Alunos da Rede Municipal de Pinda ganharão uniformes

A Prefeitura de Pindamonhangaba entregará, no segundo semestre deste ano, uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. Pela primeira vez, haverá a distribuição dos uniformes, sendo beneficiados os alunos desde o berçário até os da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A entrega dos uniformes tem como objetivo assegurar a garantia da permanência das crianças na escola e a qualidade da educação. Ao todo, serão 13.691 alunos de 60 unidades escolares beneficiados com a ação.

Os uniformes serão personalizados com o brasão da cidade na frente. Já nas costas, grafado: “Prefeitura Municipal Pindamonhangaba” e “Secretaria de Educação”. Cada criança receberá duas camisetas manga curta, uma camiseta manga cumprida, uma camiseta regata, uma calça cumprida e jaqueta. Os meninos receberão também duas bermudas e as meninas dois shorts saia.

Para o secretário de Educação, Prof. Júlio Valle, a entrega dos uniformes assegura dois dos princípios fundamentais da Secretaria de Educação: a garantia da permanência das crianças na escola e a qualidade na educação. “É uma iniciativa inédita que nosso prefeito se comprometeu a realizar e que sabemos que fará a diferença. Afinal, ter um conjunto apropriado de roupas de qualidade para frequentar as escolas, nos dias de calor e principalmente nos de frio, certamente vai garantir maior igualdade entre os alunos e um salto importante de qualidade na educação de nossa cidade”, avaliou.

O prefeito Isael Domingues destaca que muito esforço foi feito para o sucesso desta iniciativa. “Estamos desde 2018 em processo de licitação, enfrentamos várias denúncias que atrasaram o trâmite para a aquisição dos uniformes, mas graças à Justiça, que sempre prevalece, agora vamos conseguir entregar, pela primeira vez no município, uniformes de qualidade para toda a rede municipal de ensino”, afirmou.

 

Escolas do Trabalho disponibilizam vagas em 9 áreas

Onze unidades das Escolas do Trabalho de Taubaté abrem 2.616 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de junho até o dia 19 de julho, conforme cronograma estabelecido pelas unidades.
Serão oferecidos cursos nas áreas  da beleza, artesanato, industrial, gestão, idiomas, construção civil, moda, automotiva e informática.
Entre as ofertas, 13 cursos disponibilizados possuem certificado pelo Senai , são eles: eletricista instalador, costura industrial, word avançado, informática básica, inspetor de qualidade, auxiliar administrativo, assistente de recursos humanos, Excel básico, comandos elétricos, operador de logística, pintor automotivo, montagem e manutenção de microcomputador e funilaria de brilho.
A escolha pelos cursos de  escovista, penteados e tranças exige do candidato o certificado de cabeleireiro ou auxiliar. E quem pretende fazer os cursos de costura industrial, lingerie,  confecção de bonecas e costura criativa precisa  saber costurar. Possuir habilidade em digitação é um pré-requisito exigido pelos cursos de Informática básica e informática melhor idade. Para o curso de excel básico é necessário ter conhecimento de informática.
Ao escolher o curso desejado, o candidato deve comparecer à unidade onde ele está disponível  no dia da inscrição e apresentar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço de Taubaté e comprovante de escolaridade.
Os cursos com a certificação do Senai requerem o ensino fundamental completo, bem como alguns cursos certificados pela Escola do Trabalho. Quanto à idade, variam conforme a exigência de cada curso. A maioria pede a idade mínima de 16 anos e também 18 anos, exceto para digitação que aceita inscrição para quem tiver  a idade mínima de 14 anos. Já a informática melhor idade tem vagas para interessados a partir dos 35 anos. Para obter mais informações, é só acessar o site da prefeitura no endereço eletrônico www.taubate.sp.gov.br/escolasdotrabalho/ ou entrar em contato com a unidade a qual pretende fazer o curso.

Escolas Municipais recebem novos Parques Infantis

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a entrega de 40 parquinhos, de diferentes estruturas, para as escolas municipais e Cmeis – Centro Municipal de Educação Infantil. A entrega aconteceu na última semana.

Para a secretária Adjunta de Educação, Rosemeire Nascimento, o desenvolvimento de habilidades, percepção de equilíbrio e movimento são algumas das características desenvolvidas pelas crianças. “Com os parquinhos, os educadores percebem o desenvolvimento emocional da criança, estimulando a criatividade, desenvolvendo vínculos sociais e estimulando atividades físicas”, disse a secretária adjunta.

