Taubaté promove IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, Taubaté promove nos dias 18 e 19 de outubro a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no auditório da escola Sedes.

Para participar é necessário se inscrever através do link: http://www.taubate.sp.gov.br/cmdcataubate/.

O participante poderá escolher um dos cinco eixos temáticos : Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A conferência é um instrumento público de diálogo entre a sociedade civil e o governo municipal. O tema desse ano foi baseado no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

O objetivo do encontro é apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades; formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes; propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas; elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e valorização da diversidade na proteção integral de crianças e adolescentes e elaborar propostas para a ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos fundos para a criança e o adolescente.

Dúvidas devem ser enviadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taubaté, na praça Coronel Vitoriano, 1, Centro.

Serviço

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 18 e 19 de outubro – auditório do SEDES – Av. Dr. Benedito Elías de Souza, 705 – Jardim
Jaraguá
18 de outubro às 18h – abertura solene e encerramento às 21h
19 de outubro – 8h (credenciamento)

Pinda recebe curso gratuito de soldagem

Pindamonhangaba recebe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, a unidade móvel de Soldagem do Programa Via Rápida Emprego. A carreta estará na cidade no dia 23 de outubro, mas as inscrições serão realizadas somente nesta quinta-feira (18), das 9 às 15 horas, no PAT (Av. Albuquerque Lins, 138, São Benedito).

Estão sendo oferecidas 60 vagas para moradores de Pindamonhangaba e os interessados devem fazer sua inscrição apresentando RG, CPF, PIS (Cartão Cidadão ou Rescisão de Contrato) e comprovante de endereço.

Sobre a Carreta e o Curso de Soldagem

Com área interna de aproximadamente 60 m², o veículo funciona como sala de aula e laboratório de qualificação profissional. A carreta tem capacidade para atender até 20 alunos por turma, em três períodos cada. A estrutura é equipada com painel simulador, ferramentas de solda e dez cabines que auxiliam na realização de aulas práticas. O ambiente é similar ao encontrado pelos profissionais que atuam na indústria. A unidade ficará instalada na Fatec de Pindamonhangaba, na Rodovia Abel Fabrício Dias, 4010, Água Preta.

Sobre o Via Rápida Emprego

O Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

 

Ação em SJC conscientiza crianças sobre o uso correto de escadas rolantes e elevadores

A criança é criativa por natureza, adora inventar brincadeiras alternativas e consegue transformar quase tudo em brinquedo. Mesmo em locais onde a diversão é garantida, como nos shopping centers, é muito comum ver a criançada fazendo estripulias nos corredores e, principalmente, utilizando as escadas rolantes e os elevadores como se fossem brinquedos. 

Quem já não presenciou uma criança querendo andar no sentido contrário da escada rolante ou subir e descer várias vezes no elevador panorâmico só para ter a sensação que está viajando numa espaçonave? Às vezes apertam vários botões do elevador de uma só vez, fazendo-o parar em todos os andares e acham que o corrimão da escada rolante é um escorregador. Mas aí é que está o perigo, pois usar esses equipamentos da maneira errada coloca em risco a segurança da garotada.

Para orientar as crianças de 6 a 12 anos e conscientizar os pais e responsáveis sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, 29 shopping centers, em 11 estados, e 23 cidades do Brasil vão receber no dia 20 de outubro, a ação Faça a Coisa Certa. 

Em São José dos Campos (SP), a ação será realizada no CenterVale Shopping, das 14h às 18h, e no Vale Sul Shopping, das 15h às 18h. 

Conscientização

Idealizada pela thyssenkrupp Elevadores, líder mundial em desenvolvimento tecnológico para mobilidade urbana, a Faça a Coisa Certa acontece todos os anos, sempre no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, e já integra o calendário anual de eventos de muitos shoppings do país. Nos últimos seis anos, mais de 190 mil crianças foram impactadas com a ação. 

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre o uso correto dos equipamentos que estão presentes no dia a dia das crianças, chamando a atenção dos pais, avós e demais responsáveis. Acreditamos que por meio da informação correta podemos contribuir com a conscientização em prol de atitudes seguras, visando o bem-estar das vidas que transportamos”, afirma Paulo Manfroi, Vice-presidente de Serviços da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para a América Latina.

