Satélite brasileiro será lançado quarta
Nesta quarta-feira (22/03), o governo brasileiro lançará o primeiro satélite geoestacionário do país de uso civil e militar. O lançamento será feito, a partir das 17h, do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) vai ampliar a oferta de banda larga em todo o território nacional, principalmente em regiões remotas do país, e tornar mais segura a comunicação estratégica do governo brasileiro. O evento será transmitido pelas emissoras da Empresa Brasil de Comunicação, NBR e TV Brasil.
Adquirido pela Telebras, o satélite será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país. Cerca de 30% da capacidade do satélite será para uso exclusivo das Forças Armadas. Com 5,8 toneladas e cinco metros de altura, o satélite ficará posicionado a 36 mil quilômetros da superfície da Terra, com capacidade de operação de 18 anos.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Visiona, joint-venture da Embraer com a Telebras, participam do programa do satélite e puderam acompanhar a montagem dele, feita pela Thales Alenia Space, na França.