PDV da Embraer recebe cerca de 700 inscrições
O PDV (Programa de Demissões Voluntárias) da Embraer recebeu cerca de 700 inscrições de funcionários interessados no plano na unidade de São José dos Campos. O balanço foi divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José.
A Embraer informou que 1.470 inscrições para o PDV foram recebidas nas cinco unidades do país. O período para inscrições foi encerrado nesta quarta-feira (14).
Segundo a fabricante, as inscrições serão avaliadas e a aceitação da adesão informada até o dia 23 de setembro. Os funcionários aceitos no plano serão desligados na 1ª semana de outubro de 2016.
“O PDV foi anunciado em 8 de agosto como parte de uma série de medidas de redução de custos que vem sendo adotada pela empresa, visando superar o cenário desafiador enfrentado hoje pela indústria aeroespacial e garantir a perenidade da empresa”, informa a nota da Embraer.
A medida, motivada pela crise, faz parte de ações que a fabricante de aeronaves pretende adotar para reduzir as despesas em cerca de US$ 200 milhões ao ano. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José é contrário à decisão adotada pela empresa. “Somos contrários ao PDV. Os trabalhadores não podem ser prejudicados. Além disso, isso vai impactar diretamente em todos os setores e economia”, diz o diretor do sindicato André Luis Gonçalves.
A empresa é uma das maiores empregadoras de São José dos Campos, com cerca de 13 mil trabalhadores, e possui unidades em Taubaté, Gavião Peixoto, Sorocaba, Botucatu, Portugal e Estados Unidos.