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Defesa Civil e Fundo Social de Pinda ajudam famílias de São Sebastião
A Defesa Civil de Pindamonhangaba está integrando a força-tarefa com ações de urgência em São Sebastião, devido às inundações e enchentes que ocorreram na cidade com as fortes chuvas durante o Carnaval.
Nesta quarta-feira (22), equipes da Defesa Civil de Pindamonhangaba e Roseira foram em comboio a São Sebastião para a entrega de água e material doado pelo Fundo Social de Solidariedade, como roupas, cobertores, produtos de limpeza e alimentos. “Além da ajuda humanitária, a equipe de Pinda também está preparada para auxiliar em todas as ações de recuperação do desastre devido às fortes chuvas, enchentes e alagamentos ocorridos no local”, explicou o diretor da Defesa Civil de Pinda, Michel Cassiano.
Fundo Social recebe doações - Para continuar com fornecimento de alimentos e produtos, o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba está recebendo doações em prol de São Sebastião.
A presidente do Fundo Social de Pindamonhangaba, Claudia Domingues, informou que “o objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, roupas de cama, até móveis, geladeira, fogão, porque muitas famílias perderam tudo. Contamos com a solidariedade e apoio da população de Pindamonhangaba, que sempre se mostrou bastante participativa e caridosa com questões sociais”.
Os itens podem ser doados das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas na sede do Fundo Social (rua Deputado Claro César, 53); na Fábrica da Solidariedade (rua Tenente Alexandre Marcondes Monteiro, 432 - Bosque da Princesa); e na Vila dos Afetos (Avenida Senador Teotônio Vilela, Moreira César).
São Sebastião: 7,5 toneladas de doações serão entregues a famílias
O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuem, nesta terça-feira (21), 7,5 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais que castigaram o litoral norte do estado no fim de semana. Os insumos foram recolhidos no primeiro dia de doações da campanha organizada pelo órgão.
A primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, participam da entrega dos alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza para as pessoas desabrigadas e desalojadas no município de São Sebastião.
Além de donativos como alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso, os interessados também podem fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas de São Sebastião, por meio de duas contas do Fundo Social de São Paulo. Saiba mais clicando aqui.
Estradas
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) liberou parcialmente o tráfego em diversos pontos que antes estavam totalmente obstruídos na rodovia Rio-Santos (SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.
Atualmente, as equipes seguem trabalhando para liberar o tráfego na altura da Praia Preta. No restante da via no sentido de São Sebastião, os usuários conseguem seguir com a operação pare e siga. A Rodovia dos Tamoios permanece totalmente liberada ao tráfego.
Neste momento, as seguintes rodovias administradas pelo DER estão com pontos de interdição total e parcial:
Total:
Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego (SP-055)
Km 174+500 – queda de barreira
Parcial:
Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego (SP-055)
Km 061 – queda de barreira;
Km 066 – queda de barreira;
Km 084 – queda de árvore;
Km 87– queda de barreira e árvores;
Km 095 – alagamento;
Km 95 ao 96 – queda de barreira;
Km 116 – queda de barreira;
Km 142 – queda de barreira e árvores;
Km 136 ao 142 – queda de barreira e árvores;
Km 157 ao 162 – queda de barreira;
Km 164 – queda de barreira;
Km 180 – queda de árvore;
Km 188 – erosão.
Mogi-Bertioga (SP-098)
A Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) segue interditada, em razão do rompimento de tubulação, na altura do km 82, em Biritiba Mirim. Também há interdição parcial nos km 90 e 91, devido à queda de barreira; e no Km 87, devido a uma erosão. Nesta terça-feira (21), uma equipe do DER inicia os serviços de recuperação no local. O investimento previsto é de R$ 9,4 milhões e prazo de execução é de até 180 dias.
Segundo informou o governo do estado, será realizada a recuperação completa da pista; novo sistema de drenagem, com escada hidráulica e linha de tubo; novo muro de arrimo; e reforço do muro existente.