Game e gibi

Em formato de blitz, equipes da empresa estarão a postos nos shoppings, próximas das escadas rolantes ou dos elevadores, para passar informações sobre medidas de utilização segura desses equipamentos para prevenir acidentes. Além das orientações, as crianças vão poder levar para casa o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança” que será distribuído durante a ação nos shoppings.

E para a criançada poder aprender se divertindo em qualquer lugar, foi criado um game educativo para baixar no celular, disponível nas versões iOS e Android. A partir de um tutor e dos personagens Super Zero e Segurita, o game possibilita a imersão em um conteúdo sério de forma lúdica e interativa, buscando atrair a atenção dos pequenos para as dicas de segurança.

Outros materiais também foram criados para auxiliar no processo educativo, como os vídeos que ensinam a usar corretamente o elevador e a escada rolante e que podem ser acessados pelo Youtube.

Para acessar os materiais da Faça a Coisa Certa basta clicar nos links:

Gibi: http://www.thyssenkruppelevadores.com.br/pt-BR/downloads/download/178/

Vídeos: https://youtu.be/fzjSWeGicn8

Prevenção

Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes. Todos os anos, 3,7 mil crianças morrem e 113 mil são hospitalizadas por esse motivo. Porém, 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, que podem ser aplicadas em situações específicas nos ambientes domésticos e nos ambientes externos, como parques.

Mas seja qual for a situação é importante que um adulto sempre acompanhe a criança, que os espaços para o público infantil sejam adaptados; que hábitos inseguros sejam inibidos por meio de leis e fiscalizações; e que as políticas públicas em prol da prevenção sejam colocadas em prática.

No caso específico dos elevadores, em algumas cidades, crianças menores de 10 anos só podem usar os equipamentos se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais. Para escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados, para chamar a atenção da população. Adesivos fixados próximos às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas, como transportar bebê no carrinho.

SERVIÇO: AÇÂO FAÇA A COISA CERTA

 

CenterVale Shopping

Data: 20 de outubro, sábado

Horário: das 15h às 18h

Local: Piso Dutra ao lado da escada rolante

Endereço: Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403 - Jardim Oswaldo Cruz, São José dos Campos (SP)

 

Vale Sul Shopping

Data: 20 de outubro, sábado

Horário: das 15h às 18h

Local: No subsolo, próximo às escadas rolantes e ao elevador

Endereço: Av. Andrômeda, 227 - Jardim Satélite, São José dos Campos (SP)

Museu das Invenções em São Paulo é destino indispensável no mês das crianças

A Inventolândia é o museu do futuro. O futuro porque se trata da ciência e é por ela que podemos transformar as dificuldades em facilidades, tratar com praticidade. É o único da América Latina, igual não tem e o mais importante está na valorização dos inventores brasileiros: o que contribui com o desenvolvimento tecnológico do nosso país e tudo isso podemos observar no museu de modo interativo e divertido.

É fato que as crianças são curiosas e sem sombra de dúvidas querem ter a experiência de uma viagem às invenções mais criativas em um dos lugares mais fantásticos que se pode conhecer. O Museu das Invenções, aguça a curiosidade de todos, desde crianças até idosos, por ter um acervo com mais de 300 invenções de diferentes categorias: pets, sustentáveis, automobilístico, construção civil, jogos, música e, sem deixar de lado, as invenções malucas de Kenji Kawakami. O acervo da Inventolândia é marcado pelo inesperado, pela criatividade, pelas ideias mais inusitadas e inovadoras dos nossos inventores brasileiros, como por exemplo, a Boia Espaguete, a Calculadora Científica, a Maca para Animais e a Cama F1.

O museu possui dois andares repletos de objetos em exposição, os quais podem ser tocados e experimentados pelos visitantes, a visita é monitorada oferecendo orientação e retirando todas as dúvidas sobre a importância da invenção.

Um bom exemplo é considerar a grande importância de se observar as invenções criadas pensando no desenvolvimento sustentável, se valendo da reciclagem e da reutilização de materiais específicos como o papelão, o plástico, o papel, a madeira. Como se pensar em novos produtos que facilitam o nosso dia-a-dia e que de alguma forma também sejam simples? Por que se importar com a sustentabilidade? Inventar é a capacidade de observar um problema e solucionar com criatividade, é aprimorar aquilo que se tem, é saber utilizar a sua dúvida, é tentar, é falhar, conseguir e tudo isso são marca registrada dos pequenos inventores que nos visitam.

