SP antecipa férias de 150 mil professores da rede estadual

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira dia 19 a antecipação das férias e recesso escolar de 150 mil professores da rede estadual. Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, terão início na próxima segunda (23) as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro definidas no novo calendário.

A medida ocorre em prevenção ao contágio e à transmissão do novo coronavírus e deverá ser publicada em Diário Oficial desta sexta-feira dia 20.

“Estamos antecipando as férias para 150 mil professores e auxiliares e para os 15 mil profissionais do Centro Paula Souza em todo o estado. Mais informações serão repassadas aos profissionais pelos diretores de ensino”, disse Doria.

A Secretaria da Educação já havia autorizado o trabalho remoto para servidores com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes não controlada, hipertensão, pessoas em tratamento oncológico, lúpus e HIV que atuem nas escolas, diretorias de ensino e órgãos centrais.

Entre abril e maio, a Secretaria da Fazenda e Planejamento deve efetuar o pagamento das férias a 150 mil professores da rede estadual. Estima-se a destinação de R$ 130 milhões para efetivar o pagamento.

Aulas suspensas

Também como medida de segurança, as aulas na rede estadual começaram a ser suspensas gradualmente desde a última segunda dia 16. As unidades permanecem abertas até esta sexta dia 20.

A partir da semana que vem, 100% das aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e não haverá atendimento ao público nesse período. Para garantir rotinas administrativas essenciais, como preservação do patrimônio, limpeza, pequenos reparos e gestão de financeira, serão mantidos funcionários e equipe gestora nas escolas.

A Secretaria da Educação estuda parcerias com empresas de tecnologia para disponibilizar conteúdos por meio de ensino a distância durante o período de suspensão. A pasta analisa a questão do fornecimento de merenda para os estudantes mais vulneráveis.
[15:01, 19/03/2020] Júlia SECOM SP: Estado recomenda suspensão de celebrações com público em espaços religiosos da Grande SP

Medida entra em vigor no dia 23 e valerá por 2 meses; igrejas e templos poderão continuar abertos para orações individuais ou eventos sem plateia

O Governador João Doria recomendou nesta quinta-feira dia 19 a suspensão de celebrações com público em todos os espaços religiosos da Região Metropolitana de São Paulo por 60 dias. A expectativa é que templos e igrejas cumpram a medida a partir da próxima segunda (23) como forma de evitar a propagação do coronavírus.

“A prioridade absoluta do Governo de São Paulo é a proteção de vidas”, disse o Governador. “A recomendação é para que templos e igrejas evitem missas, cultos, aglomerações ou celebrações”, afirmou Doria. Por enquanto, a recomendação não se estende a espaços religiosos do interior e do litoral.

A recomendação do Governo do Estado não impede que igrejas e templos permaneçam abertos durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19. Os espaços poderão continuar a receber fiéis para orações e orientação religiosa individual, mas segundo regras específicas para mitigar a circulação do vírus.

“A medida não significa o fechamento de templos ou espaços de orações”, reforçou o Governador. Doria disse que uma das medidas recomendadas a líderes religiosos é que os fiéis mantenham distância mínima de três metros entre si durante as orações individuais.

Até domingo, as lideranças de cada espaço religioso deverão orientar as pessoas sobre a impossibilidade de manutenção dos eventos em grupo pelos próximos dois meses. Segundo Doria, a recomendação do Estado não sofreu objeção das diferentes denominações religiosas afetadas pela medida.

“Todos têm sido extremamente solidários com as decisões da Prefeitura [de São Paulo] e do Governo do Estado. É por isso que estamos no âmbito da recomendação. É um momento de convergência e bom entendimento solidário”, frisou o Governador.

Diversas denominações religiosas já vêm adotando espontaneamente a suspensão das celebrações presenciais por todo o mundo devido à pandemia do coronavírus. Os eventos continuam sendo realizados normalmente, mas sem a presença de público, que acompanha as celebrações via TV ou internet.

