Inscrições abertas para primeira turma de 2024 do Exporta SP

As inscrições para a primeira turma de 2024 do curso “Exporta SP - Programa Paulista de Capacitação para Exportações” estão abertas. A capacitação tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba. O Exporta SP é o maior programa de capacitação para exportações já realizado no Estado de São Paulo, feito por meio de plataforma online. A capacitação tem a duração de 4 meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. O evento é gratuito e o cadastro pode ser feito pelo link http://bit.ly/venhaexportar
 
Para participar do Exporta SP, os interessados devem se cadastrar no site da Investe SP e passar por um processo de seleção. A plataforma avaliará o estágio em que a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Caso seja selecionada, a empresa receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento. O Programa Exporta SP capacitará apenas uma pessoa de cada empresa e, para garantir a sustentabilidade dos resultados, sugere-se que seja a liderança executiva.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba, Roderley Miotto, a capacitação é uma oportunidade para os experientes e não experientes do ramo. "Aqueles que planejam adentrar no mercado externo devem se capacitar extensivamente, assim como os empresários já estabelecidos nesse âmbito devem manter-se atualizados com as inovações", aponta Roderley.
Na contramão do Brasil e da região, Pinda é líder na geração de empregos e fecha 2023 com mais de 2 mil novas vagas

Na contramão do Brasil e da região, Pinda é líder na geração de empregos e fecha 2023 com mais de 2 mil novas vagas

O Ministério do Trabalho e do Emprego do Governo Federal divulgou nesta segunda-feira (30) o balanço da geração de empregos no Brasil e apontou desaceleração na criação de novas vagas no mercado de trabalho, no comparativo com 2022. No cenário nacional a retração foi de 26,3% e na região do Vale do Paraíba o número de vagas recuou 30,4 %. Pindamonhangaba apresentou resultado inverso e fechou 2023 na liderança da geração de empregos entre as grandes cidades do Vale do Paraíba, registrando um crescimento de 49,1%.
 
Em 2023, a cidade registrou 16.294 admissões contra 14.278 demissões e finalizou o ano com 36.389 carteiras de trabalho assinadas. O saldo positivo de 2.016 vagas no ano passado superou as 1.352 vagas criadas no município em 2022. Nos últimos quatro anos, os dados do Governo Federal indicam que a cidade criou 4.661 novas oportunidades de emprego.
Segundo o último relatório realizado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), os setores da Construção Civil e Comércio foram os que mais geraram novas oportunidades no mercado de trabalho.
Construção Civil 985
Serviços 754
Comércio 147
Indústria 107
Agronegócio 023
 
Pinda na liderança
Na região do Vale do Paraíba, apenas 14 cidades tiveram em 2023 desempenho melhor no comparativo com 2022. Pindamonhangaba liderou a geração de empregos com 49,1%, seguida de Taubaté com 19,9% e Guaratinguetá com 19,1%. São José dos Campos registrou saldo positivo, mas com desempenho abaixo do que em 2022. Por outro lado, seis cidades da região registraram mais demissões do que contratações, como Caçapava, Cruzeiro, Tremembé, Jambeiro, Roseira e Canas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto o município vem criando um clima favorável ao crescimento e com isso atraindo novos investimentos. “Nosso mercado imobiliário está muito aquecido e isso fomenta a aprovação de novos loteamentos e a construção de mais imóveis por isso a construção civil liderou com folga a geração de novas vagas. Fechamos 2023 com um recorde de 12 aprovações de novos loteamentos residenciais ou comerciais, o que representa a construção de mais de 5 mil imóveis”, explicou Miotto.
Para a Prefeitura de Pindamonhangaba, a expectativa é que os números continuem em expansão. Diversas empresas do ramo de serviços e comércio estão em processo de implantação. A maior aposta do município é a chegada da Rede Graal com previsão de inauguração no primeiro trimestre deste ano com expectativa de geração de mais de 200 empregos diretos.
“Fechamos 2023 com cenário muito positivo, com crescimento maior que o próprio Estado de São Paulo e o índice nacional. Estamos recebendo diversas novas empresas e isso aquece também o ramo de serviços e comércio. Em breve duas novas academias estarão se instalando na cidade incrementando o setor fitnes e de atividades físicas. Inauguramos a loja representante da Pirelli em dezembro, o Hotel Intercity está ampliando suas instalações e muitas outras novidades estão chegando”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
No setor industrial a aposta está na expansão de grandes empresas como Novelis e Grupo Simec e o lançamento do edital de concessão de direito real de uso de três áreas para fins de industrialização. A concessão será feita por processo licitatório e não haverá transferência de propriedade, ou seja, o município permanecerá proprietário da área concedida. A ação prevê a concessão de uso para três propriedades, sendo duas no Distrito Industrial Feital (uma área de 2.720 m² e outra área de 5.000m²) e uma outra no Distrito de Moreira (área de 7.633m², localizada próxima a Confab Tubos).
© Cadu Gomes/VPR

