Ministério muda protocolo de isolamento e de recomendação de testes contra Covid-19

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde mudou protocolo de isolamento para casos de Covid-19 e algumas recomendações sobre procedimentos de testagem – que agora passarão a ser definidos a critério do médico.
Deste modo, Pindamonhangaba seguirá protocolo de atendimento para síndrome gripal com testagem de antígeno apenas para os pacientes com indicação dentro dos critérios técnicos, não sendo testadas as pessoas que estiverem fora da recomendação.
“Neste momento o município consegue manter o protocolo de testagem com critérios técnicos, porém a falta de insumos no mercado, que afeta todo o Brasil, pode gerar dificuldades para a aquisição de novos testes”, explicou a secretária Adjunta de Saúde, Ana Claudia Macedo.
O Ministério emitiu um alerta sobre essa situação, pois devido à crescente onda de novos casos, os laboratórios não estão conseguindo suprir a demanda. Com isso pode ocorrer atraso na entrega e escassez do produto.
Sobre o isolamento, o Ministério da Saúde informou que deverá ser feito por 7 dias, e desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas sem o uso de antitérmicos poderá ser liberado para o retorno as atividades.
Aqueles que tiverem sintomas e realizarem testagem (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo no 5º dia, poderão sair do isolamento, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas sem o uso de antitérmicos.
Se o resultado for positivo e no 7 º dia ainda apresentarem sintomas é necessário permanecer em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas.
Para aqueles que não realizaram a testagem até o 10º dia, mas estiverem sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24 horas, poderá sair do isolamento ao fim do 10º dia. O entendimento de isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença. É nesse prazo que é possível transmitir o vírus em condições de infectar outra pessoa.
Para todos os casos em que o isolamento for encerrado no 5º ou no 7º dia, as pessoas devem manter as medidas adicionais até o 10º dia, como manter o uso de máscaras, higienizar as mãos, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19.

Ler 405 vezes
Entre para postar comentários
Go to top