Secretaria de Habitação inicia trabalho social no Empreendimento Habitacional Bem Viver

Secretaria de Habitação inicia trabalho social no Empreendimento Habitacional Bem Viver


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, iniciou na quinta-feira, dia 03 de agosto, as atividades do Plano de Desenvolvimento Sócio-Territorial no Empreendimento Habitacional Bem Viver, no bairro Araretama.
O foco é o fortalecimento da participação e da cidadania da população que vive no local, bem como sua inserção nos novos espaços de vivência e integração com as comunidades do entorno e na cidade de forma geral.
Atualmente, são quase 10 mil pessoas que vivem no Bem Viver, sendo 1536 famílias divididas em seis Condomínios. Esse projeto já era esperado por muitos moradores que poderão, a partir de agora, receber atendimentos psicossociais e cursos e capacitações profissionalizantes, dentre tantas outras atividades que serão oferecidas.
De acordo com informações da Secretaria de Habitação, o trabalho será realizado por uma Empresa contratada através de licitação e com recursos do Governo Federal, sendo investidos quase 1 milhão de reais no Projeto pelo período de um ano.
O objetivo principal será promover as ações de caráter informativo, educativo e sócio-organizativo junto aos moradores do Empreendimento, de forma a promover a participação cidadã, favorecer a gestão condominial e a correta apropriação dos espaços coletivos na perspectiva de contribuir para fortalecer a melhoria da qualidade de vida sustentável dessas famílias.
A missão da equipe é trabalhar em Rede e apoiar os moradores, desenvolvendo a organização comunitária, a educação ambiental e patrimonial, o planejamento e a gestão do orçamento familiar, a geração de trabalho e renda, entre outras atividades.
Serão vários profissionais envolvidos em diversas áreas de atuações que irão ofertar atendimentos, capacitações, reuniões comunitárias, articulações com a Rede e principalmente discussões dos problemas cotidianos dos moradores, propondo alternativas e encaminhamentos para demandas individuas e coletivas.
Segundo o prefeito Dr. Isael Domingues, “esse projeto é uma oportunidade importante para os moradores do Bem Viver e já na reunião de abertura foi disponibilizado apoio para as questões trazidas pelos moradores como a reorganização dos espaços públicos e de serviços no Empreendimento. Nessa primeira reunião já conversamos com os moradores e estamos buscando alternativas para os problemas apresentados”.
A proposta da empresa é atender todas as pessoas que tenham interesse em participar ao menos de uma das atividades alcançando quase a totalidade dos moradores através das palestras, reuniões em grupo, atendimentos individuais, cursos de capacitação e geração de renda, bem como vários outros serviços de acordo com o interesse das famílias que vivem no Empreendimento.
A diretora de Habitação, Monique Dias, se comprometeu juntamente a sua equipe social a acompanhar de perto o projeto e já vem trabalhando em parceria com a empresa contratada para oferta de novas possibilidades para que as pessoas que moram nos apartamentos, considerando que as ações visam a integração comunitária e o trabalho em Rede.
No próximo dia 11/08, no período da tarde, será realizado um grande encontro com os moradores para apresentação da equipe técnica do trabalho social, bem como os cursos e serviços disponíveis.
As pessoas que quiserem contribuir através de parcerias com o Projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Habitação pelo Disque Habitação (12) 935005005.

Ler 265 vezes
Entre para postar comentários
Go to top