Achou interessante? Isso não é nem a ponta do Iceberg. Venha nos conhecer e ter essa experiência diferenciada com as crianças, a Inventolândia é uma das melhores opções de lazer turístico nas férias, ainda mais porque também é um dos únicos museus que estão abertos de segunda-feira. Quer ter um passeio cultural com a família e não sabe aonde ir? Visite o Museu das Invenções.

Endereço: Rua Doutor Homem de Melo, 1109 – Perdizes, São Paulo.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira das 10h às 17h (exceto feriados).

Entrada: R$15,00.

Crianças menores de 5 anos, homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos possuem gratuidade. Para grupos acima de 4 pessoas, não há isenção de valor do ingresso por faixa etária.

Sesc Taubaté realiza seminário para educadores e profissionais da educação

O Sesc Taubaté oferece nos dias 24 e 25 o seminário, destinado para educadores e profissionais da educação, Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento Integral. A programação envolve debates e diversas vivências espalhadas pelo dia.

O seminário propõe um espaço para reflexão acerca da educação atualmente, por meio do encontro e diálogo entre renomados profissionais da educação, educadores do ensino público de Taubaté e região, além de estudantes de pedagogia e público interessado.

Com atividades teóricas e práticas, todos terão contato com práticas pedagógicas que se preocupam não apenas em transmitir conhecimentos, mas desenvolver habilidades para a vida, contribuindo para a formação cidadã crítica e ética. As vagas são limitadas. As vivências têm inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

No dia 24, às 19h30, acontece a Mesa De Debate – Educação Integral: Conceitos, Tempos E Espaços, Direitos À Educação De Qualidade, com Marcos Garcia Neira (diretor da Faculdade de Educação da USP); Pilar Lacerda (diretora da Fundação SM Brasil); Ana Beatriz Goulart (ex Secretária Adjunta de Educação de Nova Iguaçu). Mediação: Maria Augusta Araujo (assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP).

Nessa mesa serão abordadas diferentes perspectivas da educação para a formação integral do cidadão, de forma a adquirir não somente conhecimentos, mas habilidades para a vida, sua autonomia, participação na sociedade, escolhas, formação crítica e ética. Para participar o interessado deve retirar o convite gratuitamente com 1h de antecedência no local, as vagas são limitadas.

No dia 25 acontecem quatro vivências em dois períodos do dia. Todas elas vão acontecer na parte da manhã, das 9h às 12h e na parte da tarde, das 14h às 17h. Nelas os participantes conhecerão o trabalho de educação infantil, educação do ensino fundamental e médio e educação não-formal de quatro instituições que têm como base a formação integral do cidadão. Cada instituição apresentará sua história, o trabalho desenvolvido, as dificuldades enfrentadas e realizará uma atividade prática com os participantes.

A EMEI Gabriel Prestes, está localizada em uma das principais vias urbanas de São Paulo: a Rua da Consolação. Seus gestores entendem que o principal mote é o brincar e a valorização das culturas e saberes infantis. A principal ferramenta educativa da escola é a roda de conversa, contribuindo o empoderamento de sua comunidade, professores, alunos e familiares.

Nessa vivência com a Dra. Valquiria Lima de Souza (pedagoga pela Faculdade Paulista São José e professora de Educação Infantil e Fundamental I) e Vanessa de Oliveira Santos (formada em magistério pela CEFAM São Miguel Paulista e em Pedagogia (USP), pós-graduada em gestão escolar pelo Centro Universitário SENAC e professora da rede pública de ensino), vão falar sobre as práticas dessa escola e como essa metodologia ajuda o desenvolvimento dos alunos.

Em outra vivência será apresentado o Projeto Âncora, com João Paulo Santa Barbara (tutor da Escola Projeto Âncora, licenciado em Educação Física, membro e produtor do grupo Dagbá Ijó) e Clara Machline (tutora da Escola Projeto Âncora, graduada em Geografia). Em 2012, o Projeto Âncora inaugurou sua escola de ensino fundamental com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte (Portugal), implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais: as Comunidades de Aprendizagem. Assim, engloba o desenvolvimento social, a aprendizagem escolar básica e construção de cidadãos conscientes de suas capacidades, para coletivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável.

