Programa Mov.Cicla lança vídeo da ação socioambiental “Heróis da Carroça Day”, desenvolvida pelos participantes do Instituto IA3, no escopo da Formação 2023.

Programa Mov.Cicla lança vídeo da ação socioambiental “Heróis da Carroça Day”, desenvolvida pelos participantes do Instituto IA3, no escopo da Formação 2023.

Em 2023, dentro da Formação Mov.Cicla com educadores, foram realizadas múltiplas ações socioambientais em Pindamonhangaba, conduzidas por grupos de trabalho (GTs) compostos pelos participantes da formação e supervisionadas pela equipe do Programa Mov.Cicla.
O segundo vídeo das ações desenvolvidas pelos GTs foi lançado hoje nas redes sociais do programa e ilustra as atividades socioambientais desenvolvidas pelo Instituto IA3, que promoveu uma série de eventos com catadores de materiais recicláveis dos bairros Feital e Vista Alegre, nomeados de Heróis da Carroça Day, com intuito de fortalecer o trabalho desses profissionais na região.
A atividade contou com a palestra "O Lixo é só o Começo", ministrada por Jaqueline Gonzaga, presidente da Cooperativa Moreira César Recicla, abordando temáticas como separação, armazenamento e reciclagem de materiais, enfatizando a importância deste trabalho não apenas considerando questões ambientais, como também para o fortalecimento da economia circular no município. Houve também orientações sobre a utilização do aplicativo Cataki, a distribuição de kits de segurança (chapéus e luvas), serviços de barbearia gratuitos para os participantes, aferimento de pressão realizado por agentes comunitários de saúde do PSF do Feital, varal solidário, apresentação musical e uma confraternização com um delicioso lanche servido para todos. Os encontros também promoveram palestras sobre “Empreendedorismo” com um representante da Gerdau, e sobre "A importância do trabalho dos catadores", com a equipe do Projeto de Educação Ambiental Casa Verde, da Prefeitura de Pinda.
Foram diversas atividades, sorteios e serviços disponibilizados para os catadores presentes e seus familiares, com a intenção de favorecer o reconhecimento e a valorização do trabalho destes profissionais e garantir melhores condições de trabalho para os mesmos; uma forma de retribuir a eles pelo papel fundamental que desempenham em nossa cidade. Segundo a coordenadora pedagógica do Programa Mov.Cicla, Carolina Pires, “por meio de um diagnóstico realizado pela equipe do programa em 2023, foi identificado que o serviço dos catadores de materiais recicláveis é o serviço de coleta seletiva mais utilizado pela população de Pinda, impactando e colaborando de forma significativa com a gestão de resíduos municipal.”
Esse é o quinto vídeo da série Mov.Cicla 2023. Para as próximas publicações, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos demais grupos de trabalho participantes.
Esta formação foi realizada no escopo do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com incentivo da Novelis, destinada ao fortalecimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Para conhecer mais do programa acesse:
https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia

Ler 109 vezes
Entre para postar comentários
Go to top