Pinda conscientiza sobre saúde mental na campanha Setembro Amarelo

Pinda conscientiza sobre saúde mental na campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha "Setembro Amarelo" na última sexta feira (1) com palestras focadas na prevenção ao suicídio. O evento ocorreu na Faculdade Anhanguera e contou com a participação das psicólogas Tabata Santos, que atua no CAPS II do município, e Amanda Moura, de Taubaté.
Durante o evento, Tabata Santos compartilhou informações sobre políticas públicas na área de prevenção ao suicídio, destacando o fluxo municipal para o atendimento em saúde mental. A abordagem visa promover uma mais conscientização sobre a importância de políticas eficazes para apoiar aqueles que enfrentam crises emocionais e necessitam de suporte.
Amanda Moura conduziu uma oficina sobre técnicas de meditação como uma ferramenta para a auto-observação e o cuidado com o bem-estar emocional. Durante a oficina, foram explorados métodos de meditação que auxiliam na gestão de estados emocionais, incluindo ansiedade e sintomas de depressão. Uma dinâmica de meditação com foco no scanner corporal e meditação ativa também foi proposta, proporcionando aos participantes ferramentas práticas para lidar com suas emoções e promover o equilíbrio mental.
“Falar sobre o suicídio ainda é um tabu. Precisamos refletir sobre o tema e sobre as pautas que estão no campo da prevenção, pois pesquisas apontam o quanto abordar o assunto de forma séria é eficaz para cuidar da saúde mental. O suicídio é uma questão de saúde pública e nós temos o dever de discutir cada vez mais para intervir nesses casos, principalmente nas propostas de promoção da saúde mental como um todo”, disse o coordenadordo CAPS II, Jardel Narezi.
O evento também registrou uma significativa participação dos alunos do curso de psicologia, que demonstraram interesse e engajamento nas palestras. A interação ativa dos alunos enriqueceu as discussões e evidenciou a relevância da saúde mental na comunidade acadêmica.

Ler 243 vezes
Entre para postar comentários
Go to top