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo está situado na zona sul da cidade de São Paulo e é um espaço acolhedor e permanentemente de portas abertas para toda a comunidade. A escola surgiu com a proposta de atender alunos excluídos da educação. Por meio da educação participativa, acolhe um público bastante diverso: adultos, jovens e alunos em inclusão. Nessa vivência, com os educadores do CIEJA Campo Limpo, vão contar sobre a realidade do centro e como essa proposta é desenvolvida e quais os desafios que são enfrentados.

Em outra atividade será abordado o Projeto Curumim, com Clarisse Moreira Montuori Martins (supervisora do Programa Curumim do Sesc SP, Graduada em Esporte pela USP e Pós graduada em Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras), Amanda da Silva Ferraz (instrutora infanto-juvenil do Programa Curumim do Sesc SP, licenciada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia e Diego Silvestre dos Santos (instrutora infanto-juvenil do Programa Curumim do Sesc SP, formado em Educação Física pelo Mackenzie). Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, o Programa Curumim desenvolve a educação não-formal por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas, visando a contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e do respeito pelo próximo.

No dia 25/10, os inscritos devem retirar o material para as vivências com 1 hora de antecedência do início da atividade.

Taubaté tem programação especial no “Dia das Crianças”

A Prefeitura de Taubaté preparou esta semana uma programação especial para a criançada no Parque do Itaim, Sedes e Sítio do Picapau Amarelo.

No Parque do Itaim, a programação teve início na terça-feira e vai até domingo, dia 14 de outubro, com as brincadeiras com os personagens de Lobato, apresentações de teatro, oficinas pedagógicas de porta treco e pintura (materiais reciclados). O Parque do Itaim fica na avenida São Pedro, 2.000, no bairro Jardim América.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté promove na sexta-feira, das 9h às 13h, diversas atividades de recreação no Sedes, como futebol de botão, cama elástica, pebolim, taco, xadrez gigante, jogos de mesa, gincanas e ritmos, para a diversão de todos os presentes. O Sedes fica na Av. Dr. Benedito Elias de Souza, Jardim Jaraguá, Taubaté-SP.

E no Sítio do Picapau Amarelo as crianças também poderão se divertir na sexta-feira durante todo o dia, com apresentações teatrais e musicais, oficinas artísticas e fazer fotos com os personagens de Monteiro Lobato.

Confira a programação do Sítio do Picapau Amarelo:

10h às 11h30: apresentação do cantor Peu Júnior
10h às 12h e das 14h às 17h: oficina de máscara da Emília e do Visconde de Sabugosa, com Amanda Cardoso
10h, 11h, 15h e 16h: Teatro “O mundo do faz de conta”
14h: Companhia Doutores de Cristo
14h às 16h: oficina de bola de bexiga, com Magali e cia.

O Sítio do Picapau Amarelo fica à avenida Monteiro Lobato, s/nº, no bairro Chácara do Visconde.

 

Festipoema é atração no fim de semana em Pindamonhangaba

O 12º Festival de Poemas de Pindamonhangaba – Festipoema – realiza, neste fim de semana, as apresentações e premiação dos poemas que se destacaram na edição deste ano do evento. A realização é da parceria entre o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Pindamonhangaba, da Academia Pindamonhangabense de Letras e do Conselho Municipal de Cultura – Cadeira de Audiovisual.

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Cultura, a edição de 2018 contou com mais de 500 inscritos de 25 estados do país e o Distrito Federal. O objetivo do Festipoema é estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, assim como incentivar a arte da interpretação da poesia e estimular no público o interesse pelas manifestações artísticas.

As apresentações dos selecionados serão realizadas no Teatro Galpão, no sábado (13) e domingo (14), às 20 horas. A entrada é gratuita.

Sesc Taubaté oferece programação especial no Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, o Sesc Taubaté preparou uma programação voltada para as crianças! Às 10h começam as atividades, com gincana, oficinas, espetáculo circense, shows e vivências.

Na parte da manhã, às 10h, acontece a gincana Deu a Louca no Sítio. Atividade lúdica envolve teatro interativo com um jogo de caça ao tesouro. Para encontrar as pistas a equipe deve se deslocar pelo Sesc e cumprir os desafios propostos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência, vagas limitadas.