Caso necessário o deslocamento, os motoristas devem usar como rotas alternativas as rodovias do Sistema Imigrantes/Anchieta (SP-160 e SP-150). Devido a uma queda de barreira no km 174+500 da SP-055, na Praia do Juqueí, o acesso a uma rota alternativa pela Rodovia dos Tamoios está interditado para quem está entre Bertioga e Juqueí.
Oswaldo Cruz (SP-125): Km 11 – queda de barreira; Km 13 – queda de barreira; Km 58 – queda de barreira.
Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)
Equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) prestam apoio na região. Grupos de trabalho estão nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba para auxiliar no socorro às vítimas.
Rodovias Concessionadas
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) informa que não há interdição nas rodovias estaduais concedidas. As principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo não apresentam congestionamentos na manhã desta terça-feira (21).
Rodovia dos Tamoios – Tráfego normal, sem congestionamentos.
Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) – Tráfego normal, sem congestionamentos. Operação 5×5 permanece nas Rodovias Imigrantes e Anchieta.
Sistema Castello Branco-Raposo Tavares – Tráfego normal, sem congestionamentos.
Sistema Anhanguera-Bandeirantes – Tráfego normal, sem congestionamentos.
Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto – Tráfego normal, sem congestionamentos.
Identificação das vítimas
Até o momento, 40 óbitos foram confirmados, sendo 39 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Sete corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças.
Os trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região. Atualmente, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado.
Atendimento médico
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que 18 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, seis estão em estado grave e 13 estáveis. Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris.
Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no Litoral Norte estão em alerta para receber os possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital também estão aptas a receber os feridos.
A SES acrescenta que, dos 23 pacientes que já passaram pelo HRLN, um não teve a família localizada. Esta paciente, uma mulher de 42 anos, deu entrada nesta madrugada e o serviço social da unidade trabalha para localizá-los.
Além de reforçar o atendimento, a SES-SP encaminhou um conjunto de insumos ao atendimento às vítimas desse desastre. Foram encaminhadas, 36 ampolas de soro antiofídico para cobras, 5 mil frascos de hipoclorito de sódio, 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos.
Abastecimento de água
Os técnicos da Sabesp seguem trabalhando para o restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água no Litoral Norte e Baixada Santista. Em São Sebastião e Ilhabela, 40 caminhões-tanque da companhia realizam o abastecimento emergencial até a regularização total dos sistemas.
Nesta manhã (21), equipes de operação e de manutenção já estão em Boiçucanga para tentar o reparo do sistema de produção de água. Caminhões-tanque também estão a caminho. A produção de água em Maresias já foi retomada e mais de 8 mil imóveis já estão com o abastecimento em recuperação (Maresias e Barra do Una).
Em Caraguatatuba e Ubatuba, os sistemas de abastecimento continuam em processo de recuperação. Ao todo, 104 técnicos da companhia estão empenhados nesse trabalho, com o apoio de caminhões de hidrojateamento e alto vácuo, seis retroescavadeiras e outros veículos.
Previsão do tempo
Segundo os serviços meteorológicos, a terça-feira (21) começa com sol entre nuvens no Litoral Norte e as temperaturas sobem rápido. A partir do final da manhã, áreas de instabilidade se formam e favorecem a formação de nuvens carregadas sobre a região.
No início da tarde voltam as condições para pancadas de chuva, com risco de temporais, raios e até chance de granizo em pontos isolados. Essa situação pode ocorrer de forma intermitente até o início da noite. Diante dos volumes previstos, a orientação para a região do litoral norte é de atenção devido ao solo encharcado e das ocorrências de deslizamentos já verificadas nos últimos dias.
Agência Brasil
Prefeitura recebe visita de pastoras evangélicas
Feste é registrado como primeiro Patrimônio Imaterial de Pindamonhangaba
O Feste – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – é o primeiro registro de Bem Cultural de Natureza Imaterial da cidade. A publicação no diário oficial foi realizada no dia 8 de fevereiro de 2023, retroativa a 19 de dezembro de 2022, data do Decreto 6299.
De acordo com o Decreto, em seu artigo 1º, o Feste foi registrado como “patrimônio imaterial” e instituído como “Patrimônio Cultural de Pindamonhangaba”.
