Últimas notícias

Torcedor Solidário recebe novos prêmios e troca por cupons começa em fevereiro

Torcedor Solidário recebe novos prêmios e troca por cupons começa em fevereiro

A campanha Torcedor Solidário, que tem como objetivo arrecadar arroz para famílias carentes do município, recebeu novos prêmios e será lançada oficialmente no próximo dia 2 de fevereiro. A iniciativa é uma promoção do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com o projeto Bola Mágica e AA Ferroviária e será lançada no Palacete 10 de Julho (ao lado da sede do Fundo Social) a partir das 15 horas.
Inicialmente, a campanha recebeu do, até então, meia do Corinthians, Gabriel Moscardo, uma camisa e um par de chuteiras oficiais autografadas pelo jogador. Agora, além dos prêmios inicialmente citados, a campanha irá sortear também uma camisa autografada pelo zagueiro do Paris Saint-Germain, Beraldo; uma camisa e uma chuteira autografada por jogadoras do time de futebol feminino do Palmeiras; e um Violão autografado pelo cantor Xororó.
Para participar do “Torcedor Solidário”, os interessados poderão trocar, a partir do dia 2 de fevereiro, 5kg de arroz por um número, que dará direito a participar dos sorteios dos 6 prêmios. Os pontos de entrega dos bilhetes promocionais serão divulgados na data do lançamento da campanha pelo Fundo Social de Solidariedade.
“Agradecemos a todos que se mobilizaram para ajudar a campanha. A chegada dos novos prêmios só demonstra o engajamento de todos com essa linda causa. Queremos agradecer de forma especial ao Rodrigo Monteiro do Bola Mágica que está empenhado nesse trabalho”, disse a presidente do FSS, Dra. Cláudia Domingues.
A campanha Torcedor Solidário é uma iniciativa importante para ajudar famílias carentes da cidade. A arrecadação de arroz irá beneficiar famílias que estão passando por dificuldades financeiras e também diversas entidades que precisam de ajuda para arrecadar alimentos.

Pinda participa de encontro de gestores culturais do Estado

Pinda participa de encontro de gestores culturais do Estado

Pindamonhangaba participou, na terça-feira (23), do Encontro de Gestores Cult SP 2024, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do estado de São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. A cidade foi representada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
Na parte da manhã, a secretária de Estado Marilia Marton fez um balanço de um ano à frente da Secretaria e a importância de reunir os gestores municipais para conhecerem mais os programas oferecidos pela Secretaria. Também na parte da manhã houve uma apresentação da Fundação Itaú e do SEBRAE tratando da relevância da cultura na formação das pessoas e na economia como um todo e como a economia criativa impacta na sociedade. Na parte da tarde os palestrantes tratam da acessibilidade para as atividades culturais, dando exemplos de ações concretas que têm a inclusão como elemento de respeito a pessoa com deficiência.
“Foi mais uma oportunidade de aprendizado sobre questões que auxiliam na gestão cultural, bem como trocar com outros secretários experiências que podem ser benéficas para o avanço de políticas culturais em Pindamonhangaba”, avaliou Alcemir Palma.

Inscrições para castração gratuita de cães e gatos estarão abertas dias 24 e 25 presencialmente no CEPATAS

Inscrições para castração gratuita de cães e gatos estarão abertas dias 24 e 25 presencialmente no CEPATAS

Pindamonhangaba, por meio do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS), está organizando a primeira campanha de castração gratuita para cães e gatos de 2024, que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque da Cidade. Para participar, os interessados devem se inscrever presencialmente no CEPATAS nos dias 24 e 25 de janeiro, entre 8h e 16h.
Com o intuito de garantir que os tutores de animais de estimação estejam verdadeiramente comprometidos com a causa, as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial. A responsável pelo CEPATAS, Andréa Louzada, ressalta a importância dessa medida para reduzir o alarmante índice de faltas. "Considerando a elevada taxa de ausências, que se aproxima dos 55%, optamos por realizar as inscrições exclusivamente de forma presencial nesta campanha. Essa medida visa assegurar o compromisso dos tutores de pets e minimizar as faltas, garantindo que as vagas sejam efetivamente ocupadas por aqueles que realmente necessitam e estão devidamente comprometidos", disse Andréa.
Ao realizar a inscrição, o proprietário deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, receberá instruções detalhadas para o dia da castração. É fundamental que o animal esteja em jejum absoluto de água e comida por pelo menos 8 horas. Também é necessário que o pet esteja limpo, sem pulgas e carrapatos. O banho pode ser dado no dia anterior à cirurgia.
No dia da castração, é imprescindível que os felinos estejam em uma caixa de transporte adequada, acompanhado de uma toalha ou lençol limpo. O tutor deve levar o pet com coleira e guia para facilitar a movimentação durante o processo.
Segundo o Cepatas, a castração de animais é uma prática fundamental para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Além de prevenir doenças, a castração contribui para a redução do abandono e da superpopulação, promovendo uma convivência mais saudável entre os animais e seus tutores.
A iniciativa no Parque da Cidade reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e do cuidado responsável com os animais de estimação. A participação da população é essencial para o sucesso da campanha e para a construção de uma comunidade mais consciente e solidária.

