Usuários do CRAS Araretama realizam visita ao museu de Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social - Diretoria de Proteção Social Básica e Gestão do Cadastro Único, proporcionou aos usuários do CRAS Araretama uma visita guiada ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina no dia 23 de setembro.
Os passeios externos são realizados com o micro-ônibus adquirido com recursos oriundos do programa federal ‘Auxílio Brasil’ – antigo ‘Bolsa Família’. Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e dos servidores do Museu, os usuários do CRAS Araretama puderam conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.
Após a visita ao museu eles realizam um piquenique no Bosque da Princesa.
Um dos objetivos dos CRAS é fortalecer os vínculos familiares e comunitários. “Ações como essas são de suma importância. Uma oportunidade para ofertar um momento de lazer e conhecimento para a população. Inicialmente nós fizemos com o CRAS Araretama, com famílias atendidas pela Assistência Social de lá, para que pudessem fazer uma visita ao museu e conhecer um pouco sobre a história da cidade, além de todas as inovações e avanços que têm ocorrido na Secretaria de Cultura e Turismo”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.
“Nosso agradecimento à Secretaria de Cultura e Turismo, que proporcionou esse momento para a população. Isso é muito importante para enriquecer o conhecimento, além de ser um passeio extremamente agradável, um momento de lazer. O objetivo do nosso CRAS é fortalecer os vínculos familiares e comunitários com a população e essa atividade ajuda muito neste propósito”, completou a secretária.
Prefeitura de Pinda abre processo seletivo para contratação de 108 vagas em sete empregos temporários
A Prefeitura de Pindamonhangaba abrirá no próximo dia 5 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo para contratação de empregos temporários, que prevê a contratação de 108 vagas em sete empregos. O edital com as informações do processo será publicado nesta quarta-feira (28) no site oficial da Prefeitura e no Jornal Tribuna do Norte (imprensa oficial do município).
As inscrições serão realizadas a partir das 10 horas do próximo dia 5 de outubro e encerram-se às 23h59 do dia 3 de novembro pelo site www.vunesp.com.br, no link “Processo Seletivo”.
Os salários variam de R$ 2.185 a R$ 9.918 e os empregos e quantidade de vagas disponíveis para inscrição são:
Agente Comunitário: 02
Agente de Controle Vetor: 02
Auxiliar de Saúde Bucal: 02
Educador Social: 05
Assistente Social: 01
Médico do Trabalho: 01
Professor Ed. Básica: 91 + 4 vagas PCD
Os valores de inscrição são R$ 67,90 para empregos que exigem nível médio e R$ 98,80 para os que exigem ensino superior. Os empregos são para preenchimento temporário de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.
Isenção
Conforme determina a legislação em vigor, está prevista a possibilidade do candidato solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, o mesmo deverá realizar no site da Vunesp o seu pedido apenas nos dias 5 e 6 de outubro.
Serão contemplados com a isenção os candidatos que comprovarem que sua família está inscrita no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e que seja membro de família baixa renda e também aqueles que são doadores de medula óssea, reconhecido por entidade do Ministério da Saúde.
Informações
O departamento de Recursos Humanos da Prefeitura orienta aos interessados que consultem no edital os requisitos, escolaridade exigida, jornada de trabalho, atribuições do emprego e conteúdo das provas. “Estamos com a expectativa de realizar a prova no próximo dia 11 de dezembro. Ressaltamos que toda informação sobre datas, locais e horário das provas devem ser conferidos no site da Vunesp”, afirmou o diretor Thiago Vieira Carvalho.
Prefeitura de Pinda usa tecnologia para aprimorar aprendizagem de alunos
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, está realizando um trabalho de tecnologia com os alunos do 5º ano da E.M “Profa. Maria Zara Miné Renoldi dos Santos”- Jardim Cristina.
Sob a orientação do professor Germano Rivera, os alunos criam salas em jogos online, praticam xadrez virtual, aprendem digitação, participam de competições online. Enquanto jogam, aprendem sobre os diversos gêneros textuais, usam ferramentas de comunicação e interagem virtualmente com outros colegas. São utilizadas estratégias de ‘gamificação’ para motivar a aprendizagem dos alunos.
“Acho legal usar o Chromebook, porque a gente se diverte e não fica só escrevendo ou copiando da lousa. Os jogos e atividades digitais estimulam a criatividade e ajudam a ter um raciocínio mais rápido. Os alunos com mais dificuldade conseguem fazer as coisas mais rápido no computador do que no caderno”, relata a aluna Ágata Fernanda, do 5º ano A, da escola Maria Zara.
As atividades de produção de texto estão sendo compiladas em um Blog, que está sendo criado pela turma após o estudo do gênero reportagem e servirá para publicar entrevistas sobre a história do bairro onde está situada a escola.
