Coleta de sangue será suspensa no Hemonúcleo

A coleta de sangue será suspensa por pelo menos 90 dias em Taubaté (SP) a partir desta quinta-feira (30). A suspensão acontece no mesmo dia em que se encerra o convênio do Governo do Estado com a Universidade de Campinas (Unicamp), que gerenciava o Hemonúcleo na cidade.

Os doadores foram informados do fim da coleta nesta terça-feira (28) pela página oficial do Hemonúcleo nas redes sociais, horas depois do governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita à região nesta terça (28), afirmar que o centro não será fechado e que não haverá prejuízo para a população.

De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, quatro hemocentros de outras regiões do Estado vão mandar sangue para suprir a necessidade dos pacientes até que o novo hemonúcleo seja aberto.

Segundo a secretaria, a Unicamp deixa de gerenciar o serviço e quem assume é o Hemocentro de Ribeirão Preto, administrado pela Universidade de São Paulo (USP). A unidade precisará mudar para um novo prédio, já que o atual, no Hospital Universitário, será utilizado para abrigar pacientes transferidos do pronto-socorro do município.

A pasta informou que o prédio onde funcionará o hemonúcleo foi definido, porém reformas estão sendo feitas para adequar o edifício. O local não foi informado, mas a previsão é que seja inaugurado daqui a três meses, quando o serviço de coleta de sangue será retomado.

Ler 1738 vezes
Entre para postar comentários
Go to top