Confiança do consumidor recua pelo terceiro mês consecutivo
A confiança do publico consumidor caiu 0,5 ponto de outubro para novembro deste ano.
O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra a terceira queda consecutiva.
O indicador passou para 88,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor nível desde julho deste ano.
De acordo com a fundação, houve melhora na percepção dos consumidores em relação à situação atual, com uma alta de 1,1 ponto no Índice da Situação Atual, para 78,5 pontos.
Já a confiança em relação aos próximos meses piorou, com queda de 1,4 ponto no Índice de Expectativas, para 96,9 pontos.
O componente que mede a intenção de compra de bens duráveis nos próximos meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança do consumidor.
Segundo a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, o resultado sugere que a liberação do FGTS e a gradual redução da taxa de desemprego ainda não foram suficientes para recuperar o ímpeto de compras dos consumidores.
"Um final de ano difícil ainda para os consumidores, principalmente para os de menor poder aquisitivo", disse a pesquisadora, ressaltando que os brasileiros continuam cautelosos quando o assunto é compras.
Última modificação em Segunda, 25/11/2019