A Secretaria de Educação procurou comprar parques com qualidade e longa duração, que pudessem ficar no sol, chuva e não tivessem uma grande demanda de manutenção.

Antes da compra, foi realizada uma pesquisa com os gestores e professores para analisar qual atendia a necessidade de cada escola e idade dos alunos. Outros parquinhos serão entregues, mas dessa vez, voltados à educação inclusiva, brinquedos que garantam inclusão de crianças com deficiências. A previsão de entrega é para o segundo semestre.

Georreferenciamento mapeia loteamentos e condomínios

A partir da próxima segunda-feira, 3 de junho, tem início o serviço de coleta das imagens para o georreferenciamento de imóveis de loteamentos e condomínios horizontais de Taubaté.
A operação é necessária para atualização do cadastro imobiliário do município e a Secretaria de Planejamento pede a colaboração para liberação do acesso do carro aos locais.
Um veículo Crossfox de cor preta, adesivado, com uma câmera fixada no teto externo e funcionários devidamente identificados por crachá percorrerá esses locais das 9h às 15h. A operação pode se estender até às 16h30 se a inclinação da luz solar estiver apropriada.
O serviço de georreferenciamento teve início em abril de 2018 e é realizado pela empresa SSR Tecnologia, Engenharia e Aerolevantamentos, vencedora da concorrência pública. O mapeamento também inclui a captação de imagens áreas. O prazo para conclusão desse serviço é de 60 dias.
Taubaté possui área de 625.003 km² e registro de cerca de 120 mil imóveis conforme a última atualização cadastral.

Prefeitura de Pindamonhangaba agenda inauguração do CRAS Castolira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza, nesta sexta-feira (31), a cerimônia de inauguração do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Castolira. O evento será realizado às 10 horas, na rua Regina Célia Pestana César, 276, Castolira.

Implantado em 2005, inicialmente em uma sala da unidade de saúde, o CRAS Castolira atualmente atende a 15 bairros, como Andrade, Morumbi, Maricá, Santa Cecília, Vila São Paulo, entre outros, somando 2230 famílias cadastradas. A equipe é composta por duas assistentes sociais, um psicólogo e dois bolsistas de PEAD.

O novo prédio foi cedido pela Secretaria de Habitação e recebeu reforma e adaptação por meio de empresa vencedora da licitação, via verba federal, realizando adequações para atender a equipe técnica e garantir um melhor acolhimento da população. Conta com duas salas de atendimento individual, uma sala mista para até 10 pessoas, dois banheiros, sendo um adaptado, copa e recepção.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Miranda, a nova estrutura oferecerá um local de atendimento qualificado às demandas e vulnerabilidades sociais aos munícipes referenciados.

“Além da humanização do atendimento de proteção social básica, com a nova sede atendemos à exigência do Estado para que o CRAS tivesse sua sede no bairro, mantendo no Castolira, onde já realizamos oficinas com a comunidade, além dos encaminhamentos para os programas sociais do governo federal e suporte social do município”, destacou a secretária Ana Paula.

Para o prefeito dr. Isael Domingues, a humanização no atendimento se estende a todos os setores da administração municipal, não somente à saúde. “A importância do CRAS vai além do prédio. Procuramos atender a legalidade unindo com um espaço mais adequado tanto para que o trabalho técnico do CRAS seja realizado em melhores condições, como para que a população que precisa desses serviços oferecidos, seja atendida com mais privacidade, conforto e dignidade”, afirmou.

 

Educação convoca para matrícula na unidade Fazendinha

A Secretaria de Educação de Taubaté convoca pais e responsáveis para efetivar a matrícula de 37 crianças que aguardavam por vaga na EMEI Professor Benedito Oswaldo Salgado, no bairro Fazendinha.
A lista com os nomes dos convocados está disponível em http://www.taubate.sp.gov.br/infantil/.  São 31 crianças que ocuparão vagas no berçário e mais 6 no maternal. Os interessados devem comparecer de 3 a 7 de junho na Secretaria de Educação munidos de certidão de nascimento e cartão SIM da criança, comprovante de endereço atual e em nome do responsável e documento com foto do responsável.
A Secretaria de Educação de Taubaté fica à praça 8 de Maio, 17, no centro.

