Araretama e Bem Viver recebem programa de castração da Prefeitura

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O programa de castrações executado pelo Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento Animal) da Prefeitura de Pindamonhangaba realiza no dia 2 de fevereiro as inscrições para os bairros Araretama e Bem Viver. Serão 300 vagas para cães e gatos no total, sendo 200 vagas destinadas para o Araretama e 100 para o Bem Viver.
As inscrições serão às 9 horas no Centro Comunitário do Araretama. Os tutores devem usar máscara, além de levar comprovante de residência, CPF, RG e cartão do cadastro único. Não é necessário levar o animal para a realização da inscrição.
Serão atendidos até dois animais por residência. Após a inscrição, a equipe do Cepatas vai entrar em contato com o tutor do animal (por meio do telefone de contato que ele deixou no ato da inscrição), informando dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.
As castrações para cães e gatos realizadas pela Prefeitura acontecem por região específica a cada mês. Todos os animais castrados pelo programa são microchipados. Isso significa que serão monitorados por meio de uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet.
É um sistema no qual o microchip está atrelado ao CPF do tutor, funcionando como um GPS dos animais. Desta forma, com o microchip, a Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, há mais chances de localizá-lo ou, se por alguma razão esse animal sofrer maus tratos ou for abandonado, a localização do tutor responsável também fica facilitada.
A veterinária responsável pelo Cepatas, Dra. Fernanda Mussi, explica que com esse sistema todas as informações do animalzinho ficarão guardadas em segurança. Caso o animal se perca o tutor conseguirá identificá-lo. A veterinária fala ainda sobre os benefícios da castração. “A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas, além de prolongar a vida. Mesmo que seu animalzinho não saia pra rua e só fique dentro de casa a castração faz um bem enorme para a saúde do seu bichinho. Castrar é um ato de amor”, finaliza Fernanda Mussi.

Ler 363 vezes
Entre para postar comentários
Go to top