Núcleo Pinda Educa Mais abre pré-matrícula para oficinas a alunos da rede municipal

O Núcleo Avançado Pinda Educa Mais está com pré-matrícula aberta para oficinas em “Educomunicação” aos alunos do 1º ao 5º ano, matriculados na Rede Municipal de Ensino, escolas do polo centro: André Franco Montoro, Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, Gilda Piorini Molica, Isabel do Carmo Nogueira, Maria Aparecida Camargo de Souza, Maria Madureira Salgado, Orlando Pires e Paulo Freire. Em breve, oficinas disponíveis em outros polos da cidade.
O Projeto oferece oficinas de: Jornal Digital, Libras, Braille, Fotografia, Rádio e Podcast, Fanzine e e-zine, e Animação. Todas no contraturno escolar.
O link de inscrição é: https://www.educapindamonhangaba.com.br/ .Para realizar a pré-inscrição é necessário o comprovante de matrícula da escola. As aulas terão início no dia 26 de fevereiro.
O Núcleo Avançado Pinda Educa Mais fica na rua Senador Dino Bueno, 119, centro.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “é preciso ofertar aos alunos oportunidades de trabalhar as diferentes linguagens, como a tecnológica. Aprender a fazer e refletir sobre a importância de produção de conteúdos digitais que promovam a difusão de informações fidedignas e desenvolvimento da criticidade, que auxiliará no desenvolvimento do estudante em todos os aspectos”.

Cerca de 15 mil estudantes voltam às aulas em Pinda

Cerca de 15 mil estudantes voltam às aulas em Pinda

Os alunos da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba iniciaram o ano letivo de 2024 com o retorno às aulas na segunda-feira (5). Este ano são 14.990 estudantes divididos em 23 CMEIs e 41 escolas.
As unidades prepararam atividades especiais e painéis de boas-vindas. De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, cada unidade teve a liberdade de criar sua recepção. Algumas utilizaram cartazes, outras faixas, quadros, além de ações diversificadas no pátio da unidade ou em sala de aula.
“É um momento muito especial para os alunos e para as equipes escolares, porque marca o início de um novo ano, um novo ciclo. Desta forma, a Secretaria de Educação incentiva as unidades a desenvolveram a iniciativa que acharem mais adequada de acordo com o perfil dos alunos e dos profissionais”, declarou.

Pinda disponibiliza lista de alunos por sala para o retorno às aulas

Pinda disponibiliza lista de alunos por sala para o retorno às aulas

Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, deu um passo significativo para facilitar o retorno às aulas dos alunos da rede municipal. Agora os pais e alunos podem acessar a lista piloto das escolas municipais no site oficial do município. Essa medida visa oferecer mais transparência e praticidade, permitindo que famílias saibam exatamente em qual sala e período os estudantes irão frequentar.
Neste ano de 2024, o número total de matriculas foram 14.931, sendo 5.910 alunos matriculados na Creche e 9021 no Ensino Fundamental, matriculados em 64 unidades de ensino, números que refletem o empenho da cidade em proporcionar educação de qualidade.
O retorno para as salas de aula está marcado para a próxima segunda-feira (5), e a secretária de Educação, Luciana Ferreira, assegurou que todos encontrarão ambientes propícios e acolhedores ao retorno. “Durante o período de férias escolares, a administração municipal concentrou esforços em melhorias estruturais nas escolas que tiveram início em dezembro e acontecerão no decorrer do ano, visando aprimorar ainda mais os serviços oferecidos à população”, afirmou a secretária. “Além disso, os profissionais da educação já estão engajados no planejamento das atividades do ano, debatendo temas e seguindo as diretrizes do Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Educação”, finalizou a secretária.

Bibliotecas municipais de Pinda recebem doação de 250 livros

Bibliotecas municipais de Pinda recebem doação de 250 livros

As bibliotecas públicas de Pindamonhangaba receberam, esta semana, uma doação de 250 livros, através do Edital do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo. Esses livros, abrangendo temas como quadrinhos e literatura infantil e juvenil, estarão disponíveis para empréstimo na segunda quinzena de fevereiro.

A gestora das bibliotecas, Rosilene Cardoso, expressou gratidão e reconheceu o esforço de sua equipe com a promoção da cultura e educação. "A partir da próxima semana, os leitores estão convidados a explorar as novas obras e desfrutar do mundo de possibilidades que a leitura oferece, tudo isso graças ao apoio do Governo Estadual e ao compromisso contínuo das equipes das bibliotecas com a promoção da cultura e da educação", disse a gestora

Com essa nova adição, as bibliotecas municipais se fortalecem como centros culturais e educacionais, oferecendo recursos valiosos para o enriquecimento intelectual e o lazer da população de Pindamonhangaba.