Escola do Trabalho oferece vagas para cursos profissionalizantes

A unidade do centro da Escola do Trabalho abre 112 vagas para 6 cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas da beleza, gestão e alimentos em Taubaté.
Para os cursos no ramo da beleza, são 80 vagas distribuídas para assistente de cabeleireiro, design de sobrancelhas, manicure e pedicure/unhas artísticas e maquiagem social e artística. As inscrições acontecem na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, e o  candidato poderá frequentar apenas um curso.
Já na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, a unidade recebe a matrícula para o curso de empreendedorismo/diferencial competitivo, com 12 vagas. Esse curso é certificado pelo Senai.
A inscrição para o curso de padaria artesanal será realizada no próximo dia  4 de junho, terça-feira, e serão oferecidas 20 vagas.
Para efetuar a matrícula, os interessados precisam comparecer na unidade, que fica na rua Armando Sales de Oliveira, 284, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.  A inscrição é por ordem de chegada e o próprio candidato, com idade mínima de 18 anos, deve fazer a sua inscrição. Terá que apresentar as cópias e originais do RG, CPF comprovante de endereço de Taubaté, como também o título de eleitor do município. Além desses documentos, quem optar pelo curso na área de gestão deve apresentar o histórico escolar do ensino médio.
Os cursos promovidos pela Escola da Beleza e padaria artesanal são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade de Taubaté (Fussta), em parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp).Mais informações pelo telefone 3625-5060 ou em: http://www.taubate.sp.gov.br/escolasdotrabalho/.

Serviço:
Escola do Trabalho do Centro
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 284,
Horário de atendimento:  das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.
Telefone: 3625 5060

Área da beleza
Inscrição dia 29 de maio
Curso: assistente de cabeleireiro
Vagas: 20

Curso: design de sobrancelha
Vagas: 20

Curso: manicure e pedicure/unhas artísticas
Vagas: 20

Curso: maquiagem social e artística
Vagas: 20

Área de gestão
Inscrição dia 30 de maio
Curso: empreendedorismo/diferencial competitivo
Vagas: 12

Área de alimentos
Inscrição dia 4 de junho
Curso: padaria artesanal
Vagas: 20 vagas

Incrições para oficina de patrimônio histórico em quadrinhos estão abertas

O Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina recebe a oficina “Revelando o patrimônio histórico em quadrinhos”, a partir do dia 8 de junho. A oficina é gratuita e serão 30 vagas para pessoas acima dos 16 anos.

O objetivo da oficina é capacitar os participantes a desenvolverem uma história em quadrinhos com o tema de patrimônio, isso porque o patrimônio histórico, por vezes, necessita ser resgatado e valorizado pela sociedade e a linguagem mais didática e acessível ao interesse público é o desenho sequencial, conhecido como história em quadrinhos.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: historico@pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo telefone: 3648-1779. A oficina acontecerá todos aos sábados de junho, sendo os dias: 08, 15 e 22, das 8h às 12 horas.

A carga horária é de 8 horas, sendo dividida em duas aulas de 4 horas, com intervalo de 15 minutos entre elas. Os materiais necessários para a aula são: folha de sulfite A4, canetas coloridas (canetinhas), lápis de cor, lápis grafite para desenho, borracha, régua e apontador.

Quem ministra a palestra é a colunista e designer gráfica, Magô Pool. Ilustradora há 10 anos, já fez trabalhos para empresas como MTV Brasil, Editora Virgo, Editora Saraiva, Editora Europa, Jornal O Vale e entre outros.

Projeto em Taubaté incentiva consciência ambiental e inclusão social

                                                             Fotos: Napoleão Barbosa Neto

Cuidar do presente para garantir o futuro. É a partir dessa proposta que a vida de duas crianças se encontra na peça “Presente de Cecília”, que tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e a inclusão social em estudantes da rede pública.

O espetáculo conta a história de Marquinhos - uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. 

Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.

Após o espetáculo, que será encenado no Teatro Metrópole, os estudantes irão participar de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de lixo, hoje chamados de resíduos, e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros.

O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté através da Secretaria de Educação.

Presente de Cecília

Data: 23 e 24 de maio às 9h e 14h

Local: Teatro Metrópole – Rua Duque de Caxias, 312, Centro

* Apenas para alunos

Go to top