Museu encerra 2023 com 24 exposições e mais de 16 mil visitantes

Museu encerra 2023 com 24 exposições e mais de 16 mil visitantes

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, encerrou o ano de 2023 com um balanço notável de atividades culturais, consolidando sua posição como um espaço dinâmico e inclusivo. No total, foram 307 dias abertos ao público onde, em 172 dias, aconteceram atividades como palestras, dança, música, oficinas, reuniões, ensaios fotográficos, gravação de clipes, bate-papos e exposições.
Em seus três pavimentos, o museu apresentou 14 exposições fixas, destacando o acervo próprio que conta a história do prédio, da cidade e da região. Além disso, foram realizadas 24 exposições temporárias, proporcionando uma plataforma essencial para a divulgação de artistas locais e contribuindo para a dinâmica das artes no município. Essas exposições temporárias, com duração de 2 a 3 meses cada, permitiram um fluxo constante de novas perspectivas artísticas.
Durante o ano, o museu também promoveu 11 oficinas, workshops e ações educativas, além de 16 apresentações e rodas de conversa. Vale ressaltar que essas atividades não incluem as visitas agendadas por grupos específicos. Ao todo, 16.661 visitantes prestigiaram as iniciativas do museu, provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também de países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Suécia e Itália.
O gestor Cultural, Mauro Celso Barbosa, destacou a mudança na percepção tradicional de museus. "A ideia de museu como um lugar monótono e estático dá espaço cada vez mais para o dinamismo e para o diálogo com sua comunidade. Democratizando cada vez mais seu espaço, conseguimos contemplar grupos não antes enxergados. Museu deve ser um lugar múltiplo", afirmou o gestor.
“É gratificante ter o Museu como um espaço ativo e criativo com relação a sua programação”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma. “A população, em ultima instância, é quem ganha com essa ações”, finalizou o secretário.
Com a chegada de 2024, o museu promete manter o ímpeto cultural, dando continuidade ao projeto aprovado pelo edital Proac e anunciando novas exposições. Para acompanhar as ações do Museu Histórico de Pindamonhangaba, os interessados podem acompanhar o perfil no Instagram @museudepinda, ou solicitar informações pelo WhatsApp no número (12) 3648-1779.

Ler 145 vezes
Entre para postar comentários
Go to top