Últimas notícias

Prefeitura implanta ciclovia com calçada para garantir segurança na terceira alça da rotatória do Tenda

Prefeitura implanta ciclovia com calçada para garantir segurança na terceira alça da rotatória do Tenda

A Prefeitura de Pindamonhangaba está implantando ciclovia com calçada compartilhada na terceira alça de livre acesso na rotatória do Tenda. O objetivo é permitir a passagem de pessoas e de ciclistas em um espaço seguro e delimitado para esses públicos.
De acordo com o secretário adjunto de Governo e Serviços Públicos, Thiago Gonçalves ‘Magrão’, a etapa deve durar cerca de uma semana. Após este serviço, a Prefeitura vai iniciar a pavimentação da via de passagem de veículos. “O cronograma de obras está dentro do prazo, seguindo todas as normas técnicas e procedimentos de segurança para trabalhadores e para usuários das vias – tanto da Avenida Manoel César Ribeiro quanto do anel viário”.
Ele explicou que, após a pavimentação, a maior parte dos trabalhos ficará sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade e Trânsito. “Inclusive já estão trabalhando na confecção da base de indicação de trânsito, para facilitar o direcionamento dos motoristas”.
O secretário de Mobilidade e Trânsito, José França Vidal Filho, ressaltou que esta terceira alça de livre acesso será para quem vem do centro, pela Manoel César Ribeiro, e seguirá para o Anel Viário, sentido Parque da Cidade/rotatória Anglo e 4 Milhas.
“Tivemos muito sucesso na implantação das alças anteriores, principalmente sentido Santa Cecília/Zona Leste e agora temos os trabalhos em mais uma alça. O objetivo é garantir fluidez do trânsito, evitar congestionamentos, e reduzir o tempo de espera nos semáforos. São ações propostas pelo prefeito Ricardo Piorino para melhorar a mobilidade e o trânsito da nossa cidade, além de garantir a segurança para todos na travessia”, disse o secretário França.

GCM recebe a visita do Projeto Valentr Mirim

GCM recebe a visita do Projeto Valentr Mirim

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba recebeu, no último sábado (9), a visita do Projeto Valente Mirim, formado por cerca de 16 crianças comprometidas com a segurança e o bem-estar da comunidade. A ação proporcionou integração, troca de conhecimentos e experiências práticas sobre o trabalho da corporação.

 

Durante a visita, as crianças conheceram as viaturas da GCM e visitaram o Departamento Rural, onde receberam instruções sobre animais peçonhentos, ministradas pelo GCM França. Em seguida, participaram de uma oficina de primeiros socorros com o GCM Mariano, abordando atendimento de emergências, técnicas de ressuscitação e cuidados básicos.

 

O grupo também passou pelo estande da Patrulha Guardiã Maria da Penha, com orientações dos GCMs Gomes e Bezerra, reforçando a importância da proteção às vítimas de violência doméstica. Na sequência, conheceram os equipamentos utilizados pela corporação, apresentados pelo GCM Marcos.

 

A programação foi encerrada no Canil da GCM, com demonstrações de ataques e obediência conduzidas pelos GCMS Da Silva e Lopes, acompanhados da cadela Ayne e do cão Bolt.

 

O comandante da GCM, Marcelo Minamisako, ressaltou a relevância da iniciativa. “É fundamental que as crianças tenham acesso a informações e experiências práticas que as preparem para o futuro. A GCM de Pindamonhangaba se orgulha de receber essas crianças e compartilhar nossos conhecimentos e experiências”. Afirmou.

 

A atividade fortaleceu a parceria entre a GCM e a comunidade, reafirmando o compromisso da corporação em apoiar ações voltadas à integração e ao desenvolvimento infantil.

Sabesp altera local de atendimento presencial em Pindamonhangaba

Sabesp altera local de atendimento presencial em Pindamonhangaba

A partir desta segunda-feira, dia 11 de agosto de 2025, o atendimento presencial da Sabesp em Pindamonhangaba passará a ser realizado em novo endereço: Rua Capitão Alfredo César, Centro. A mudança faz parte do Plano de Modernização do Atendimento Presencial, que tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços por meio da otimização de recursos, ampliação dos canais digitais, padronização do atendimento e melhoria contínua das opções remotas oferecidas à população.

Para maior comodidade, os clientes também contam com canais digitais e remotos que possibilitam o acesso a serviços, solicitações e informações sem a necessidade de deslocamento. Entre as opções estão:

WhatsApp Sabesp – disponível 24 horas pelo número (11) 3388-8000;

Agência Virtual – agenciavirtual.sabesp.com.br;

Aplicativo Sabesp Mobile – compatível com dispositivos Android e iOS;

Central de Atendimento Telefônico – atendimento gratuito e ininterrupto pelo número 0800 055 0195.

Essas ferramentas foram desenvolvidas para oferecer praticidade, agilidade e acessibilidade, permitindo que cada cliente escolha a forma de atendimento que melhor se adapta às suas necessidades.

