Matrículas da educação infantil devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Pinda até 30 de novembro

Com o intuito de simplificar o processo de matrícula, a pré-inscrição para a Educação Infantil, Pré I e Pré II da Rede Municipal de Ensino poderão ser realizadas online, até o dia 30 de novembro.

Para fazer a pré-matrícula, basta os pais ou responsáveis pelas crianças acessarem o site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br) e clicar no link "Matrícula Educação Infantil Pré I e II Rede Municipal de Ensino". Até dois dias úteis após a realização da inscrição deverão procurar a secretaria ou pólo descentralizado da Secretaria de Educação mais próximo de sua casa, para efetivar, fisicamente, a matrícula da criança.

Poderão ser matriculadas no Pré I: crianças a completar 4 anos até 31 de março de 2019 (nascidas em 2015); no Pré II: crianças a completar 5 anos até 31 de março de 2019 (nascidas em 2014). A partir do endereço colocado na inscrição, será apresentada no sistema a escola mais próxima da residência do interessado, mostrando os minutos gastos e a distância da casa até a escola.

A fim de permitir mais acesso a todos aqueles que precisam da Secretaria de Educação, além das duas secretarias descentralizadas que existem em Moreira César (Escola Municipal Mário de Assis César) e no bairro Araretama (Escola Municipal Elias Bargis Mathias), a Secretaria de Educação da Prefeitura criou mais três secretarias descentralizadas: no Cidade Nova - Escola Municipal "Arthur de Andrade"; Crispim - Escola Municipal "Profª Isabel do Carmo Nogueira" e no Lessa - Escola Municipal "Félix Adib Miguel". O horário de funcionamento das secretarias para as matrículas será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários são: certidão de nascimento, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada (xerox).  

Feste 2018 agita cenário artístico em Pindamonhangaba; veja programação

O 40º Feste – Festival Nacional de Teatro – está na flor da idade. Do alto de seus 40 anos, o festival mais tradicional da região só melhora e traz, para 2018, 21 espetáculos gratuitos, voltados para os mais variados públicos, em apresentações do Teatro Galpão, Parque da Cidade, Bosque da Princesa, Praça Monsenhor Marcondes e Palacete Tiradentes. De 14 a 25 de novembro, Pindamonhangaba vai respirar teatro e inspirar plateias e artistas de todas as áreas.

Nascido em 1974 com o nome de Feste, o evento passou para a organização da Prefeitura em 1980, tendo como coordenador o Departamento de Cultura, que até hoje realiza este papel. Em 1982, 1986, 1999, 2010 e 2016 não foram realizadas edições do festival, por falta de recursos.

Neste ano de 2018, o 40º FESTE recebeu 174 inscrições de grupos teatrais de vários estados brasileiros, que foram selecionados pela seguinte Comissão de Seleção: Ana Roxo, Claudio Mendel e Victor Narezi, e contará com 6 espetáculos nas categorias Adulto, 4 na categoria Infantil, 4 na categoria Rua e 7 espetáculos convidados. Após as apresentações, haverá debate com os representantes das peças. As categorias Adulto e Infantil acontecerão no Espaço Cultural – Teatro Galpão e da categoria Rua no Bosque da Princesa e no Parque da Cidade.

Compondo o quadro de profissionais artístico, este ano o Festival contará com a competência dos Críticos: Dib Carneiro (Infantil), Rodrigo Morais (Rua) e Simone Carleto (Adulto).

“É com muita satisfação que apresentamos este ano o 40º FESTE, um Festival longevo que se solidificou na cena nacional. Neste ano faremos uma justa homenagem à Diógenes Chiaradia Feliciano, por ter iniciado juntamente com outras pessoas este evento que já é tradicional no município. Todas as apresentações serão em horários que não se chocam, para que todos possam aproveitar. Vida longa ao FESTE”, declarou o diretor de Cultura, Alcemir Palma.

Museu Interativo de Ciências é inaugurado em São José dos Campos

São José dos Campos passa a contar, a partir desta sexta-feira (9), com um Museu Interativo de Ciências, construído no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, região leste. O espaço, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’ é uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba. O investimento inovador vai auxiliar na formação dos alunos não só de São José como de toda a região.

A abertura do museu contou com a presença de educadores, pesquisadores, colaboradores, autoridades políticas e alunos da rede de ensino municipal. A atração musical ficou por conta da Banda Banmoa, da Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, região sul.

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. No local, haverá atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos são algumas das mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

O espaço contará com exposições permanentes com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. No jardim externo também foram instalados equipamentos que remetem ao tema ciência.