Às 11h, é hora do show Meu Pequeno Coração Caipira, com o grupo Caipirinhas e Caipirinhos. O grupo celebra a cultura tradicional caipira por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava línguas, em uma apresentação repleta de humor e poesia, propiciando momentos de encantamento e brasilidade. O espetáculo é concebido para o público infantil, mas indicado para todas as idades, evocando a memória afetiva dos mais velhos. Formado por Giba Pedroza (voz e contação de histórias), Paulo Bira (baixo, violão e voz), Susana Salles (voz e violão), Simone Julian (sopros e voz), Cris Miguel (percussão, voz e sanfona) e André Bedurê (baixo e voz).

Já, às 12h30, oficina Boneco de Corda, onde as crianças irão aprender a criar o seu boneco utilizando cordas e lãs coloridas. Menores de 7 anos somente acompanhado de responsável. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Na parte da tarde, às 13h, ocorre a vivência de Bumerangue. Entre no mundo dos bumerangues, aprendendo técnicas para arremesso e pegada.

Mais tarde, às 14h30, começa a instalação Câmara Escura. Uma grande caixa com um pequeno orifício em um dos seus lados. A luz que entra por este pequeno buraco é projetada na face oposta, sendo assim reproduzida a paisagem externa. A câmara escura foi a primeira grande descoberta da fotografia.

Às 15h, acontece a oficina de Confecção De Zootrópio. O zootrópio é uma máquina criada no século XIX composta por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente. Foi um jogo muito popular em sua época e um dos avanços da óptica até a aparição do cinema, na primeira metade do século XIX. Quando o cinema de fato chegou, cinquenta anos depois, a cultura da ilusão do movimento criada por dispositivos científicotecnológicos já estava firmada.

No mesmo horário acontece a exibição de Curtas da Pixar. Uma seleção de premiados curtas de animação realizados pelo estúdio Pixar, atualmente parte da Walt Disney Pictures. Serão exibidos curtas com personagens conhecidos do estúdio, como Ataque do Zezé e O novo carro do Mike, e também filmes com histórias originais, incluindo produções do início da Pixar, como Luxo Jr., O sonho de Red e As aventuras de André e Wally B.

Às 16h, o espetáculo Zarak Show, com o Circo Dux, vai divertir o público com números de mágica, blefes circenses e malabares em uma comédia rasgada e criativa que emociona ao revelar a importância da arte, da perseverança e do amor na trajetória dos seus personagens. Os atores Lucas Moreira e Fabrício Dorneles dão vida a Darius Kidrik e Ygor, irmãos gêmeos idênticos e siameses que recebem do Vovô Kabum, o melhor homem bala do mundo, uma importante missão: realizar a turnê mundial do Zarak Show.

Já, ás 17h, os animais invadem o Sesc Taubaté na Vivência Conhecendo o Mundo Animal, com o biólogo André Buriki. André vai contar sobre os hábitos dos animais, biologia, curiosidades, mitos, lendas e histórias sobre animais. Além de ensinar sobre a preservação da fauna e flora. O público poderá ter contato com bichos como aranhas, serpentes, lagartos, corujas e morcegos, animais que frequentemente visitam as nossas casas e será estimulado a um convívio saudável com estes animais.

Prefeitura de Pindamonhangaba prepara recreação para o Dia das Crianças

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizará duas festas em comemoração ao Dia da Criança. No dia 12 de outubro, será no CE “João do Pulo” e, no dia 21, no CE Zito.

Para a celebração do Dia das Crianças, a Semelp irá abrir os centros esportivos, das 14 às 18 horas, para ações recreativas e esportivas como: mini vôlei, futebol, tênis de mesa, oficina de pipas, jogos de mesa, modelagem de balão, zumba kids, brincadeiras tradicionais, unhas artísticas, maquiagem no rosto, brinquedos infláveis e piscina. Para a utilização da piscina é necessário que menores de 7 anos estejam acompanhados pelo responsável maior de idade; a piscina poderá ser utilizada por aqueles que tenham até 14 anos e que esteja vestindo roupas próprias para água, como maiô, biquíni, top e shorts ou shorts tactel. Às 16 horas, haverá a apresentação da peça teatral “Todos contra o aedes aegypti”.

“Estamos felizes em realizar mais uma edição do dia das crianças, evento tão tradicional na cidade, resgatado em 2017 e muito esperado pelas famílias. Espero que todos se divirtam e aproveitem bastante”, afirma o secretário de Esportes, prof. Everton Chinaqui.

Go to top