O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma, explicou que em 2021 foi reformulada a lei que normatiza os tombamentos dentro do município. Sendo assim, são realizados tombamento do patrimônio material e registro do patrimônio imaterial, sendo o Feste o primeiro registro.
“A proposta de registrar o Feste foi feita pelo Conselho Municipal de Cultura e acatado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba (CMPHCAAP), que encaminhou para a elaboração desse decreto”, explicou o secretário Alcemir.
A aprovação pelo registro do bem cultural de natureza imaterial foi feita em reunião ordinária do CMPHCAAP, realizada no dia 9 de agosto de 2022, conforme processo nº 004/2022 e laudo elaborado pela comissão constituída pela Resolução nº 02/2022 do Conselho.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wagner Eduardo Conceição Souza, o Feste foi indicado por sua importância para a cultura da cidade não somente em nível municipal como também nacional. “Pesquisamos sobre a existência de outros festivais nacionais com tanto tempo de existência quanto o Feste e descobrimos que o festival de Pindamonhangaba está entre os 10 mais antigos do país”, destacou. “Além disso, consideramos a relevância dele para os artistas da região. A gente percebeu que é um festival que não se resume nas apresentações, mas de muita troca e mobilização dos artistas, e cada vez mais jovens, adultos e famílias têm o Feste como uma tradição no final do ano. É algo que movimenta a cultura da cidade, portanto merecia ser reconhecido como patrimônio imaterial de Pindamonhangaba”, concluiu o presidente do CMC.
Para a presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, Ana Maria Guimarães, o título para o Feste é um belíssimo presente para a cidade. “O feste é um bem cultural de natureza imaterial, ele tem uma história que fundamenta e alicerça esse estudo e se reconhecem os valores que identificam e perpetuam a memória coletiva, então ele é considerado como um referencial de modo de vida e identidade social. É de interesse público seu tombamento e absolutamente relevante e significativa a existência desse festival para a cidade, pois ele marca a história e os hábitos da sociedade pindamonhangabense no século 20 e agora no terceiro milênio”, ponderou. “E como todos nós sabemos da importância desse festival, é de extrema importância o registro de bens culturais e natureza imaterial”, afirmou a presidente.
O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura lembra da importância do registro do Feste. “O registro como patrimônio imaterial demonstra a importância e a necessidade de salvaguarda do Festival", explicou Alcemir Palma.
Patrimônio Imaterial - De acordo com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.
Nesses artigos da Constituição, reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Esta definição está de acordo com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006.
Audiência pública apresenta Plano Diretor de Turismo Revisional
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou dia 13 de fevereiro uma audiência pública para apresentação do Plano Diretor de Turismo Revisional.
O evento foi realizado no auditório do Palacete 10 de Julho e reuniu representantes da própria Secretaria, do Comtur (Conselho de Turismo), empresários do ramo de hotel, restaurantes, profissionais da área, do vereador Carlos Moura Magrão, da assessoria do vereador Julinho Car, dentre outros.
O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, explicou que a audiência apresentou um resumo do Plano Diretor aos presentes, abrindo espaço para discussão, e também mostrou indicadores e pesquisas. “Fizemos um resumo com as principais questões do nosso Plano Diretor, que é muito detalhado, tem mais de 400 páginas, tem um diagnóstico amplo do município e de suas atrações, bem como pesquisa de demanda com indicadores sobre o público, de onde eles vêm, o que gostam, o que indicam, o que gostariam, onde eles ficam, se hospedam, quanto gastam, como gastam, características que definem o perfil do nosso público e mostram caminhos por onde podemos seguir para atrair mais pessoas”, explicou.
Ele avaliou como positiva a audiência e explicou que “o Plano Diretor de Turismo foi instituído por lei em 2018 e prevê revisão a cada três anos. Em 2021, em virtude da pandemia, houve atraso nos trabalhos, mas mesmo assim realizamos mais de 30 reuniões, com grande representatividade de setores da sociedade, da Câmara, por meio da Comissão de Cultura, Turismo e Esporte, do Comtur, que formou uma comissão e nos ajudou a revisar e analisar item por item, bem como representantes de instituições, do comércio, da rede hoteleira, profissionais do ramo de turismo, empresários do setor alimentício e de entretenimento, também tivemos oficinas e muitos debates antes da formatação e ajustes ao Plano, que agora segue para a Câmara de Vereadores”.
