Crise congela os preços dos aluguéis na RMVale

Com a crise econômica, manter um bom inquilino virou o melhor motivo para não reajustar o preço do aluguel nas cidades da RMVale. Apesar da correção do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) acumular uma alta de 11,09% nos últimos 12 meses, o aumento nos últimos sete meses não deve ter ultrapassado os 0,5% para os imóveis residenciais em locação.

Segundo o presidente da Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Marco Antônio Vasconcelos, manter um bom inquilino para não perder o inquilino é o melhor negócio em período de renda familiar comprometida com a crise.

"Está mais difícil a aplicação de reajuste por causa do desemprego e diversos fatores relacionadas à economia. É melhor ter um inquilino que pague direito o aluguel do que ficar com o imóvel fechado", afirmou Vasconcelos.

Estoques. Dados da Asseivap estimam que cerca de 2.800 imóveis, incluindo salas comerciais, residências e galpões, ainda estejam aguardando um novo inquilino em São José dos Campos.

"Considerando que o município possui pouco mais de 680 mil habitantes, esses estoques são muito baixos", afirmou o presidente da associação.

Mas a situação não está complicada somente no que se refere ao aluguel de casas e apartamentos. Os estoques para venda de imóveis residenciais também ficam bem abaixo do número total de habitantes da maior cidade da região.

Vendas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), o estoque para vendas em São José dos Campos atualmente é de apenas 1.546 imóveis.

Desse total, 884 já estão prontos para serem comercializados, de acordo com as estatísticas da entidade. A expectativa é que até o final deste ano sejam concluídas mais 341 unidades. Em 2017, devem ficar prontas mais 43. E outras 278 estarão disponíveis em 2018.

O maior estoque de imóveis se concentra na zona sul, com 558 unidades, seguido pela zona oeste, com 509. A pior situação é na zona norte, que não tem imóvel em estoque. Na zona leste, são só 8 unidades. As informações são do Jornal O Vale.

Ler 3467 vezes
Entre para postar comentários
Go to top