Secretaria convoca 620 para matrícula na educação infantil de Taubaté

Os pais e responsáveis por 620 crianças que possuem os nomes inscritos na lista de espera da educação infantil, estão sendo convocados pela Secretaria de Educação para efetivação da matrícula.

Segundo a Prefeitura, com esse chamamento, a lista de espera deve cair de 1.427 inscritos para 813 crianças.

 Para atender à convocação, os pais devem comparecer à sede da Secretaria de Educação até o dia 25 de março.

São 276 vagas de berçário, 228 vagas de maternal I e 116 vagas no maternal II.

A lista de convocação está disponível no site da Prefeitura de Taubaté e as matrículas devem ser realizadas na sede da secretaria, que fica à praça Oito de Maio, 17, no Centro.

Os interessados devem estar atentos às seguintes orientações: para crianças de três anos e oito meses a cinco anos e sete meses e para o ensino fundamental a realização da matrícula é imediata. Basta o responsável solicitar a vaga na Secretaria de Educação.

 Somente há necessidade de inscrição em lista de espera para as crianças de quatro meses a três anos e sete meses.

Para realizar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; cartão SIM da criança; CPF da criança e do responsável, comprovante de endereço atual em nome do responsável e documento com foto do responsável.

 O atendimento é às segundas, quartas e sextas das 8h às 11h e terças e quintas das 14h às 17h.

Carretas do Conhecimento da Fundação Volkswagen abrem vagas em Taubaté

A Fundação Volkswagen está trazendo para Taubaté o projeto Carretas do Conhecimento 2020.

 Serão ofertadas no município, gratuitamente, 140 vagas nos cursos de Desenvolvimento de Modelagem e Costura de Moda Bebê, Desenvolvimento de Modelagem e Costura de Moda Infantil, Desenvolvimento de Modelagem e Costura de Agasalhos, Técnicas de Patchwork (Bolsas e Acessórios) e Manutenção e Configuração de Microcomputadores.

 As formações têm duração de 60 ou 80 horas, à tarde ou à noite. O projeto teve início no município no ano passado e acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP). 

As turmas iniciam-se em março e há outras previstas para maio e junho.

As Carretas do Conhecimento são escolas móveis que contam com infraestrutura completa para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional, voltados à empregabilidade.

 Além de Taubaté e outras três cidades paulistas, a iniciativa acontece em municípios paranaenses, por meio de parceria entre a Volkswagen do Brasil, Governo do Paraná, Fundação Volkswagen e SENAI-PR.

Para informações sobre vagas e matrículas, entre em contato com a unidade parceira do SENAI-SP:

Escola SENAI Felix Guisard

Av. Independência, 846 - Independência - Taubaté (SP)

Contato: Hingrid Tatiane Lisboa

(12) 3609-5726 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Escolas municipais recebem palestra da GCM sobre brincadeira perigosa

Uma brincadeira entre crianças e adolescentes vem preocupando as pessoas por conta do perigo que pode acarretar. Pensando nisso, o projeto “Guardião Azul”, da Guarda Civil Municipal, levou essa semana às escolas municipais, palestras sobre os perigos da “brincadeira da rasteira”.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é que, por meio de dinâmicas e interação com os alunos, sejam esclarecidos os perigos da brincadeira. Durante essa semana, nos períodos da manhã e da tarde, agentes da GCM percorreram algumas escolas ministrando a palestra.

A explanação se destina a turmas do 3º ao 5º anos. O projeto “Guardião Azul” leva palestras da Guarda para escolas de bairros mais vulneráveis do município. Os temas variam, como ética, cidadania e bullying.

Fundo Social de Pinda abre inscrições para curso de elétrica básica

O Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba abre inscrições, nesta quinta-feira (6), para o curso de elétrica básica.

As aulas têm início no dia 10 de fevereiro, com quinze vagas cada turma.

A primeira turma tem aulas às segundas e quartas-feiras, a segunda turma será às terças e quintas-feiras, das 18 às 22 horas.