A Sabesp reforçou seu compromisso com a qualidade no atendimento à população, garantindo que a transição para o novo endereço seja eficiente, transparente e focada na melhoria contínua dos serviços prestados.

Semana Evangélica é confirmada para setembro, em Pinda

 

A realização da Semana Evangélica de 2025 de Pindamonhangaba foi definida nesta quinta-feira (7) em reunião na Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura com pastores representantes do grupo Café em Comunhão.

A reunião tratou da estrutura e outras ações relacionadas com o evento, que será organizado pelos religiosos, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.

A abertura da Semana Evangélica será dia 22 de setembro, em sessão solene na Câmara de Vereadores.

Nos dias 26, a partir das 19 horas, e 27, a partir das 14 horas, na Praça Sete de Setembro, vão ocorrer cultos, palavras, shows musicais, apresentações e outras ações, incluindo tarde infantil e praça de alimentação. 

Um dos representantes do grupo Café em Comunhão, o pastor Camilo Monteiro, da Igreja Cultivo do Reino, disse que “será um grande evento de louvor e adoração à Palavra de Deus, e que terá a participação de dezenas de igrejas, pastores e lideres religiosos de Pindamonhangaba”.

O secretário Adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores, explicou que vão ocorrer outros encontros para tratar de detalhes da Semana Evangélica. “A reunião de hoje foi apara definirmos a data e a realização do evento, que tem grande apoio da Prefeitura. Nos próximos encontros vamos estabelecer a programação da Semana Evangélica, todas as atrações e detalhes do evento”.

A reunião contou a com a presença dos pastores Thiago Silva, Ezequiel Braça, do secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, e dos diretores de Eventos, Rafael Marçon, e Relações Públicas e Comunitárias, José Ricardo da Silva.

Fundo Social adquire mil doses de vacina contra cinomose, hepatite e outras doenças em cães

Fundo Social adquire mil doses de vacina contra cinomose, hepatite e outras doenças em cães

O Fundo Social Animal de Pindamonhangaba realizou a retirada de 1.000 doses de vacina V11 na casa de rações Cães, Aves e Cia na terça-feira (5). A V11 é uma vacina polivalente para cães, desenvolvida para proteção contra diversas doenças infecciosas, incluindo cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, parvovirose, parainfluenza, coronavirose e leptospirose.
As vacinas são fruto da arrecadação da barraca do Projeto Antonieta no Festival do Tropeiro deste ano. A presidente do Fundo Social de Solidariedade e do Fundo Social Animal, Patríca Amadei, agradeceu aos colaboradores da barraca e a todas as pessoas que consumiram no local. “Graças ao trabalho de todos, às doações e às pessoas que compraram comida e bebida na nossa barraca durante o Festival do Tropeiro, conseguimos levantar o valor necessário para a aquisição de mil doses de vacina”.
O secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores, também agradeceu a todos os colaboradores da festa e à população. “Em todas as ações festivas, a Prefeitura sempre prioriza a questão social, para alinhar a diversão da população com a solidariedade. Isso é uma determinação do prefeito Ricardo Piorino e vamos continuar, em todas nossas festas, sempre trabalhando também para o lado social”.
Ricardo Flores destacou o empenho de diversos colaboradores nas ações de arrecadação, como Junior, Aline, Claudia, dentre outros.
Patríca Amadei explicou que a aplicação das doses nos cães está sendo definida pelo Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas). “Vamos fazer o levantamento dos bairros com cães que mais apresentam doenças cobertas pela vacina e abrir inscrições junto ao Cepatas. Após isso, já definiremos o calendário e os pontos de vacinação”, completou.

Taubaté recebe evento regional sobre segurança de barragens e prevenção de desastres

Nesta terça-feira (5), Taubaté sediou uma capacitação que reuniu cerca de 180 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com o tema 'Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência'. Promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, o evento contou com a parceria da Defesa Civil do município.

O encontro aconteceu no auditório do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social). A capacitação reuniu servidores públicos e técnicos municipais, além de convidar representantes do Ministério Público e do Poder Legislativo, reforçando a importância da articulação entre diferentes esferas na garantia da segurança da população.

A iniciativa busca orientar gestores públicos sobre as responsabilidades previstas em lei para a prevenção de desastres, especialmente em áreas próximas a barragens e regiões sujeitas a inundações.

Durante o curso, os participantes recebem orientações sobre a criação de Planos de Contingência, instrumentos que estabelecem protocolos de ação em situações de emergência, como rompimentos de barragens ou enchentes. Também são abordadas estratégias para integrar municípios e empreendedores em ações preventivas e de resposta rápida.

A capacitação é baseada em legislações federais como a PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens) e a PNPDEC (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil), que atribuem aos municípios a responsabilidade pela elaboração de seus próprios planos de contingência e pela realização de simulações periódicas, visando sempre a segurança da população.