Considerado mais um ponto turístico da cidade, o Museu Interativo de Ciências tem como principal objetivo contribuir com a formação dos alunos.

Serviço:
Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’
Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
Sábado, das 9h às 13h (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

Centro de Línguas abre matrículas para cursos de idiomas gratuitos em Pinda e região

Alunos da rede estadual de São Paulo já podem garantir a vaga em uma das classes do Centro de Estudos de Línguas (CEL). São 200 unidades com matrículas abertas para aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Os cursos são gratuitos para alunos do ensino regular e integral. A programação do primeiro semestre de 2019 tem início previsto para fevereiro.

Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade do CEL – veja abaixo a lista no Vale do Paraíba – e apresentar os documentos pessoais do candidato. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis. A oferta de idiomas varia de acordo com a escola e a região.

Gramática e conversação
O Centro de Estudos de Línguas é organizado por semestre (seis no total) com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular ou aos sábados para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o inglês, voltado para o Ensino Médio e duração de dois semestres (um ano).

Já o plano de estudos tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível são registradas no histórico escolar.

                           

Pindamonhangaba recebe curso gratuito de Panificação

Pindamonhangaba recebe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, a unidade móvel de Panificação, do Programa Via Rápida Emprego.

A carreta ficará no estacionamento da prefeitura, mas as inscrições serão realizadas somente nesta segunda-feira (12), a partir das 7h30 até finalizarem as vagas, no PAT (Av. Albuquerque Lins, 138, São Benedito).

São 60 vagas para moradores de Pindamonhangaba e, para a inscrição, são necessários: RG, CPF, PIS (Cartão Cidadão ou Rescisão de Contrato) e comprovante de endereço, além de informar um e-mail para contato. O curso terá um mês de duração, a partir de 19 de novembro, e serão formadas turmas de manhã, tarde e noite.

Soldagem – Lembrando que a cidade também receberá a carreta da Soldagem, do mesmo Via Rápida Emprego, e que as inscrições já se esgotaram. Esta carreta estará instalada na Fatec e o curso será de 22 de novembro a 19 de dezembro.

Escolas do Trabalho abrem 3.358 vagas para 2019 em Taubaté

Para o ano letivo de 2019, 11 unidades das Escolas do Trabalho de Taubaté oferecem 3.358 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas da beleza, artesanato, gestão, automotiva, industrial, informática, idiomas, construção civil e modas. As inscrições serão realizadas no decorrer dos meses de novembro e dezembro.
Para fazer a inscrição, os interessados precisam apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço de Taubaté e comprovante de escolaridade. Informações detalhadas de cada curso, como: pré-requisitos, quantidade de vagas, idade mínima, escolaridade, início e horário das aulas estão disponíveis no site da prefeitura: www.taubate.sp.gov.br.

Cursos disponíveis gratuitamente à população: Macramê, Crochê, Decoupage, Hardanger, Cartonagem, Patch Apliquê, Bordado Livre, Pintura em Tecidos, Feltro, Confecção de Bonecas, Pintura em Tela, Tricô, Bonecas de Tecidos, Patchwork, Costura Artesanal, Patchcolagem, Decoração com Recicláveis, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Aperfeiçoamento de Cabeleireiro, Penteados e Tranças, Unhas Artísticas, Escovas e Penteados, Design de Sobrancelhas, Cortes de cabelo feminino, Barbeiro, Maquiagem, Colorimetria, Unhas Artísticas, Eletricista Instalador, Corte e Costura, Costura Industrial, Lingerie, Consertos e Reformas de Costura, Malharia, Modelagem de Vestido Infantil, Ferramentas da Qualidade, Inspetor de Qualidade, Operador de Logística, Comandos Elétricos, Controle Dimensional, Inglês Básico, Espanhol Básico, Alemão Básico, Inglês Intermediário, Francês Básico, Gestão de Pequenos Negócios, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Como elaborar currículo e se comportar em entrevistas, Funilaria de Brilho, Pintor Automotivo, Informática Melhor Idade, Informática Básica, Digitação, Word Avançado, Montagem e Manutenção de Microcomputador e Excel Básico.

Cursos certificados pelo Senai: Eletricista Instalador, Costura Industrial, Informática Básica, Word Avançado, Excel Básico, Assistente de Recursos Humanos, Funilaria de Brilho, Montagem e Manutenção de Microcomputador, Excel Básico, Pintor Automotivo, Auxiliar Administrativo, Ferramentas da Qualidade, Inspetor de Qualidade, Operador de Logística, Comando Elétricos e Controle Dimensional .