Fórum de diálogo empresarial do G20 é lançado no Rio de Janeiro

Foi lançado nesta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, o Business 20 Brazil, ou B20 Brasil, uma espécie de braço de negócios do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. O lançamento foi na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Assim como o Brasil preside o G20 pela primeira vez, desde dezembro do ano passado, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assume o comando do braço de negócios do fórum global.

Ao longo de 2024, representantes do setor industrial vão organizar diálogos em busca de caminhos e otimização do desenvolvimento econômico.

Ao participar do lançamento do B20 Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o Brasil pode “fazer a diferença” no espaço de diálogo por ser protagonista em três temas de importância global: segurança alimentar, segurança energética e clima.

“Na segurança alimentar, somos o campeão na produção de proteína animal e vegetal. Na segurança energética, temos a energia mais limpa, praticamente, do planeta. Um exemplo: temos uma enorme contribuição a dar na descarbonização nos desafios que se avizinham. Na questão do clima, a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. O desmatamento, que é uma preocupação extremamente relevante, caiu já 50% em menos de, praticamente, um ano”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin elogiou o B20 por reunir representantes da indústria. “Fico feliz de ver aqui os dirigentes das federações das indústrias do Brasil inteiro. Sociedade civil organizada faz diferença.”

O vice-presidente destacou iniciativas do governo em prol do desenvolvimento da indústria, como iniciativas de desburocratização de negócios e fomento ao crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Alckmin ressaltou também impactos positivos da reforma tributária, promulgada no mês passado.

“A reforma tributária vai desonerar completamente investimento e exportação, porque acaba com a cumulatividade de crédito. Passa a ter IVA [Imposto sobre o Valor Agregado], isso dá um empurrão. É uma reforma que traz eficiência econômica, faz toda a diferença, ajudando a impulsionar a economia e fortalecendo o comércio exterior. Se o Brasil tem um PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país] de 1,8% do PIB do mundo, 98,2% do comércio está fora do Brasil. Então, o comércio exterior é cada vez mais relevante”, afirmou Alckmin, enfatizando também a importância de o país buscar mais acordos comerciais com países e blocos.

“O desenvolvimento é o novo nome da paz”, disse o vice-presidente, parafraseando o papa Paulo VI (1897-1978). “Emprego, renda e oportunidade são o novo nome da paz”, completou Alckmin.

Diálogo com países ricos

29-01-2024 - O presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, durante Abertura do B20 Brasil na FIRJAN no Rio de Janeiro. Foto : Cadu Gomes/VPR
O presidente do BNDES fala na abertura do B20 Brasil - Cadu Gomes/VPR

 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, aproveitou a abertura do B20 para exaltar vantagens do Brasil para a transição energética, como matriz majoritariamente de energia limpa, o que deixaria a economia brasileira mais competitiva, mas criticou subsídios mantidos por outros países.