OAB e Prefeitura iniciam atendimentos na Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos
A parceria firmada entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - 52ª Subseção - está possibilitando atendimento à população com orientações jurídicas.
Os serviços iniciaram na última semana e vão ocorrer toda quarta-feira, das 9 às 12 horas, na sede da Secretaria (rua Dr. Gustavo de Godoy, 536 – Centro).
O objetivo é dar respaldo aos munícipes que tenham sofrido danos com a violação de seus direitos fundamentais.
O secretário da pasta, João Carlos Salgado, afirmou que “esse serviço de orientação à população é fundamental, pois as pessoas têm sentido proteção e acolhimento e estão satisfeitas com o atendimento dos advogados Pedro Brígido e Angélica Albano, grandes parceiros e acolhedores com toda a demanda”.
O secretário agradeceu ao presidente da OAB, Dr. Antonio Aziz Boulos, “pela iniciativa e por sempre estar disposto a auxiliar as questões do município, principalmente em ações voltadas aos direitos humanos”.
A Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando satélites, drones e sensores para a gestão urbana.
Como município possui grande extensão territorial, é um desafio a realização de monitoramento e gestão das ocorrências. Desta forma, Pindamonhangaba implantou um sistema de geointeligência alimentado por monitoramento trimestral via satélite e drones.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, disse que “a primeira etapa já foi realizada e que a cidade está entrando no segundo clico de monitoramento. Como resultado desse trabalho, são emitidos alertas de desmatamentos, ocupações irregulares e alterações de cursos de água,, podendo ser empregada a tecnologia ou outras ações para novas análises”.
Ele explicou que um drone, homologado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - sobrevoou a cidade e captou imagens para a Prefeitura. “Trata-se do eBee X, um equipamento homologado pela ANAC, grande, de cor preta, que está a trabalho da Prefeitura, fazendo captura de imagens de zoneamento urbano, áreas mais ou menos povoadas, densidade, construções, ocupações irregulares. Não se trata de um drone fazendo vídeos ou fotografias que invadam a privacidade das pessoas. É um equipamento de voo que capta imagens para utilização territorial, geográfica de interesse público, com capacidade para uma vasta cobertura de 10 mil m2, de alta precisão, com com margem de 3 centímetros”.
Ele destacou que “Pindamonhangaba tem avançado a passos largos na implantação de tecnologias, com isso abrindo vantagem na competitividade e atração de investimentos. A tecnologia tem servido para desburocratizar os serviços públicos e reduzir o tempo de resposta às demandas, tornando a municipalidade mais efetiva na solução de problemas”.
Para Danilo, a necessidade de se antecipar, analisando tendências ou oportunidades de crescimento, ajuda a reduzir custos. “A junção da geointeligência com análise de dados traz grandes resultados. Podendo ser aplicado em diversos setores da prefeitura, a Inteligência Artificial analisa o comportamento da cidade, emitindo alertas e com isso reduzindo riscos e custos operacionais em até 15%, conforme comparativo de mercado”, completou Danilo Velloso.
No passado, relatórios e análises demoravam meses, com a Inteligência Artificial esse processo é rápido, barato e acessível.
Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação do Plano Diretor de Turismo Revisional
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 18 horas, uma Audiência Pública para apresentação do Plano Diretor de Turismo Revisional (PDTR) 2022-2025. A ação será realizada no auditório do Palacete 10 de Julho, aberta ao público.
O PDTR estabelece diretrizes e propostas estratégicas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo no Município. A audiência pública de apresentação será realizada de acordo com o Art. 4º da Lei Municipal Complementar nº 59, de 29 de março de 2018.
A Minuta do Projeto de Lei, objeto da audiência pública, está disponível para consulta do site da Prefeitura de Pindamonhangaba, na aba da Secretaria de Cultura e Turismo, ou no link https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_70_0_1_26012023161626.pdf .