A turma também realiza um projeto de leitura, cujo produto foi a criação de uma biblioteca virtual, na qual os alunos podem reler os livros lidos na sala de aula ou fazer a leitura de outros livros que se interessarem. A biblioteca digital contém obras como: O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint Exupery), O Menino do Dedo Verde (de Maurice Druon), O Menino Maluquinho (do Ziraldo), Chapeuzinhos Coloridos, Zeca Zangado, A chave do Tamanho (de Monteiro Lobato),
O reizinho mandão (de Ruth Rocha), A História da Matemática (do Maurício de Souza), entre outras. No link: https://bit.ly/biblioteca5ano pode ser encontrada a biblioteca virtual.
O professor Germano ressalta que “como professor, nossa tarefa é incentivar os alunos e aproveitar todo este potencial para desenvolver outras habilidades que necessitam de mediação e planejamento especializado. Para isso, realizamos diariamente a leitura de livros e textos de acordo com o gênero textual que estudamos a cada bimestre”.
A diretora da escola, Clarice Dias França Santos, considera muito positivas as práticas educativas que envolvem tecnologias e enfatiza que. “A sociedade atual, cada vez mais, nos impele a adquirir conhecimentos que envolvam as tecnologias digitais e a escola também pode colaborar e oferecer estratégias diferenciadas que preparem os educandos para novos contextos sociais”.
Pinda inicia projeto ‘Qualidade de Vida - Dois Caminhos’ na E.M Ângelo Paz
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, inicia na Rede de Ensino de Pinda, o projeto ‘Qualidade de Vida - Dois Caminhos’.
O Projeto encabeçado pelo Tenente reformado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. Edson Henrique dos Santos, tem como objetivo orientar a equipe escolar, alunos e comunidade, sobre a responsabilidade em suas decisões.
A iniciativa também visa o combate e prevenção a prática do bullying, prevenção às drogas e na orientação e atendimento ao núcleo familiar.
“A escola Dr. Ângelo da Silva Paz é pioneira no projeto que, tudo indica, se espalhará por toda a rede municipal de Pindamonhangaba”, disse o diretor da unidade escolar, Henrique Morais.
Escola Municipal Manoel César Ribeiro realiza projeto de responsabilidade social e cidadania
A Escola Municipal Manoel César Ribeiro, localizada no bairro do Crispim, em Pindamonhangaba, abraça o projeto de responsabilidade social e cidadania dando ênfase neste ano ao tema socioambiental.
O projeto "5 R's: Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recusar e Repensar" tem como objetivo a arrecadação de tampinhas plásticas, as quais serão revertidas para a compra de ração, medicação, consultas e afins para animais abandonados na rua, tendo como parceira a Associação Jaya, localizada em nossa cidade, tendo como responsável a professora aposentada Maria Aparecida de Oliveira, a qual trabalha em prol da causa animal há mais de 15 anos.
No mesmo propósito, dando continuidade ao presente projeto, a escola realiza recolhimento de óleo usado e gordura vegetal por meio de bombonas em parceria com a empresa Recicle Óleo, a qual prima pela realização do descarte correto do óleo, mas também pela compra dos insumos arrecadados, beneficiando na mesma medida a natureza com o descarte correto e à própria comunidade escolar para a qual os recursos serão revertidos.
Segundo a mãe do aluno Gael, do pré 1 D, do Conselho de pais da escola, Maria Helena Almeida Dias, "O projeto tampinhas deixa meu filho Gael muito feliz por poder ajudar os animais abandonados. Nós também estimulamos nossos amigos e terceiros a juntar tampinhas para ajudar a escola nesse propósito".
A diretora da escola, Estela Fortes, acredita que o Projeto além de incentivar as boas práticas ecológicas, fortalece o vínculo com os familiares, aproximando todos da consciência ambiental e do exercício de cidadania. O empenho dos professores e estudantes é tão grande que acaba contagiando toda a comunidade.
O Centro Federal de Pesquisas FISPES-IRC UniFUNVIC Europa é inaugurado em Villa Brasini em Roma
O Centro Internacional de Pesquisa UniFUNVIC Europe, com sede em Bruxelas-Roma-Dubai, criou em colaboração com a Federação Italiana de Esportes Paralímpicos e Experimentais da FISPES (é uma Federação reconhecida pelo Comitê Paralímpico Italiano) um protocolo de colaboração para a pesquisa de lesões musculares indiretas em do esporte, essa colaboração produzirá uma série de informações úteis para melhorar o desempenho atlético e a longevidade esportiva dos atletas paralímpicos.
Na foto, o Ministro do Governo Italiano para a Deficiência S.E. Dra. Erika Stefani, Presidente da FISPES dra. Sandrino Porru e Antonio Imeneo responsáveis pela UniFUNVIC Europa.