Chácara Silvestre recebe nova edição do Armário Solidário, projeto do Fundo Social

Na próxima terça-feira, 5 de agosto, o Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) promove mais uma ação do projeto Armário Solidário, desta vez no Centro Comunitário da Chácara Silvestre, situado na Rua Isidoro Nogueira Tinoco, nº 1060 – Chácara Silvestre. O atendimento ao público será realizado das 10h às 14h.

A iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando gratuitamente roupas para enfrentar os dias mais frios. Nesta edição, cada pessoa poderá selecionar até 15 peças de vestuário, respeitando o limite individual. A participação é aberta a todos os membros da família previamente cadastrados.

Para garantir um fluxo organizado e seguro, o acesso será feito em grupos de até cinco pessoas, com tempo máximo de 15 minutos por grupo no interior do espaço.

As peças estarão disponíveis durante todo o período da ação ou até que o estoque reservado se esgote.

“Com mais essa edição do Armário Solidário, reafirmamos nosso compromisso com a empatia, o cuidado com o próximo e a valorização da dignidade humana. Cada peça doada carrega um gesto de afeto, e isso faz toda a diferença na vida de quem recebe”, destaca Laila Siqueira, presidente do Fundo Social, que tem percorrido diversos bairros da cidade de maneira itinerante. 

Defesa Civil recebe novos equipamentos para combate às queimadas pela Operação São Paulo Sem Fogo

Defesa Civil recebe novos equipamentos para combate às queimadas pela Operação São Paulo Sem Fogo

A Defesa Civil de Taubaté recebeu um novo conjunto de equipamentos para o combate a incêndios florestais e queimadas. A entrega dos materiais integra a Operação São Paulo Sem Fogo, do Governo do Estado de São Paulo, que distribuiu os kits a 39 municípios da região em um encontro na cidade de Pindamonhangaba.

É a primeira vez que os kits são enviados diretamente às regionais do interior, com o objetivo de acelerar a logística e reforçar a atuação dos municípios durante o período de estiagem, quando o número de queimadas tende a aumentar.

Entre os equipamentos entregues a Taubaté estão abafadores, bombas costais, enxadões, facões, lanternas, coletes, luvas e óculos de proteção. Os itens podem ser usados em ações diretas de combate ao fogo em áreas de vegetação, que exigem resposta rápida das equipes.

Com os novos materiais, a Defesa Civil de Taubaté amplia sua capacidade operacional e melhora as condições de segurança para os agentes envolvidos nas ocorrências. Os equipamentos chegam em um momento estratégico, somando-se a um processo de capacitação técnica iniciado no primeiro semestre, com formações teóricas e práticas oferecidas pelo Estado.

Essas ações fazem parte de um esforço para reduzir os danos ambientais e os riscos à população durante o período de seca. As queimadas, além de comprometerem a qualidade do ar, afetam áreas de preservação, colocam em risco a fauna e a flora e podem atingir imóveis da área urbana.

A população pode denunciar focos de incêndio ou acionar a Defesa Civil para casos de emergência 24 horas pelo telefone 199. 

Governo do Estado tem capacitação gratuita para exportação de produtos e serviço

Governo do Estado tem capacitação gratuita para exportação de produtos e serviço

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Taubaté em apoio à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo divulga as inscrições para o “Exporta SP”, uma capacitação com orientações sobre como exportar produtos e serviços.

A capacitação é online e gratuita destinada a micros, pequenos, médios empreendedores, startups e produtores rurais que desejem alcançar o mercado internacional e é promovida por meio da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até quinta-feira (31). Clique aqui para se inscrever. 

A programação da capacitação consiste em aulas e mentorias online com especialistas da FIA (Fundação Instituto de Administração) em temas como: inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócio, marketing e vendas.

Centro de Referência de Assistência Social do São Gonçalo oferece diversas oficinas e atividades

Centro de Referência de Assistência Social do São Gonçalo oferece diversas oficinas e atividades

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) oferece oficinas diversas para a população referenciada pelo equipamento no bairro São Gonçalo, em Taubaté. Interessados em participar podem obter informações pelo WhatsApp 3631-1494.

Durante o mês de julho, por exemplo, período de férias escolares, a unidade realizou oficinas, incluindo pinturas em pano de prato com giz de cera, oficina de ritmos kids e produção de sequilhos.

Além das oficinas outras atividades foram propostas, como a dinâmica 'Quem é você?' na qual participaram pessoas de diferentes idades, entre nove e 85 anos, e promoveu entre os presentes o autoconhecimento e troca de saberes.

A nova sala de panificação do Cras, com a oficina de produção se sequilhos, também foi cenário de aprendizagem, houve entre as nove crianças participantes e seus responsáveis, momentos de partilha e socialização. A oficina de ritmos kids, com 26 crianças inscritas e seus responsáveis, incentivou a expressão corporal e a integração por meio da música e da dança.

Neste ano, o Cras completou 11 anos de implantação no município, o equipamento de assistência social foi inaugurado em 2014 e tem como objetivo levar espaços com inclusão e atividades criativas para fortalecer a participação comunitária no bairro. O Cras São Gonçalo fica na rua Camilo Gomes Quintanilha, 60.

Go to top