Taubaté inicia mutirão de catarata e ação interna reduz fila de espera por consultas e exames em diversas especialidades

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira, dia 6 de janeiro, as empresas habilitadas para a realização do mutirão oftalmológico farão contato com os pacientes para agendamento das consultas pré-operatórias.

Além disso, em uma ação da própria Secretaria de Saúde, realizou mutirões para redução da fila de espera por consultas e exames em variadas especialidades médicas.

Foram habilitadas para a prestação do serviço de mutirão oftalmológico, as empresas: Instituto de Olhos Parolin LTDA, Hospital Oftalmológico Dia, Almeida e Venâncio LTDA e Efta Cirúrgia Diagnóstico Ocular S/S LTDA.

Atualmente, a demanda municipal por consultas, exames e cirurgias para catarata conta com 2 mil pacientes , que aguardam na fila do Cross, que já foram previamente avaliados pelo clínico geral da unidade básica de saúde e pelo oftalmologista da atenção especializada, que apontaram o diagnóstico.
Para a realização do mutirão o paciente passará por mais uma consulta pré-operatória, que começa a ser realizada a partir do dia 10 de janeiro. Realizará todos os exames como (biometria, ceratometria, mapeamento de retina e ultrassonografia em caso precise, por exemplo) necessários para a programação e realização da cirurgia. O pós operatório será realizado em duas consultas após o procedimento e a previsão de alta médica é de um mês após a cirurgia.

FORÇA TAREFA REDUZ ESPERA POR CONSULTAS EM TAUBATÉ

A diminuição no tempo de espera por consultas foi possível após uma reformulação na Policlínica, local em que são realizados os atendimentos com especialistas no município. Além de investimento em horas-extras dos médicos. A comparação, toma como base os números apresentados em abril de 2021 contrapondo aos índices apresentados no mês de dezembro, com o encerramento do mesmo ano.

No caso das consultas, em abril haviam 34.537 pessoas inscritas aguardando por consultas com um médico especialista e já em dezembro, esse número chegou a 24.162 pacientes. Foram 10.375 atendimentos ao longo de 8 meses.

A redução pode ser conferida por especialidades, como: cardiologia (5.225/3.820), cirurgião vascular (773/192) dermatologista (1.443/560), endocrinologista 2.027/1618), gastro 2.816/2.444, neurologista (3.999/2.555), oftalmologista (5.954/4.936), otorrino (1.592/1.465), pneumologista (1.345/987) e reumatologista (2.050/1459). Além das áreas já mencionadas também foram atendidos pacientes que buscavam por acupuntura, cirurgias gerais, cirurgias plásticas, ortopedista e urologista.

Ler 412 vezes
Entre para postar comentários
Go to top