As inscrições podem ser feitas por telefone (12) 3643-2223 ou no prédio do fundo social, que fica na rua Deputado Claro César, 53, centro, das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas.

Escolas Estaduais de SP voltam às aulas com novidades

As aulas na rede estadual de São Paulo começam nesta segunda,3 de fevereiro, com novidades. Confira:

Inova Educação

Começa a vigorar o programa Inova Educação que será ofertado aos dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. 

Estes estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas.

Novas matérias

Entrarão no currículo obrigatório duas aulas por semana de uma atividade chamada “Projeto de Vida”, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia e Inovação.

Novas escolas integrais

A partir deste ano também 247 escolas passam a integrar o Programa de Ensino Integral (PEI).

Novos períodos de recesso

Outra novidade é o calendário escolar. Haverá a introdução de mais dois novos recessos, um ao final do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas.

Dessa forma, veja como ficará o calendário:

•      Início do ano letivo: 3 de fevereiro

•      Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril

•      Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho

•      Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro

•      Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro

O objetivo da mudança é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.

Pinda abre matrículas para a Rede Municipal de Ensino

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba informa a população que no período de 20 a 24 de janeiro estarão abertas as matrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020.

Para alunos que estão fora da escola as inscrições podem ser feitas pelo site educapinda.net.br ou www.pindamonhangaba.sp.gov.br e a matrícula deve ser efetivada na secretaria polo mais próxima da residência até dois dias após o acesso ao sistema. Para efetivar a matrícula, o responsável deverá levar cópia dos documentos: certidão de nascimento, carteira de vacina atualizada, comprovante de endereço atualizado, duas fotos 3×4 (não obrigatório).

Para alunos transferidos de outras redes de ensino (particular ou de outros municípios) o procedimento é o mesmo, porém precisam acrescentar nos documentos citados a cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário) e transferência original da escola.

O horário de funcionamento das secretarias é das 8h às 17h. Somente os responsáveis legais podem efetivar a matrícula.

As aulas na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba iniciarão no dia 5 de fevereiro. 

Educação de Jovens e Adultos

As matrículas para a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão abertas e podem ser feitas para alunos com 15 anos completos de idade ou mais que não concluíram o ensino fundamental (primeira à quarta série). É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço atualizado na secretaria polo que atende as escolas “Professor Manoel César Ribeiro”, localizada no bairro do Crispim ou a escola “João Kolenda Lemos”, situada no Residencial Bem Viver, que são as duas escolas que atendem a modalidade EJA.

Divulgado resultado dos pedidos de transferência dos alunos da rede estadual

Os resultados dos pedidos de transferência dos alunos podem ser consultados a partir desta segunda-feira (13), no portal da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta), nos postos do Poupatempo ou em qualquer escola pública. 

Secretaria Estadual da Educação abriu a opção da transferência para casos de mudança de endereço, ou ainda, quando há uma escola de preferência da família. A partir desta segunda, pais e familiares poderão consultar se as solicitações foram contempladas.

Todos os alunos da rede já possuem matrícula garantida para o ano letivo de 2020. Caso não sejam transferidos, os estudantes continuarão a estudar na unidade de ensino onde estão atualmente matriculados.

Desde o dia 26 de dezembro os alunos podem consultar a escola em que está atualmente matriculado.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto em 23 de dezembro de 2020.

Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.sp.gov.br; telefone 08007700012 ou http://matricula2020.educacao.sp.gov.br

Resultado do ENEM será divulgado em 17 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 17 de janeiro.

As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante — no portal ou no aplicativo do Enem — após login com CPF e senha. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março.

Para 2020, heverá novidade: o Enem Digital. No primeiro ano, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto. A implantação será progressiva, com previsão de ser 100% digital a partir de 2026. As primeiras aplicações serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto ou pela tradicional prova em papel. O modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação do exame.

Go to top
JSN Time 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework