beneficiados pelo Programa Qualifica São José

Observatório do Trabalho

Os cursos do Programa Qualifica são voltados para a necessidade do mercado. Para definição de novos cursos são realizadas pesquisas junto às instituições parceiras como a ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos) e do Programa Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional, que é vinculado ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Pinda: Igreja Batista tem programações especiais de Natal e Fim de Ano

A Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba–SP (PIEB Pinda) convida toda a população para prestigiar as programações especiais de Natal e Fim de Ano, com eventos abertos ao público durante o mês de dezembro de 2018, na sede da referida Igreja Batista, localizada à Trav. Marquês do Herval, Nº 96, Centro (Em frente ao Estacionamento do Banco Itaú e próxima à Praça do Cruzeiro).

No Dia 02 de dezembro (Domingo), houve uma apresentação musical do Conjunto de Mulheres Cristãs em Missão (MCM), entoando diversos hinos de louvor a Jesus.

No dia 16 de dezembro (Domingo), às 19h30, acontecerá a Cantata do Ministério Infantil abordando o tema “Etc e Tal”. No evento, as crianças da Igreja Batista estarão apresentando ao Senhor Deus um repertório especial de teatro e músicas cristãs que destacam o Verdadeiro Sentido do Natal. Esta iniciativa conta com cenário e participação de vários voluntários envolvidos na elaboração e execução do projeto.

Na noite do Dia 23 de dezembro (Domingo), também a partir das 19h30, está prevista uma Celebração Especial com momentos de adoração ao Senhor Deus, comunhão, louvores, pregação da Bíblia Sagrada e menções ao Nascimento de Jesus Cristo. A Mensagem Bíblica será pregada pelo Pr. João Marcos Ali de Carvalho (Ministro Interino da PIEB Pinda, Missionário e Coordenador da Base JOCUM – Jovens com uma Missão).

Já no Dia 30 de dezembro (Domingo), durante o período noturno, também ocorrerá o Culto de Encerramento do Ano de 2018 com cânticos espirituais, louvores, adoração a Deus e comunhão. O preletor da noite será o Pr. Cláudio Pinas (Membro da Igreja Batista no Jardim Satélite – São José dos Campos–SP e Professor do SEBATT – Seminário Batista Teológico de Taubaté–SP).

Ao se encerrar o ano, alguns sentimentos de paz, renovação e generosidade se espalham entre as pessoas. Embora a sociedade pós-moderna relacione o Natal com presentes, Papai Noel e/ou “magia do Natal”; a Igreja Batista sempre enfatiza o Salvador Jesus Cristo como o centro das celebrações natalinas, das vidas humanas e das expectativas para o novo ciclo anual que está por vir.

Esta Igreja Batista, dirigida administrativamente pelo Ir. Élder Guimarães e sob o interinato do Pr. João Marcos, reforça o convite ao público e aguarda a participação da comunidade nas programações.

Mais informações podem ser visualizadas pelo link http://facebook.com/pi

Ubatuba prepara-se para Operação Verão 2018/2019

O verão nem começou e a cidade já vem recebendo um número expressivo de turistas nos fins de semana e feriados. Com a chegada do mês de dezembro, a tendência é que o fluxo de pessoas aumente consideravelmente, como já é de costume.

Para oferecer ainda mais segurança a turistas e moradores neste período, uma serie de ações estão sendo promovidas.

Reforço no efetivo
Pela Polícia Militar, haverá um reforço de 177 policiais, juntamente com 17 que atuarão no Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros.

Além desses, 43 atuarão no Grupamento de Bombeiros Marítimos, juntamente com os 40 Guarda Vidas Temporários contratados pela Prefeitura de Ubatuba. Na temporada passada, a prefeitura havia contratado 30 Guardas vidas e, neste ano, são 10 a mais, aumentando o investimento em segurança aos banhistas.

Atualmente, o efetivo do GbMar de Ubatuba conta com 32 homens, que se dividem em turnos e ficam nas praias Perequê- Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório e Maranduba. Na temporada, esse número aumenta com o reforço, acima mencionado.

A cobertura também aumenta, disponibilizando profissionais de forma fixa também nas praias do Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Puruba.