“Onde nós somos mais competitivos é onde a gente enfrenta mais subsídio e mais prática de apoio a países que não têm as mesmas condições, especialmente, países ricos e desenvolvidos. Então, estamos diante de um debate que precisa ser verdadeiro, precisa ser construtivo, precisa ser de parceria.”

Mercadante disse acreditar que o G20 pode ser a última instância de governabilidade para um diálogo franco entre os países para a redução das desigualdades. “O mundo precisa de mais governança econômica e comercial, de regras mais claras. Esse caminho de que vale a lei do mais forte não é bom para o Sul global [países em desenvolvimento] e para a maioria da população do planeta.”

Setor produtivo

O presidente da CNI, Ricardo Alban, defendeu o programa Nova Indústria Brasil, anunciado pelo governo para acelerar a industrialização, na última segunda-feira (22), e ressaltou a importância do setor produtivo para o desenvolvimento do país. “O setor produtivo é o gerador de riquezas, de emprego, é o arrecadador de carga tributária para fazer a socialização desses impostos”, disse.

Alban avalia que a grande oferta de energia limpa é uma vantagem competitiva para a indústria brasileira.

“Todos sabem que a indústria manufatura, que é a indústria que agrega mais valor, que agrega tecnologia, perdeu espaço representativo em nível global. Esse é o momento de nós podermos recuperar esse espaço. A grande motivação que nós temos são as energias renováveis, o processo de descarbonização. Vamos ajudar o mundo na descarbonização, mas vamos fazer a nossa descarbonização para ganharmos a competitividade e algumas vantagens competitivas junto ao mercado internacional.”

B20

O lançamento do B20 reuniu ainda empresários de diversos setores da indústria. Participaram também o presidente do Fórum Econômico Mundial, o norueguês Børge Brende; o presidente do B20 Brasil, o empresário do setor automotivo Dan Ioschpe; e o sherpa (representante de chefe de Estado) do G20, embaixador Mauricio Lyrio.

O primeiro evento contou com a participação, por videoconferência, do cientista político americano e presidente da consultoria Eurasia, Ian Bremmer, especializado em política externa global. As discussões do B20 são divididas por temas: comércio e investimento, finanças e infraestrutura, emprego e educação, transição energética e clima, transformação digital, integridade e compliance, sistemas alimentares sustentáveis e agricultura, além do Conselho de Ação Mulheres, diversidade e inclusão em negócios.

Ao longo de uma série de reuniões nos próximos meses, os participantes brasileiros e estrangeiros vão elaborar um documento com demandas e sugestões para os chefes de governo e de Estado que se encontrarão na reunião de Cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro.

 

 

Foto: © Cadu Gomes/VPR

Agência Brasil

Pinda promove oficina gratuita de planejamento financeiro para empresários

Pinda promove oficina gratuita de planejamento financeiro para empresários

Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, a Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (ACIP) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), está organizando uma oficina gratuita voltada para o planejamento financeiro de empresas. O evento, intitulado "Comece seu Planejamento Financeiro", será realizado de forma online em 25 de janeiro, às 18h30, via Zoom, visando beneficiar a população empresarial local.
A inscrição para a oficina é gratuita e pode ser realizada através do link https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/29933103. Essa é uma oportunidade para os empresários locais adquirirem conhecimentos valiosos e aplicarem práticas sólidas de gestão financeira em seus negócios.
Esta iniciativa oferece aos empreendedores a oportunidade de acessar informações práticas sobre como manter seus negócios em uma trajetória financeira positiva em 2024. A ênfase será em estratégias eficazes para enfrentar os desafios financeiros e fortalecer a saúde econômica das empresas.

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,76% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,76% ao mês

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (11) o novo limite de juros de 1,76% ao mês para essas operações.

O novo teto é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,80% ao mês, nível que vigorava desde dezembro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,67% para 2,61% ao mês.