Fim de novo ensino médio deve ser proposto por conferência da educação

O documento final da Conferência Nacional da Educação, que deve ser entregue ao ministro Camilo Santana, da Educação, na segunda semana de fevereiro, vai propor a revogação do novo ensino médio. A informação é do coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE), Heleno Araújo. Além disso, conforme explica, são necessárias ações de combate às desigualdades com financiamento da educação e pelo menos 10% do PIB brasileiro para a área. O documento, segundo o governo federal, deve orientar o projeto de lei para um Plano Nacional da Educação nos próximos 10 anos.

“A tendência do documento final é trabalhar uma visão sistêmica da educação brasileira com estratégias, propostas e metas, pensando da creche à pós-graduação. Revogar o novo ensino médio faz parte desse processo, que apenas atua em uma etapa, sem preparar uma formação integral e humana para o conjunto da educação em nosso país”, explicou o professor, que atua na educação básica em Pernambuco.

Ele exemplificou que as desigualdades de acesso fazem com que 2 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão sem acesso à escola, além dos 74 milhões que não concluíram a educação básica. “Há 40 milhões de matrículas e temos 76 milhões de fora, ou seja, quase o dobro do que nós temos de pessoas na escola. É preciso garantir que as pessoas acima de 18 anos possam voltar para a escola.”

Para sair do papel

O coordenador do FNE afirma que o documento pedirá planejamento e continuidade da aplicação das políticas educacionais, independentemente de quem está na gestão de um município. “A legislação brasileira prevê a obrigação de todas as pessoas dos 4 aos 17 anos estarem na escola”. Ele explica que o novo plano de educação precisa sair do papel e ser viável.

Araújo acrescentou que o documento deve defender a efetividade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para que os municípios alcancem objetivos e metas para receber repasses da União. “Há, por exemplo, muitos professores temporários. É necessário ter metas para estimular que municípios e estados cumpram as estratégias e que haja continuidade e segurança para quem trabalha com educação pública".

Recursos

O documento, afirma Heleno Araújo, deve defender recursos equivalentes a 10% do PIB - Produto Interno Bruto - (representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, como uma cidade, estado ou país brasileiro) para a educação.  “É necessário ampliar o investimento para atender à demanda. No atual plano de educação, se colocava no ano de 2020 chegar a 7% do PIB. Em 2022, era só 5%. Em 2014, era 6%. Houve um retrocesso. Por isso, a conferência pretende apresentar estratégias e fontes para buscar essas fontes de financiamento para poder garantir esse crescimento.”

Educação integral

Outro ponto a ser trazido no documento é a defesa da educação integral na rede pública. Ele explica que a defesa não é a obrigatoriedade do estudante ficar o dia todo na escola, mas que contemple um currículo em que existam disciplinas a serem desenvolvidas além dos muros da escola.

“O teatro municipal, o coreto, o ginásio … tudo são instrumentos públicos que podem ser integrados no currículo escolar, na perspectiva da cultura e do esporte, por exemplo”.

Profissional

Outra proposta que deve sair do documento é triplicar o número de matrículas para educação profissional. “Defendemos que seja feita pelos institutos federais como referência, mas também as escolas de ensino médio. Eu sou lá de Pernambuco, por exemplo. Os alunos podem ter um foco na escola de ensino médio na perspectiva de atuar com turismo, o que contemplaria  aulas de idiomas.”

Segundo o coordenador do FNE, a expectativa é que o governo federal apresente o projeto de lei do novo plano de educação até o final de março a fim de que o Congresso possa discutir e votar ainda no primeiro semestre.

 

Foto: © Andre Borges/Agência Brasília
Agência Brasil

 Juca Varella/Agência Brasil

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira (31)


O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Foto: © Juca Varella/Agência Brasil
Agência Brasil

