RMVale e Litoral terão DDD unificado
Após programar para abril deste ano e prorrogar o fim do DDD, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu um novo prazo para a unificação do código. A decisão foi publicada na última terça (3), no Diário Oficial da União, e estabelece 180 dias para que as concessionárias efetuem as mudanças estabelecidas, ou seja, até 1º de novembro.
O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a revisão sobre áreas locais. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o fim do DDD foi objeto de consulta pública, realizada entre novembro e dezembro de 2015.
O processo para unificar o código teve início em 2011, quando o governo estadual implementou a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que atualmente se transformou em Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos. Hoje, a unificação já existe nas regiões metropolitanas da Baixada Santista e em Campinas.
De acordo com a Anatel, a redução nos custos com conversão de chamadas de longa distância para locais deve gerar 60% de economia. Em nota, o governador afirmou que a unificação beneficiará diversos moradores da região.
“É uma conquista importante para mais de quatro milhões de pessoas das duas Regiões Metropolitanas, beneficiadas por um projeto de integração regional exitoso”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Códigos
Na região, apenas Igaratá não fará parte da unificação, já que possui DDD 11. Segundo as normas da Anatel, só é possível fazer esse procedimento entre cidades com o mesmo código. As informações são do Portal Meon.