Pinda convoca profissionais da área ambiental para discutir políticas de meio ambiente e código de limpeza

 
 
No próximo dia 6 de fevereiro, o Palacete 10 de Julho será palco de duas reuniões públicas de grande relevância para o futuro da política municipal de meio ambiente e do código de limpeza municipal. O objetivo desses encontros, que estão sendo promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente, é estabelecer um primeiro contato direto entre a prefeitura e os profissionais das áreas correlatas, proporcionando um espaço para ouvir suas opiniões e insights sobre as minutas de leis que estão sendo apresentadas. Para participar, os interessados precisam apenas comparecer no local e horário divulgados.
Na primeira reunião, agendada para as 9 horas, a atenção estará voltada para a política municipal de meio ambiente. Profissionais e especialistas locais terão a oportunidade de expressar suas perspectivas sobre os objetivos, desafios e propostas contidas na minuta. Perguntas sobre os impactos ambientais, financiamento, educação ambiental e parcerias serão abordadas, visando criar uma política que seja eficaz e sustentável.
No período da tarde, a partir das 14 horas, a segunda reunião se concentrará no código de limpeza municipal. Profissionais da área terão espaço para discutir pontos cruciais do código, incluindo fiscalização, coleta e gestão de resíduos, penalidades e incentivos. A intenção é criar uma legislação que não apenas mantenha a limpeza urbana, mas também envolva ativamente a comunidade nesse processo.
A prefeitura busca não apenas apresentar as minutas de leis, mas também colher feedback e experiências práticas dos profissionais que lidam diretamente com as questões ambientais e de limpeza municipal no dia a dia.
Essas reuniões marcam um passo significativo na construção de uma política municipal mais participativa e alinhada com as necessidades reais da comunidade. A prefeitura reconhece a importância de ouvir as vozes especializadas antes de finalizar as leis, garantindo que as normativas sejam eficazes, realistas e capazes de enfrentar os desafios locais.
Museu encerra 2023 com 24 exposições e mais de 16 mil visitantes

Museu encerra 2023 com 24 exposições e mais de 16 mil visitantes

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, encerrou o ano de 2023 com um balanço notável de atividades culturais, consolidando sua posição como um espaço dinâmico e inclusivo. No total, foram 307 dias abertos ao público onde, em 172 dias, aconteceram atividades como palestras, dança, música, oficinas, reuniões, ensaios fotográficos, gravação de clipes, bate-papos e exposições.
Em seus três pavimentos, o museu apresentou 14 exposições fixas, destacando o acervo próprio que conta a história do prédio, da cidade e da região. Além disso, foram realizadas 24 exposições temporárias, proporcionando uma plataforma essencial para a divulgação de artistas locais e contribuindo para a dinâmica das artes no município. Essas exposições temporárias, com duração de 2 a 3 meses cada, permitiram um fluxo constante de novas perspectivas artísticas.
Durante o ano, o museu também promoveu 11 oficinas, workshops e ações educativas, além de 16 apresentações e rodas de conversa. Vale ressaltar que essas atividades não incluem as visitas agendadas por grupos específicos. Ao todo, 16.661 visitantes prestigiaram as iniciativas do museu, provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também de países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Suécia e Itália.
O gestor Cultural, Mauro Celso Barbosa, destacou a mudança na percepção tradicional de museus. "A ideia de museu como um lugar monótono e estático dá espaço cada vez mais para o dinamismo e para o diálogo com sua comunidade. Democratizando cada vez mais seu espaço, conseguimos contemplar grupos não antes enxergados. Museu deve ser um lugar múltiplo", afirmou o gestor.
“É gratificante ter o Museu como um espaço ativo e criativo com relação a sua programação”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma. “A população, em ultima instância, é quem ganha com essa ações”, finalizou o secretário.
Com a chegada de 2024, o museu promete manter o ímpeto cultural, dando continuidade ao projeto aprovado pelo edital Proac e anunciando novas exposições. Para acompanhar as ações do Museu Histórico de Pindamonhangaba, os interessados podem acompanhar o perfil no Instagram @museudepinda, ou solicitar informações pelo WhatsApp no número (12) 3648-1779.

