Pinda vai ampliar atendimento de saúde com mais profissionais e exames

Pinda vai ampliar atendimento de saúde com mais profissionais e exames

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai contratar mais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de análise de laboratorial, além de profissionais da área administrativa e de limpeza. A contratação será em caráter emergencial e visa aumentar a quantidade de profissionais que trabalham nos hospitais de retaguarda para dengue - tanto do Pronto-Socorro quanto da UPA de Moreira César.
Até novembro de 2023, por exemplo, o Pronto-Socorro atendia cerca de 300 pessoas por dia. Porém, com a alta dos casos de dengue, os números aumentaram muito e hoje são cerca de 800 pacientes por dia - um crescimento de 267%.
De acordo com a secretária de Saúde, Silvia Mendes, a principal causa desse grande aumento por procura de atendimento no Pronto-Socorro são os casos de dengue ou sintomas relacionados à doença. O último boletim da dengue registrou 5.023 casos no ano.
Ela afirmou que até o fim desta semana devem chegar os novos profissionais. Com isso, Pindamonhangaba passará a contar com mais quatro equipes compostas cada uma por um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem, um profissional de limpeza e dois administrativos, e mais dois médicos plantonistas de 12 horas. “Hoje temos um médico plantonista de 24 horas e mais um profissional para 12 horas que trabalham em cada uma das unidades de retaguarda, Pronto-Socorro e UPA de Moreira César. Até quinta-feira deveremos expandir o atendimento com mais um médico para 12 horas em cada uma dessas unidades, além de outras duas equipes de enfermagem a mais para o hospital de retaguarda do Pronto-Socorro e mais duas para o hospital da UPA de Moreira César. E se houver necessidade, também faremos hospital de campanha na UPA do Araretama e Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova”.
Silvia Mendes afirmou que “a chegada de mais profissionais deve melhorar e agilizar o fluxo de atendimento”.
A secretária também ressaltou a compra de mais exames emergenciais e da contratação de mais profissional para o laboratório. “Vamos aumentar a equipe do laboratório com mais um técnico e reorganizar o processo interno, priorizando os exames de dengue. Com isso, teremos mais rapidez na liberação de resultados e isso dará agilidade no atendimento do paciente que está dentro da unidade de saúde. Assim, ele ficará menos tempo esperando até a liberação de resultado, será atendido e medicado mais rapidamente e dará a vaga para outra pessoa. Por tudo isso que estamos empregando mais recursos para mais médicos, enfermeiros, auxiliares, técnico de laboratório, além de retaguarda administrativa”, completou Silvia.

Ler 461 vezes
Entre para postar comentários
Go to top