Propostas pelo próprio governo, as medidas entram em vigor oito dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Normalmente, o prazo seria cinco dias, mas foi estendido a pedido dos bancos.

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 12,25% para 11,75% ao ano. Desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta vai acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. As mudanças têm de ser aprovadas pelo CNPS.

Com o novo teto, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS para continuarem a emprestar pela modalidade. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil cobram 1,79% ao mês.

O Banco da Amazônia cobra 1,81% ao mês. Como está acima do teto atual, a taxa, na prática, significa que a instituição suspendeu a oferta desse tipo de crédito. Entre os bancos federais, apenas a Caixa cobra menos, com taxa de 1,73% ao mês.

Impasse

O limite dos juros do crédito consignado do INSS foi objeto de embates no ano passado. Em março de 2022, o CNPS reduziu o teto para 1,7% ao ano. A decisão opôs os ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos suspenderam a oferta, alegando que a medida provocava desequilíbrios nas instituições financeiras. Sob protesto das centrais sindicais, o Banco do Brasil e a Caixa também deixaram de conceder os empréstimos porque o teto de 1,7% ao mês era inferior ao cobrado pelas instituições.

A decisão coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que arbitrou o impasse e, no fim de março, decidiu pelo teto de 1,97% ao mês. O Ministério da Previdência defendia teto de 1,87% ao mês, equivalente ao cobrado pela Caixa Econômica Federal antes da suspensão do crédito consignado para os aposentados e pensionistas. A Fazenda defendia um limite de 1,99% ao mês, que permitia ao Banco do Brasil, que cobrava taxa de 1,95% ao mês, retomar a concessão de empréstimos.

 

Foto: © José Cruz/Agência Brasil
Agência Brasil
Primeira edição da Feira do Produtor de 2024 será dia 13 no Parque da Cidade

Primeira edição da Feira do Produtor de 2024 será dia 13 no Parque da Cidade

 
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai realizar a primeira edição de 2024 da Feira do Produtor Rural no dia 13 de janeiro, das 15 às 18h30, no galpão do Parque da Cidade. O evento, organizado pelo Departamento de Agricultura, visa incentivar os produtores rurais da cidade e mostrar o trabalho de agricultura feito por eles.
Além da venda de grande quantidade de produtos de qualidade, haverá exposição de alimentos, venda de hortifruti, de flores, de queijos, dentre outros produtos, bem como artesanato.
A Feira do Produtor Rural, que acontece todo segundo sábado do mês, possui parceria com Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente.
Segundo o diretor de Agricultura, Pedro Ribeiro, “a feira ajuda a fomentar o comércio de itens de hortifruti dos produtores rurais do município, bem como o desenvolvimento de suas atividades, além de mostrar a importância do pequeno produtor rural, que produz alimentos saudáveis e de qualidade”.
Ele disse que “os frequentadores criam uma relação muito próxima dos produtores porque encontram produtos de grande qualidade, com muita variedade e frescos. Desta forma, os frequentadores percebem a feira como uma opção saudável, acessível e que funciona em horário estendido e com facilidade de estacionamento”, completou.
Carnê digital do IPTU 2024 já está disponível para os contribuintes no site da Prefeitura

Carnê digital do IPTU 2024 já está disponível para os contribuintes no site da Prefeitura