O Palacete 10 de Julho fica na Rua Deputado Claro César, 33, centro.
GCM recebe três motos para auxiliar na prevenção e combate à criminalidade
A GCM - Guarda Civil Metropolitana - da Prefeitura de Pindamonhangaba, passou a utilizar três motos na fiscalização e combate à criminalidade. Os equipamentos, em uso desde o início de fevereiro, foram adquiridos por meio de emenda impositiva - sendo duas por indicação da vereadora Regininha e uma pelo vereador GIlson Nagrin no ano de 2022.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, as motos foram adquiridas no fim de 2022 e foram equipadas com acessórios de segurança. “Já estão sendo empregadas em serviços de ronda na região central, parques e áreas isoladas”, disse.
O secretário destacou a versatilidade na utilização das motos. “Com elas, podemos chegam em locais que tínhamos dificuldade com os carros quando perseguíamos suspeitos de motocicleta. Agora, podemos ir até alguns locais de forma mais rápida e evitar fugas. É mais uma passo que damos contra a bandidagem”, explicou o secretário.
O prefeito Dr. Isael Domingues agradeceu aos vereadores pelo auxílio. “As emendas foram fundamentais para a aquisição das motos, que somam a uma já grande infraestrutura da segurança pública da cidade. Obrigado ao Gilson e a Regininha e muito sucesso aos agentes da GCM que estão pilotando as motos. Tenho certeza que os equipamentos ajudam muito na prevenção e combate ao crime e dão mais agilidade às nossas ações, contribuindo com a segurança da população”, afirmou.
Convidada pelo Google, Pindamonhangaba visita sede da Big Tech e expande parceria
A Prefeitura de Pindamonhangaba foi convidada pelo Google para participar do Google Day na sede da empresa - conhecida como Big Tech - em São Paulo, dia 1 de fevereiro. O convite foi feito para a equipe da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, que incluiu representantes de outras pastas, como Planejamento e Obras, Finanças, Desenvolvimento Econômico, Captação de Recursos, e Gabinete.
O Google Day é um evento exclusivo, com demonstrações de tudo o que a empresa tem a oferecer e nesse dia foi possível ter discussões com os especialistas do Google, tirando dúvidas, prospectando treinamentos futuros e ainda visitando o ambiente tão conhecido e falado por todos.
O secretário da pasta, Danilo Velloso, disse que “foram abordados temas de tecnologia e inovação diretos na fonte, ou seja, aprender com quem trabalha lá e tem informações privilegiadas que podem nos ajudar a melhorar ainda mais os resultados de Pindamonhangaba, como otimização avançada dos produtos, Google nos negócios, aplicativos Google, empreendedorismo, maximização do uso das ferramentas já utilizadas pela Prefeitura e estudos de caso”.
Danilo explicou que é intenção é “usar na plenitude as ferramentas disponíveis, fazendo uso de todas as possibilidades já contratadas. Desta forma, devemos evoluir as competências na equipe técnica e expandir aos munícipes, colocando Pindamonhangaba em maior vantagem competitiva”.
Um dos pilares intencionados na visita também foi a criatividade dos escritórios do Google, que pode inspirar ações de planejamento e urbanismo da cidade.
“O escritório da Google é um case de sucesso e inspiração. O foco é projetar prédios públicos e espaços urbanos que contribuam com a tecnologia, facilitando ainda mais a vida do cidadão”, completou a secretária de Planejamento, Marcela Franco.
Também foram observadas ações para melhorar a economia aos cofres públicos e desenvolvimento econômico, contando com a presença do secretário de Finanças e Orçamento, Claudio Fonseca, e da diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Daniela Marcondes.
“Pindamonhangaba tem trilhado um caminho de acelerada adoção de tecnologia e isso tem chamado a atenção das grandes empresas. O convite do Google ratifica isso e queremos aproveitar para que o cidadão seja beneficiado, para que as oportunidades cheguem a todos, melhorando a qualidade de vida e economia de nosso município”, finaliza Danilo Velloso.