Endereços e telefones das unidades da Escola do Trabalho:
Jaboticabeiras I: Av Monte Castelo, 15 (3625-5068)
Jaboticabeiras II: Av. Marechal Arthur da Costa e Silva, 1555 (3622-1170)
Alto do Cristo: Praça do Cristo Redentor, 17 (3631-5433)
Gurilândia: Rua Bambi, 55 (3624-8173)
Cecap: Rua Firmo Mendes Castilho, 750 (3686-1421)
Estiva: Rua Edmundo Morewood, 551 (3629-7008)
Sítio Santo Antônio: Av. Dr. José Ortiz Patto, 2557 (3608-4110)
Areão: Avenida Santa Cruz do Areão 1 735 (3624-7144)
Parque Três Marias: Rua Armando de Moura, 264 (3631-3596)
Santa Tereza: Rua Antônio da Silva Lobo, 1 360 (3622-1170)
Marlene Miranda: Rua José Francisco da Silva, 15 (3633-2415)

Projeto de educação musical abre vagas gratuitas na região

A partir da próxima quarta-feira (12), crianças e adolescentes de Aparecida (SP) e região que desejam se aprofundar no mundo da música tem uma oportunidade gratuita. O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), abre 200 vagas para 14 oficinas. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 deste mês na sede do próprio Projeto.

Para isso, é preciso procurar a secretaria do PEMSA e verificar os documentos necessários. Uma entrevista com a assistente social também faz parte do processo. Isso acontece porque a iniciativa integra o Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional.

Podem participar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que frequentem regularmente a escola. Entretanto, para algumas oficinas, é preciso correr para garantir a vaga, já que a procura para elas é maior. "Violino, coral, percussão, violão e guitarra são as oficinas que sempre chamam mais público. Isso faz com que as vagas se esgotem rapidamente", esclarece a gerente administrativa do PEMSA, Patrícia Filardo.

O Projeto fornece uniforme, lanche e instrumento musical para os atendidos durante o horário das oficinas, ministradas por instrutores especializados no ensino da música, sob a coordenação de maestros. Além deles, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudióloga auxilia na formação integral dos jovens.

"São mais de cinquenta profissionais envolvidos diretamente no PEMSA, ligados a diferentes áreas. Isso porque entendemos que nós não formamos apenas músicos, mas sim pessoas através da música. Ou seja, a música é o instrumento usado para colaborarmos com o crescimento e orientação das crianças e adolescentes", destaca Filardo.

Além do aparato humano, uma estrutura física de mais de 2.500 metros de área construída é totalmente dedicada ao ensino. Caminhando pelos quatro pavimentos do prédio, é possível encontrar salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, além de refeitório, sanitários e um auditório para ensaios coletivos. Tudo pensado e adequado para atender os portadores de necessidades especiais.

Os interessados em se inscrever para as vagas devem entrar em contato pelo telefone (12) 3104-2528 ou 3104-3445 para agendamento e apresentação da documentação. O PEMSA está sediado na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), próximo da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.

 

Secretaria de Educação de Taubaté convoca para matrículas da Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Taubaté inicia a convocação de pais ou responsáveis por crianças que estão na lista de espera da Educação Infantil para as matrículas do próximo ano letivo.

Para efetivar a matrícula é necessário apresentar originais e cópias de: RG da mãe/pai ou responsável legal, comprovante de residência no nome da mãe/pai ou responsável; e certidão de nascimento, cartão SIM e CPF da criança. O atendimento acontece as segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h e terças e quintas das 14h às 17h, diretamente na Secretaria, na praça Oito de Maio, 17, Centro.

As matrículas deverão ser realizadas conforme o cronograma abaixo e o início das aulas deve ocorrer no começo do ano em data a ser definida.

A primeira lista de convocações pode ser conferida no link http://www.taubate.sp.gov.br/infantil/.

Cronograma:

1ª ETAPA (ANTIGO MATERNAL II)
Publicação da convocação – 22 de outubro
Período de matrícula – 23 de outubro a 9 de novembro

MATERNAL II (ANTIGO MATERNAL I)
Publicação da convocação – 5 de novembro
Período de matrícula – 5 a 23 de de novembro

MATERNAL I (ANTIGO BERÇÁRIO II)
Publicação da convocação – 19 de novembro
Período de matrícula – 19 de novembro a 7 de dezembro

BERÇÁRIO (ANTIGO BERÇÁRIO I)
Publicação da convocação – 3 de dezembro
Período de matrícula – 3 a 21 de dezembro

 

Sesc Taubaté realiza seminário destinado a educadores

O Sesc Taubaté oferece nos dias 24 e 25 o seminário, destinado para educadores e profissionais da educação, Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento Integral. A programação envolve debates e diversas vivências espalhadas pelo dia.

