Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba participa de encontro em Ubatuba

Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba participa de encontro em Ubatuba

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) reuniu na cidade de Aparecida nessa segunda-feira, 29, municípios que margeiam o Rio Paraíba para discutir possibilidades de utilização das margens do rio. O projeto “Rota da fé e cultura, às margens do Rio Paraíba”, apresentado pelo representante da SPU, Sidney Nery, contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, e do diretor de Turismo, Fabio Vieira, e teve o objetivo discutir a destinação da área da margem do Rio Paraíba para desenvolvimento de atividades dos municípios, sejam elas culturais, turísticas, de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além de empreendimentos no ramo alimentício e etc.
Apesar de nome semelhante, o projeto não tem relação com o Caminho da Fé, mas veem como potencial a devoção dos municípios vizinhos como uma vantagem no projeto, uma vez que o fluxo do turismo religioso nessas cidades é intenso.
Para demarcar as áreas que poderão ser utilizadas, será discutido a demarcação de áreas de utilização em conjunto com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), dessa maneira, será possível explorar as margens do rio sem prejudicar o meio ambiente.
Palma relata que “a princípio a ideia é interessante. O rio pode ser mais um meio de desenvolvimento turístico, pois além de cortar a cidade, é um elo de ligação com os municípios vizinhos”, pontua o secretário.
Cabe destacar que no Vale do Paraíba, Pindamonhangaba é o quarto município em extensão que margeia o Rio Paraíba do Sul.

Ler 500 vezes
Entre para postar comentários
Go to top