Prorrogação do "Educa Mais Pinda" beneficia aspirantes ao Ensino Superior

Prorrogação do "Educa Mais Pinda" beneficia aspirantes ao Ensino Superior


O programa "Educa Mais Pinda", promovido pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, teve sua data de inscrição prorrogada. Agora, conforme o edital, os interessados têm até o dia 2 de fevereiro para se inscreverem. O "Educa Mais Pinda" oferece bolsas de estudo integrais
em diversas áreas de formação, incluindo licenciaturas, cursos de tecnologia e bacharelados nas ciências exatas, humanas e biológicas. Essa extensão no prazo de inscrição vem como uma oportunidade de ouro para aqueles que ainda não se inscreveram.
Para os interessados, o processo de inscrição é simples e acessível. É possível se inscrever online, através do site https://pindamonhangaba.1doc.com.br ou pelo aplicativo 1doc. Além disso, a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos está pronta para oferecer assistência pessoal para quem enfrenta dificuldades com o processo de inscrição, assegurando que nenhuma pessoa elegível perca esta chance.
Os critérios para concorrer às bolsas são claros: os candidatos devem ser moradores de Pindamonhangaba há pelo menos 48 meses e ter uma renda familiar bruta per capita de no máximo um salário mínimo. A seleção será realizada com base em uma análise social e avaliação de critérios acadêmicos e socioeconômicos, com os resultados sendo divulgados no Jornal Tribuna do Norte e no site oficial da prefeitura em 29 de fevereiro de 2024.
O Secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, reforçou a importância desse projeto, mencionando que ele "representa um avanço significativo na educação de Pindamonhangaba, abrindo portas para que mais cidadãos possam ter acesso ao ensino superior". A Diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti, acrescentou que “o programa não só beneficia os indivíduos e suas famílias, mas também impulsiona o desenvolvimento social e econômico da cidade”.
A prorrogação das inscrições para o Educa Mais Pinda é uma ótima chance para os moradores de Pindamonhangaba que buscam crescimento pessoal e profissional através da educação. Este programa representa um passo significativo em direção a um futuro mais educado e próspero para a cidade.

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Pinda abre inscrições de bolsas de estudos integrais para o Ensino Superior

Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher Família e Direitos Humanos, anunciou a abertura das inscrições para o programa 'Educa Mais Pinda', que oferece bolsas de estudo integrais para cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelado nas áreas de exatas, humanas e biológicas.
As bolsas abrangem cursos presenciais, semipresenciais e à distância, desde que ministrados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estarão disponíveis de 22 a 26 de janeiro de 2024, pelo site em https://pindamonhangaba.1doc.com.br ou pelo aplicativo 1doc.
Para concorrer às bolsas, os interessados devem atender a alguns critérios, como ser residente em Pindamonhangaba há pelo menos 48 meses e pertencer a um núcleo familiar com renda bruta per capita de até um salário mínimo.
A seleção dos candidatos incluirá uma triagem social e a avaliação de critérios acadêmicos e socioeconômicos. Os resultados serão divulgados no Jornal Tribuna do Norte e no site oficial da prefeitura em 09 de fevereiro de 2024.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, enfatizou a importância do programa, destacando que "representa um avanço significativo para a educação em Pindamonhangaba, oferecendo oportunidades para que mais cidadãos possam alcançar o Ensino Superior."
A diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti, ressaltou que a iniciativa não apenas beneficia os indivíduos e suas famílias, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico da cidade. A Secretaria está disponível para tirar dúvidas e auxiliar no cadastro para concorrer à bolsa.

Foot: © Alexandre Campbell/Direitos reservados Agência Brasil

Norte e Nordeste concentram metade das notas 1 mil na redação do Enem

A região Nordeste foi a região que concentrou o maior número de redações nota 1 mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, 25 dos 60 estudantes que tiraram a nota máxima em todo o país são de estados nordestinos. Somando a região com o Norte do país, com cinco estudantes, ambas têm metade dos estudantes nota 1 mil na prova aplicada no final do ano passado.

No Piauí, estão seis estudantes. O estado, junto com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – cada um também com seis estudantes nota 1 mil –, só é superado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, cada um com sete estudantes. Para o diretor do colégio Equação Certa, em Teresina, Fernando Gomes, o resultado é fantástico. Na escola, estão três estudantes que obtiveram nota máxima. Mas, segundo ele, trata-se do fruto de um trabalho que já vinha sendo realizado com os alunos.

“Para a gente é algo fantástico, nos deixa muito felizes. Mas não é algo novo, é algo que a gente já vem produzindo”, diz, Gomes. A escola já teve outros três alunos nota 1 mil, mas um por ano. Agora foram três juntos. “A gente vinha batendo na trave, muitos alunos tiravam nota 980”. Além disso, ele ressalta a conquista do estado. Com menos estudantes que Rio de Janeiro ou São Paulo, o Piauí teve quase a mesma quantidade de alunos nota 1 mil.

“Se fosse para comparar proporcionalmente, eles teriam que ter 60 notas 1 mil”, calcula o diretor. “Então, proporcionalmente, é um resultado avassalador”, comemora.

Uma das estudantes que obteve a pontuação máxima foi Millena Martins, 19 anos. “A sensação com o resultado do Enem é de muita felicidade e realização por ter alcançado a nota máxima. Tanto minha quanto dos meus amigos e familiares que sempre me apoiaram no processo”, diz a estudante que pretende cursar medicina.

“O meu preparo foi, basicamente, treinar semanalmente, fazendo em média duas redações por semana e corrigindo já na semana seguinte, focando nos erros para que eu pudesse melhorar o mais rápido possível a minha redação e chegar a um texto de excelência”, diz Martins.

 

Foot: © Alexandre Campbell/Direitos reservados

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