Pinda irá promover campanha de castração gratuita de cães e gatos no Parque da Cidade

Pindamonhangaba, por meio do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS), realizará uma campanha de castração gratuita de cães e gatos nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque da Cidade. As inscrições para o procedimento poderão ser feitas nos dias 24 e 25 de janeiro, de forma presencial no CEPATAS, das 9h às 16h.
Com o intuito de garantir que os tutores de animais de estimação estejam verdadeiramente comprometidos com a causa, as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial. A responsável pelo CEPATAS, Andréa Louzada, ressalta a importância dessa medida para reduzir o alarmante índice de faltas. "Considerando a elevada taxa de ausências, que se aproxima dos 55%, optamos por realizar as inscrições exclusivamente de forma presencial nesta campanha. Essa medida visa assegurar o compromisso dos tutores de pets e minimizar as faltas, garantindo que as vagas sejam efetivamente ocupadas por aqueles que realmente necessitam e estão devidamente comprometidos", disse Andréa.
Ao realizar a inscrição, o proprietário deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, receberá instruções detalhadas para o dia da castração. É fundamental que o animal esteja em jejum absoluto de água e comida por pelo menos 8 horas. Também é necessário que o pet esteja limpo, sem pulgas e carrapatos. O banho pode ser dado no dia anterior à cirurgia.
No dia da castração, é imprescindível que os felinos estejam em uma caixa de transporte adequada, acompanhado de uma toalha ou lençol limpo. O tutor deve levar o pet com coleira e guia para facilitar a movimentação durante o processo.
Segundo o Cepatas, a castração de animais é uma prática fundamental para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Além de prevenir doenças, a castração contribui para a redução do abandono e da superpopulação, promovendo uma convivência mais saudável entre os animais e seus tutores.
A iniciativa no Parque da Cidade reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e do cuidado responsável com os animais de estimação. A participação da população é essencial para o sucesso da campanha e para a construção de uma comunidade mais consciente e solidária.

Novo Terminal Rodoviário ao lado do UniFUNVIC às margens da Via Dutra aponta expansão do desenvolvimento urbano de Pinda

