Dia Mundial da Síndrome de Down

@azerbaijan_stockers @azerbaijan_stockers

21 de março é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data escolhida pela associação Down Syndrome International, é uma alusão à presença de três cópias do cromossomo 21, nas pessoas com a síndrome.
Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo, o que ocorre no momento da concepção. Cromossomos são estruturas biológicas que contêm a informação genética. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Trissomia significa, portanto, a existência de um cromossomo extra.
A alteração genética conhecida como síndrome de Down está presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita assim há 150 anos, quando o médico inglês John Langdon Down se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria, em 1866. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram, de maneira independente, a origem cromossômica da síndrome. Foi quando ela passou a ser considerada síndrome genética.
A intenção é fazer, todos os anos, atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Neste dia, os portadores e aqueles que convivem, trabalham com eles, são convidados a participar de alguma atividade voltada para conscientização pública para defender direitos e o bem-estar destas pessoas.

Ler 403 vezes
Entre para postar comentários
Go to top