‘Conversa Com o Autor’ é atração da biblioteca do Araretama nesta quarta-feira
A Biblioteca Pública Municipal do Araretama recebe, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do projeto “Conversa com o Autor”. Será às 15 horas, com a participação da escritora Rhosana Dalle, que falará um pouco sobre suas experiências.
O projeto desenvolvido pelas Bibliotecas Públicas Municipais, em parceria com a Academia Pindamonhangabense de Letras, teve início dia 8 de abril, e uma vez ao mês leva um escritor em alguma das cinco bibliotecas públicas municipais, para bater um papo com o público. Segundo o gestor de bibliotecas, Mauro Celso Barbosa, “o objetivo do projeto é estreitar o contato público-autor, pois acreditamos que essa aproximação possibilita novas descobertas e desperta um novo olhar para a leitura”. Para ele, “presentificiar a figura do escritor e colocar a escrita num lugar tangível é um bom começo para a apropriação das Letras”, ressalta Mauro.
Escolas interessadas em levar seus alunos para participar dos encontros, devem entrar em contato pelo (12) 3643-2399, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Instagram @bibliotecas_pinda.
Sobre a autora – Rhosana Dalle é arte educadora formada pela FAMUSC hoje FASC, artista cênica e performática, membro titular da Academia Pindamonhangabense de Letras e é Vice-Presidente da entidade. Membro titular do Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba onde também é Vice-Presidente. Autora do livro "O Travesseiro da Mulher Borboleta" de 2013.
Professores da rede municipal de ensino fazem curso de competências socioemocionais
Uma das ações do convênio entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Universidade de São Paulo (USP-EEL), contempla o curso de "Competências Socioemocionais na educação infantil", oferecido aos professores de educação infantil da rede municipal.
O curso teve como objetivo o desenvolvimento socioemocional dos professores, visando compreender, administrar e expressar as emoções, interferindo nos relacionamentos interpessoais e também intrapessoal.
É um processo de aprendizagem no qual o professor aprende a lidar com suas emoções, medos e anseios, a se relacionar com os outros, a lidar com conflitos internos e externos, que afetam tanto a vida pessoal como a profissional.
Ao longo do curso foram abordados temas como emoções, mapa mental, tecnodocência, sincronicidade, lei da atração e microfisioterapia. Oportunizando experiências significativas aos professores, articulando a teoria com a prática, finalizando com oficina relaxante. O curso contou com a contribuição e parceria da professora Dra. Luciana de Lima, professor Dr. Robson C. Loureiro e da Dra. Beatris Carvalho. Em uma ação conjunta com a escola João Ceśario, em que o diretor Edson de Souza Sott já vinha trabalhando com sua equipe de professores, realizou-se em HTPC uma vivência para refletirem sobre o autocuidado e autoconhecimento.
Para Edson, “o trabalho com as emoções na educação abre possibilidades para que os docentes tenham consciência do que eles e seus alunos sentem, como também trabalhem a tolerância, as pressões ou frustrações, que fazem parte do trabalho e do dia a dia em sala de aula. É importante pois desenvolvemos habilidades de trabalho em equipe, o equilíbrio e controle emocional, além de uma melhor tomada de decisões e comprometimento escolar”.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, trabalhar com os conteúdos socioemocionais permite cuidar dos profissionais que acolhem os estudantes. “A saúde mental precisa ser abordada, pois a escola é um espaço de relações. Aprendemos não só com a fala, mas com os olhares, a escuta empática e a observância às atitudes. Mais cursos dessa natureza serão ofertados durante o ano, ampliando para os estudantes e familiares”, finaliza.
Escola municipal “Prof. Lauro Vicente de Azevedo” é homenageada pelos seus 21 anos
Na sexta-feira (13), ocorreu pela manhã uma comemoração pelos 21 anos da escola municipal Professor Lauro Vicente de Azevedo, em homenagem ao patrono da escola. A unidade fica localizada no bairro Cícero Prado.
O evento contou com a presença do subprefeito de Moreira César, Nilson Santos, sua esposa Letícia, e dos filhos do homenageado: Rogério José de Azevedo, Maria Aparecida de Azevedo Daname, Assumpta Maria de Azevedo Rodrigues, Regina Coéle de Azevedo Rodrigues e Terezinha de Jesus Azevedo Cruz.
A escola aproveitou a homenagem ao patrono para homenagear as famílias, pelo dia da família. Os alunos realizaram uma cantoria e uma apresentação de dança em homenagem à data.
“O evento sinalizou, além da celebração do aniversário da escola, da comemoração das práticas exitosas de integração com a comunidade e do trabalho realizado com os estudantes pautado na dedicação, qualificação e acolhimento. A equipe de profissionais é muito comprometida. Parabéns à escola e a comunidade que zelam por uma educação de qualidade”, disse a secretária de Educação, Luciana Ferreira.