Funcionários da GM permanecem em férias
A unidade da General Motor de São José dos Campos está com 3,7 mil trabalhadores de férias coletivas a partir desta quinta-feira (2). Parte dos funcionários, 2,2 mil, já estava de folga desde o dia 13 de fevereiro e tiveram o retorno adiado para o dia 6 de março, na próxima segunda-feira.
Os 1,5 mil metalúrgicos que entraram em férias nesta quinta, compõe o complexo de motores e transmissão da produção da S10. Ele devem voltar ao trabalho somente no dia 21 de março.
Segundo a GM (General Motors) e o SindMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), a empresa estendeu as férias coletivas por pedido dos próprios metalúrgicos em prolongar o fim de semana do Carnaval. Os trabalhadores que entram em férias nesta quinta-feira (2) devem retornar somente no fim de março. O sindicato explica que esta quinta (2) e sexta-feira (3) estão sendo considerados "dayoffs" (dia de folga), para a empresa.
A decisão da montadora em colocar mais de três mil funcionários longe da empresa é uma reação do cancelamento da exportação de 15 mil veículos para o México. “A GM concedeu férias coletivas com o objetivo de adequar a produção a atual demanda do mercado.”, explica a multinacional por meio de uma nota oficial.