A inauguração do novo Terminal Rodoviário de Pindamonhangaba, que acontecerá no próximo dia 10 de janeiro, aponta a importância de expandir o crescimento urbano do município para outra região. O novo equipamento público está localizado às margens da rodovia Presidente Dutra (sentido SP-RJ), ao lado do campus da Unifunvic.
A localização da nova rodoviária traz consigo benefícios importantes para os usuários do transporte interestadual e interurbano, que hoje contam com opções reduzidas de destino para outras cidades. Com o terminal às margens da Via Dutra, torna-se mais fácil e atrativo que empresas de transportes possam fazer parada e ponto no novo local, uma vez que a antiga rodoviária localizada a 6 quilômetros não permitia.
Com o crescimento acelerado que Pindamonhangaba vem passando, é necessário expandir novas áreas para garantir um crescimento qualitativo e ordenado. O mercado de investimentos vem sinalizando um novo ciclo de desenvolvimento para essa região, que inclusive receberá nos próximos meses a inauguração de uma loja da rede Graal na pista SP-RJ, um novo centro de compras com 5 mil m2 de área construída, localizado há cerca de 4 quilômetros da nova rodoviária.
Outras demonstrações de crescimento urbano dessa região são as frequentes consultas e protocolos de projetos para implantação de novos loteamentos comerciais e residenciais nesta região do Pinhão do Borba e Una, além da existência de projetos ousados do Governo do Estado, por exemplo, que planeja o prolongamento da Carvalho Pinto passando por essa região e discute ainda a implantação do VLP saindo de Campinas, com possível parada em áreas próximas.
“São muitas as razões pensadas para expansão da cidade para essa região. Não podemos ter o pensamento limitado e achar que a rodoviária está indo para um local longe, temos que pensar grande e planejar a cidade para um crescimento certo e inevitável que já está batendo em nossas portas”, ressaltou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Sobre essa região, a Prefeitura informou ainda que vem atuando forte junto à Sabesp para aprovar grandes investimentos da empresa visando dotar a área com toda infraestrutura de saneamento e que já está no plano de investimento da empresa a expansão de rede de água e esgoto e também de um coletor tronco para coleta de esgoto até o Distrito Industrial.
“Ná década de 80 quando o prefeito João Bosco tirou a rodoviária do centro (ao lado do Pujol) e levou para o Alto Cardoso também houve certo desconforto. Depois, no início dos anos 2000 houve também outra mudança que foi tirar Prefeitura, Câmara e Fórum do coração da cidade para expandir outras áreas. Pinda está se transformando e modernizando e se queremos ser gigantes, temos que aceitar e trabalhar esse conceito”, enfatizou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Sobre o novo Terminal Rodoviário
A partir do dia 10 de janeiro a Rodoviária atual, inaugurada em 1988 no bairro Alto Cardoso, deixa de existir para entrar em operação o novo Terminal Rodoviário que será administrado pela empresa Tarobá. Com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões, o novo empreendimento teve área doada ao município pelos proprietários da Rede Shibata e contempla um espaço de 9.700m² entre plataforma e área de circulação e o prédio com 1.860 m².
Além das 10 vagas na plataforma de embarque e desembarque e área de estacionamento para ônibus, o espaço terá área administrativa com vestiário e copa para funcionários, guichês, sanitários públicos acessíveis, fraldário, guarda-volume, espaços para locação de pontos comerciais e praça de alimentação. A empresa responsável pela gestão do terminal ainda tem espaços disponíveis para locação.
Para esclarecer questionamentos dos munícipes e usuários do transporte, a Prefeitura criou o link com perguntas e respostas esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento da nova rodoviária. Para ter acesso, basta clicar no link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/2812-nova-rodoviaria-fique-por-dentro.
Com a saída da rodoviária do atual prédio no bairro Alto Cardoso, a Prefeitura já prepara uma nova destinação ao imóvel, que está sendo planejado para uso de atividades culturais, de lazer e entretenimento.

Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é garantida

Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é garantida

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.

As ações de inclusão bancária fazem parte nas novas regras para a administração de pagamento e de cartões do Bolsa Família, publicadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Onde também foram estabelecidas as práticas proibidas na relação com os beneficiários, como imposição ou indução de compra de serviços ou produtos bancários que condicionem ou sejam vinculados ao recebimento do Bolsa Família.

Além de manter uma rede de canais de pagamento compatível com as necessidades do Bolsa Família também é atribuída à Caixa a definição anual do calendário de pagamentos.

A publicação trata das atribuições de outros atores envolvidos na administração e pagamento do benefício, como o próprio MDS, que além de estabelecer normas complementares ao programa também tem a responsabilidade de orientar estados e municípios, além de promover a articulação entre os entes participantes do Bolsa Família.

Calamidade pública

Agentes estaduais e municipais dividem a responsabilidade pela garantia na entrega de cartões do programa e no pagamento de benefícios, para que o Bolsa Família seja acessado, mesmo em situações de emergência ou calamidade pública. Nesses casos, foram acordadas medidas com a Caixa Econômica para flexibilização do calendário de pagamento e prorrogação de prazos para atualização cadastral.

As ouvidorias da Caixa e do MDS foram estabelecidas como canais para reclamações e denúncias de irregularidades sobre as novas regras.

 

Foto: © Roberta Aline / MDS

Agência Brasil

BNDES financia com R$ 6 bilhões exportação de 39 aeronaves da Embraer

BNDES financia com R$ 6 bilhões exportação de 39 aeronaves da Embraer

A exportação de mais 39 aeronaves da Embraer, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de R$ 6 bilhões, vai reforçar a balança comercial brasileira. São três contratos distintos com a Skywest Airlines, a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings LLC, que totalizam o equivalente a mais de R$ 7 bilhões em exportação de bens de alta tecnologia e alto valor agregado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) pelo banco.

Para o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, o financiamento às exportações das aeronaves da Embraer é fundamental para o Brasil. “O BNDES, como agência de crédito à exportação brasileira, tem entre os seus objetivos oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, gerando emprego e renda no Brasil.”

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a empresa e o BNDES têm uma relação “sólida e de longo prazo”. E completou: “O apoio que recebemos para a exportação de nossas aeronaves é fundamental para consolidarmos o nosso crescimento e ampliarmos a nossa presença global.” Segundo Gomes Neto, a atuação do BNDES não beneficia apenas a Embraer, mas “contribui também para a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado”.