A Polícia Rodoviária Estadual enviará mais 25 policiais para a segurança nas rodovias de Ubatuba.

Todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) vai operar 24 horas por dia, ininterruptamente, e o Projeto Vizinhança Solidária, que também conta com o apoio da GCM, continua operando normalmente. O programa é resultado da parceria da Polícia Militar com a comunidade e tem como principal objetivo promover a integração das pessoas na sociedade, a preocupação mútua e a sensação de pertencimento, pois ninguém está sozinho e, como consequência, tem-se a minimização das aflições, melhora da sensação de segurança e redução real e matemática da criminalidade.

Estrutura
A secretaria de Segurança Pública de Ubatuba informou que todas as providências necessárias para receber o reforço policial já foram tomadas, como a aquisição de insumos e confecção da alimentação, inclusive com contratação de cozinheiras pela Prefeitura; aquisição de óleos e combustíveis; hospedagem do helicóptero Águia; Guarda Municipal; Grupamento de Incêndio; Grupamento Marítimo; Defesa Civil e Trânsito.

“ As forças de segurança estão totalmente integradas no município. Além disso, temos um

Conselho de Segurança – Conseg muito ativo no município, que também contribui com o sucesso do trabalho conjunto”, frisou o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Jr.

Confira algumas iniciativas:
*Aquisição de caminhão auto-tanque, com capacidade para 5 mil litros, para o grupamento de incêndio do Corpo de Bombeiros (já licitado e com entrega prevista até o final do ano de 2018);

*Licitação para instalação de Câmeras de Segurança no município de Ubatuba, semelhantes às que estão em funcionamento em Taubaté, com instalação de câmeras inteligentes, com cercamento eletrônico e uma Central de Operações Integradas (COI) (em andamento);

*Licitação para aquisição de 03 Viaturas EQUIPADAS para GCMU tipo SUV(em andamento);

*Aquisição de uniformes novos para a GCMU (já licitados e sendo confeccionados pela empresa vencedora do certame – aguardando a entrega);

*Investimento em capacitação curso de atualização de técnica na Guarda Municipal, com a participação da Guarda, da PM e de Agentes de Trânsito.

*Lei Delegada – já foi assinada pelo Prefeito e aguardando somente a publicação pelo Estado;

* Implantação de um sistema integrado de comunicação entre a Guarda Civil Municipal; Polícia Militar; Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Instituo Médico legal – IML; Grupamento de Incêndio; Grupamento de Bombeiros Marítimo, Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Ambiental e Policiamento Marítimo (em andamento).

*Programa Bombeiro Educador – parceria com os Bombeiros e Sec. De Educação (em andamento)

*Licitação para aquisição de novo armamento para a GCMU (em andamento);

*Licitação para aquisição de armas não letais para os agentes de trânsito (em andamento);

*Licitação para contratação de empresa especializada em pátio e guinchos, para recolher veículos abandonados na cidade e decorrentes de infrações de trânsito (em andamento);

*Renovação do convênio com a PM para a fiscalização de trânsito (em andamento);

*Convênio para manutenção e viatura da Polícia Militar (em andamento);

Iniciada construção de nova passarela na via Dutra em Pindamonhangaba

Após definição e aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a CCR NovaDutra dará início a construção de mais uma nova passarela no km 86,3, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. A passarela integra um conjunto de quatro novas passarelas que serão construídas na rodovia.

Com viga principal de 37,5 metros de comprimento, 1,75 metros de altura e 2,25 metros de largura, a passarela tem previsão de entrega em junho de 2019. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões.

Na passarela, 20 vigas de concreto pré-moldado vão compor as rampas de acesso, onde serão instalados dispositivos de segurança capazes de inibir a utilização da passarela por motociclistas, sem infringir as normas vigentes de acessibilidade às estruturas físicas. Cerca de 35 profissionais estão envolvidos na realização das obras.

Para saber das condições de tráfego, os motoristas podem ligar para o Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536. Os motoristas também podem obter informações das condições de tráfego na via Dutra sintonizando a CCRFM 107,5 NovaDutra.

Go to top