A Prefeitura de Pindamonhangaba comunica aos contribuintes que o IPTU Digital 2024 já está disponível para impressão ou pagamento no site da Prefeitura. Além do IPTU estão disponíveis também o ISS Fixo, Taxa de Localização e Funcionamento, dentre outras taxas.
O carnê digital com todas as informações sobre o imóvel, prazo de vencimento e pagamento parcelado pode ser acessado pelo link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/iptu-digital, onde o munícipe será direcionado para o portal IPTU 2024 devendo informar a sigla cadastral do seu imóvel. A ação é rápida, prática e segura e pode ser realizada pelo computador, tablet ou até pelo celular – proporcionando conforto e facilidade às pessoas.
Desde 2022, Pindamonhangaba não trabalha mais com o carnê físico, o que proporcionou grande economia para os cofres públicos. Os munícipes com dificuldade em acessar a plataforma pelo site da Prefeitura ou que não conseguem imprimir o carnê podem dirigir-se à praça de atendimento na Prefeitura Municipal ou na Subprefeitura do Distrito de Moreira César, onde terão informações e acesso ao carnê 2024.
Cadastramento
Quem realizou o cadastramento digital com as informações pessoais do proprietário receberá o carnê digital através do e-mail cadastrado. Quem deseja atualizar o cadastro ou acessar pela primeira vez, pode fazer através do link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php. 
Para 2024, a Secretaria de Finanças e Orçamento estima a emissão do imposto para mais 82 mil imóveis cadastrados. Como nos anos anteriores, o vencimento da primeira parcela ou cota única será dia 15 de março, porém, quem desejar, pode antecipar o pagamento tendo em vista que o boleto já está disponível.
Quem pagar à vista terá 10% de desconto; quem optar por duas vezes terá 5% de abatimento; quem fizer o pagamento em mais parcelas ganhará 2% de desconto, se pagar o tributo em dia.
O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 62,32 – que será metade da UFPM (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba) do próximo ano.
O reajuste da UFMP para 2024 será de 3,31% – de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Para outros esclarecimentos, o contribuinte pode ligar 3644-5655 ou 3655-5660.

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Agência Brasil

PIS/Pasep 2024 começa a ser pago em 15 de fevereiro

Cerca de 24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 poderão sacar R$ 22,6 bilhões do abono salarial de fevereiro a agosto do próximo ano. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta quarta-feira (13) o calendário do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para 2024.

Segundo o Codefat, o abono salarial do próximo ano será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,95 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão R$ 19,8 bilhões do PIS e 2,72 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito a R$ 2,7 bilhões do Pasep. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil.

Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque terá início nas datas de liberação dos lotes e acabará em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 108,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, previsto para R$ 1.413 no próximo ano, segundo o relatório setorial do Orçamento Geral da União de 2024.

Pinda quer parcelar ISS sobre Habite-se em até 24 parcelas

Pinda quer parcelar ISS sobre Habite-se em até 24 parcelas

A Prefeitura de Pindamonhangaba encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para conceder o direito do parcelamento do ISS que incide sobre mão-de-obra dos imóveis residenciais, comerciais, e industriais na solicitação do habite-se.
Após aprovação, a Prefeitura permitirá que os proprietários parcelem o ISS sobre habite-se em até 24 parcelas.
A ação vai beneficiar toda a população que possui imóveis sem habite-se e aquecer atividades profissionais nas áreas de arquitetura e de engenharia. “Aguardamos a aprovação da Câmara de Vereadores deste importante projeto para o desenvolvimento da cidade. A iniciativa também vai gerar maior movimentação nos escritórios de arquitetura e engenharia, fomentando o emprego, a renda e os tributos no município. O parcelamento do ISS sobre o habite-se é mais uma forma da Prefeitura contribuir com a população, beneficiando a todas as pessoas, especialmente as que não dispõem dos recursos necessários para o pagamento à vista do imposto”, afirmou o secretário de Finanças e Orçamento da Prefeitura, Claudio Marcelo de Godoy Fonseca.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicou que “muitas pessoas deixam de recolher o ISS sobre habite-se pela dificuldade em pagar à vista. Com a possibilidade de parcelamento em até 24 parcelas, vamos dar um grande salto na regularização dos imóveis e ajudar na valorização das edificações, bem como gerar facilidades para o proprietário que queria vender ou transferir a propriedade. Vale ressaltar que sem estar em dia com o ISS sobre o habite-se, por exemplo, não é possível efetuar a transferência do imóvel".

Go to top