Contratos

O contrato com a companhia aérea SkyWest Airlines, Inc. prevê a exportação de dez jatos E-175 da Embraer modelo E-175 (até 76 passageiros), enquanto a American Airlines teve financiamento aprovado pelo BNDES para aquisição de até 11 jatos E-175. Já a venda de até 18 jatos dos modelos E-195-E2 (de até 146 lugares) e E-190-E2 (de até 114 lugares), considerados as maiores e mais sofisticadas aeronaves da fabricante brasileira, foi firmada com a empresa norte-americana Azorra Aviation Holdings LLC. A Azorra é especializada em aquisição e leasing (locação financeira) de aeronaves para a operação de companhias aéreas comerciais.

Somente em 2023, o BNDES aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da Embraer, totalizando 67 aviões comerciais, com até R$ 10 bilhões em financiamento. As entregas estão previstas até 2025.

O banco destaca que, além de promover o desenvolvimento da indústria nacional de bens tecnológicos, as exportações de aeronaves ampliam e mantêm empregos de elevada qualificação, além de gerarem divisas importantes para a economia do país. São consideradas operações estratégicas, alinhadas à política brasileira de apoio à exportação, com objetivo de trazer mais competitividade às exportações brasileiras e incentivar a atuação das empresas nacionais no mercado internacional.

Desde 1997, o BNDES financiou cerca de US$ 25,6 bilhões à exportação de 1,3 mil aeronaves da Embraer. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa disputar, no mercado internacional, em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do banco complementa o financiamento dado pelo mercado privado.

Seguro de crédito

Das três operações recém-aprovadas, duas (American Airlines e Azorra) contaram com o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo Garantidor de Exportação (FGE), e recolherão aproximadamente R$ 300 milhões em novos prêmios de seguro para o fundo. De natureza contábil e vinculado ao Ministério da Fazenda, o FGE visa dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações do SCE.

De acordo com o BNDES, o seguro garante as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos (moratórias, guerras, revoluções entre outros) e extraordinários (desastres naturais) que possam afetar a produção ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior.

 

 

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Agência Brasil

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (27), após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentoss.

A data em que o benefício é pago é definida pelo último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família.

Mensalmente, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.

Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.  Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 daquele mês, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente.

Brasilia (DF) 27/12/2023 Calendário de pagamento do Bolsa Família. Foto Reprodução MDS.

Bolsa Família

Em março de 2023, o maior programa social de transferência de renda do Brasil voltou a se chamar Bolsa Família no 20º ano de existência, para combater a fome, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias.

Com o novo programa, o governo federal garantiu o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com o objetivo de garantir o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e, sobretudo, interromper o ciclo de reprodução da pobreza, entre gerações da mesma família.

Para ter direito ao Bolsa Família, cada pessoa da família deve ter a renda mensal máxima de R$ 218.

Condicionalidades

O novo Bolsa Família também trouxe de volta o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades assumidas pelas famílias para que os beneficiários continuem a receber o auxílio financeiro.

As condicionantes são das áreas de saúde, educação e assistência social, como o cumprimento do calendário nacional de vacinação; realização de pré-natal das gestantes; acompanhamento nutricional de beneficiários de até 7 anos de idade incompletos; frequência escolar mínima de 60% de crianças de quatro a seis anos incompletos. Para beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica, a frequência escolar mínima deve ser de 75%.

O acompanhamento de condicionalidades é feito em conjunto com os ministérios da Saúde e da Educação.

Recebimento do benefício

Os beneficiários devem manter atualizados os dados preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais. O sistema do governo federal reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

O cadastramento dos dados é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a apresentação do Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou o título de eleitor.

Mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que terão direito de ser incluídas no Bolsa Família e, assim, estarão aptas a começar a receber o benefício.

A partir desta inclusão, os cartões do Programa Bolsa Família são enviados para o endereço preenchido no Cadastro Único. Porém, do MDS esclarece que é possível sacar o valor, mesmo sem portar o cartão. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.

Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Esclarecimentos

O MDS disponibiliza, desde outubro deste ano, o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão, para esclarecimentos de dúvidas. O telefone funciona com atendimento humano de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. Já o atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.

Também é possível consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito, nas lojas virtuais de aplicativos.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o atendimento eletrônico, 24h, por meio do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção conta também, com o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Agencia Brasil 

© Arte Bolsa Família

Go to top