O seminário propõe um espaço para reflexão acerca da educação atualmente, por meio do encontro e diálogo entre renomados profissionais da educação, educadores do ensino público de Taubaté e região, além de estudantes de pedagogia e público interessado.

Com atividades teóricas e práticas, todos terão contato com práticas pedagógicas que se preocupam não apenas em transmitir conhecimentos, mas desenvolver habilidades para a vida, contribuindo para a formação cidadã crítica e ética. As vagas são limitadas. As vivências têm inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

No dia 24, às 19h30, acontece a Mesa De Debate – Educação Integral: Conceitos, Tempos E Espaços, Direitos À Educação De Qualidade, com Marcos Garcia Neira (diretor da Faculdade de Educação da USP); Pilar Lacerda (diretora da Fundação SM Brasil); Ana Beatriz Goulart (ex Secretária Adjunta de Educação de Nova Iguaçu). Mediação: Maria Augusta Araujo (assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP).

Nessa mesa serão abordadas diferentes perspectivas da educação para a formação integral do cidadão, de forma a adquirir não somente conhecimentos, mas habilidades para a vida, sua autonomia, participação na sociedade, escolhas, formação crítica e ética. Para participar o interessado deve retirar o convite gratuitamente com 1h de antecedência no local, as vagas são limitadas.

No dia 25 acontecem quatro vivências em dois períodos do dia. Todas elas vão acontecer na parte da manhã, das 9h às 12h e na parte da tarde, das 14h às 17h. Nelas os participantes conhecerão o trabalho de educação infantil, educação do ensino fundamental e médio e educação não-formal de quatro instituições que têm como base a formação integral do cidadão. Cada instituição apresentará sua história, o trabalho desenvolvido, as dificuldades enfrentadas e realizará uma atividade prática com os participantes.

A EMEI Gabriel Prestes, está localizada em uma das principais vias urbanas de São Paulo: a Rua da Consolação. Seus gestores entendem que o principal mote é o brincar e a valorização das culturas e saberes infantis. A principal ferramenta educativa da escola é a roda de conversa, contribuindo o empoderamento de sua comunidade, professores, alunos e familiares.

Nessa vivência com a Dra. Valquiria Lima de Souza (pedagoga pela Faculdade Paulista São José e professora de Educação Infantil e Fundamental I) e Vanessa de Oliveira Santos (formada em magistério pela CEFAM São Miguel Paulista e em Pedagogia (USP), pós-graduada em gestão escolar pelo Centro Universitário SENAC e professora da rede pública de ensino), vão falar sobre as práticas dessa escola e como essa metodologia ajuda o desenvolvimento dos alunos.

Em outra vivência será apresentado o Projeto Âncora, com João Paulo Santa Barbara (tutor da Escola Projeto Âncora, licenciado em Educação Física, membro e produtor do grupo Dagbá Ijó) e Clara Machline (tutora da Escola Projeto Âncora, graduada em Geografia). Em 2012, o Projeto Âncora inaugurou sua escola de ensino fundamental com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte (Portugal), implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais: as Comunidades de Aprendizagem. Assim, engloba o desenvolvimento social, a aprendizagem escolar básica e construção de cidadãos conscientes de suas capacidades, para coletivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável.

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo está situado na zona sul da cidade de São Paulo e é um espaço acolhedor e permanentemente de portas abertas para toda a comunidade.

A escola surgiu com a proposta de atender alunos excluídos da educação. Por meio da educação participativa, acolhe um público bastante diverso: adultos, jovens e alunos em inclusão. Nessa vivência, com os educadores do CIEJA Campo Limpo, vão contar sobre a realidade do centro e como essa proposta é desenvolvida e quais os desafios que são enfrentados.

Em outra atividade será abordado o Projeto Curumim, com Clarisse Moreira Montuori Martins (supervisora do Programa Curumim do Sesc SP, Graduada em Esporte pela USP e Pós graduada em Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras), Amanda da Silva Ferraz (instrutora infanto-juvenil do Programa Curumim do Sesc SP, licenciada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia e Diego Silvestre dos Santos (instrutora infanto-juvenil do Programa Curumim do Sesc SP, formado em Educação Física pelo Mackenzie).

Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, o Programa Curumim desenvolve a educação não-formal por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas, visando a contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e do respeito pelo próximo.

No dia 25/10, os inscritos devem retirar o material para as vivências com 1 hora de antecedência do início da atividade.

 
Go to top