Mobilização busca reparar erro histórico nos saltos anulados de João do Pulo na Olimpíada de Moscou

Mobilização busca reparar erro histórico nos saltos anulados de João do Pulo na Olimpíada de Moscou

A Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba está mobilizando setores da sociedade para uma petição que pleiteia a reparação de um erro histórico a respeito da anulação de saltos do ex-recordista e campeão mundial do salto triplo, João Carlos de Oliveira ‘João do Pulo’, na Olimpíada de Moscou, em 1980. A ação é realizada em parceria com o Instituto IEVALE, dirigido pelo prof. Teófilo Pimenta, cujo objetivo é preservar a história dos atletas da região.
Conforme imagens e diversos documentários produzidos sobre a polêmica competição, o objetivo é mobilizar instituições e órgãos oficiais, como o próprio Governo Federal, por intermédio do Ministérios dos Esportes, a pleitear junto ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e Cbat (Confederação Brasileira de Atletismo) para que o COI (Comitê Olímpico Internacional) reconheça falhas na arbitragem na Olimpíada de Moscou, que prejudicaram o atleta de Pindamonhangaba com a anulação de quatro dos seus seis saltos.
De acordo com imagens, João do Pulo teria chegado a um salto de 18 metros na ocasião, mas foi anulado depois de alguns segundos de hesitação de um dos árbitro (cena raríssima na competição, a qual os fiscais (todos soviéticos) levantam bandeiras para validar ou cancelar saltos em milésimos de segundos) - que veio a utilizar a bandeira vermelha para desconsiderar a marca e cancelar tentativas do saltador.
A história da farsa é conhecida no meio esportivo e, mais tarde, após o fim da União Soviética, o próprio Harry Seinberg, o treinador de Jaak Uudmäe - soviético beneficiado com as anulações de saltos de João do Pulo, do australiano Ian Campbell, e do espanhol
Ramón Cid Pardo, confessou que houve favorecimento aos competidores locais. Um dos competidores foi o medalhista de ouro Uudmäe e o outro seria o ex campeão olímpico Viktor Saneyev. A informação foi dada por Seinberg a jornalistas em 1992 durante a Para-olimpíada de 1992.
Com base em depoimentos de ex-atletas, treinadores, jornalistas, e dirigentes de delegações de vários países.
A mobilização começou na última semana, com a entrega de um ofício ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e à ministra dos Esportes, Ana Moser. Além do secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, o ato foi realizado por Thais Oliveira - filha de João do Pulo.
“Estamos mobilizando setores para nos ajudar a pleteiar a reparação desse erro histórico e grave. Com isso, esperamos que o COI possa rever sua posição e entender que os saltos do João do Pulo foram válidos”, explicou João Carlos.
Nos próximos dias, como parte da ação, a Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos vai percorrer escolas e instituições de Pindamonhangaba e região para apresentar ofícios e relatar a iniciativa. Para ajudar a ilustrar e ganhar engajamento, o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba criou ‘tótens pessoa’ do João do Pulo, com a ilustração de sua participação em Moscou, para que a população possa tirar fotos, além de acessar o manifesto via QR Code. “Esperamos mobilizar a sociedade para essa reparação, que é um ato de esporte e também social. Vamos honrar quem tanto nos honrou, elevou o nome de Pindamonhangaba e do Brasil para o mundo e que nos deixou um legado de luta, resistência e vitórias para as futuras gerações de atletas, em especial, os negros de origem pobre e humilde, que acreditam no poder transformador do esporte”, completou o secretário.
Os tótens pessoa do João do Pulo ficarão espalhados em pontos esportivos da cidade durante os Jogos Regionais e os interessados também poderão assinar a manifestação em outros pontos, como sede da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos (Rua Dr. Gustavo de Godoy, 536), Prefeitura, Subprefeitura de Moreira César dentre outros. “Teremos os tótens, que vamos levar aos ginásios esportivos e pontos estratégicos da cidade, temos faixas e teremos livros físicos. Precisamos envolver as pessoas, as escolas, e as instituições para que todos saibam a importância do João do Pulo para o nosso esporte e ajudar a reivindicar a reparação de um erro histórico”, finalizou João Carlos Salgado.

Ler 302 vezes
Entre para postar comentários
Go to top