CEPATAS realiza vacinação antirrábica na Subprefeitura de Moreira César no próximo dia 12

CEPATAS realiza vacinação antirrábica na Subprefeitura de Moreira César no próximo dia 12

Com o novo formato de vacinação de rotina e não mais de campanha, o CEPATAS prossegue com a vacinação antirrábica e levará os serviços para o Distrito de Moreira César. Na próxima quinta-feira (12), das 10h às 15h, os moradores desta região poderão levar seus animais para serem vacinados no pátio da Subprefeitura.
Desde setembro do ano passado, o Centro de Proteção Animal (CEPATAS) da Prefeitura de Pindamonhangaba vem realizando semanalmente a vacinação em cães e gatos. “A partir deste ano, a vacinação não é realizada mais em formato de campanha (uma vez no ano e em vários bairros) e agora passou a ser realizada como vacinação de rotina, sendo realizada qualquer época do ano, todas as terças e quintas-feiras, das 10 às 15 horas”, afirmou a responsável pela unidade, Andrea Louzada.
A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.
Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, podendo ser fatal e causar encefalite (inflamação no cérebro) e evoluir de forma bem rápida.
Somente no ano passado, a Prefeitura realizou a aplicação de quase 500 vacinas antirrábicas. O CEPATAS também coordena o programa de castrações em cães e gatos com o objetivo de evitar crias indesejáveis e posterior abandono e em 2022 foram mais de 2.400 animais castrados.
Outra importante ação da unidade é a adoção responsável que colabora para que o CEPATAS possa receber outros animais vítimas de maus tratos e abandono. Em 2022, com a realização de feiras e eventos foram adotados 142 animais e 14 foram devolvidos aos seus lares.
“A política de apoio às causas animais vem avançando muito nos últimos anos em nossa cidade, mas nossa estrutura, frente à demanda existente, ainda é restrita e por isso não temos condições de recolher animais de ruas. Por isso, pedimos apoio da população que incentive a adoção responsável. Somente assim teremos condições de receber e tratar de mais animais”, afirmou Andréa.

Ler 285 vezes
Entre para postar comentários
Go to top