Pinda promove inclusão oferecendo abafadores auriculares para pessoas prestigiarem JOMI
A Prefeitura de Pindamonhangaba irá oferecer abafadores auriculares às pessoas com autismo ou hipersensibilidade auditiva para que queiram prestigiar o JOMI (Jogos da Melhor Idade). A retirada começará na abertura dos jogos, que acontecerá no próximo dia 30 de maio, às 19 horas.
A ação, que é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Familia e Direitos Humanos e a Secretaria de Esportes e Lazer, e também conta com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, busca promover a inclusão e garantir o bem-estar dessas pessoas também nas atividades esportivas. A primeira vez que a iniciativa foi realizada foi nos Jogos Regionais, com grande sucesso.
Os equipamentos estarão disponíveis para retirada também na sede da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, das 9h até as 16h30, sendo necessário o preenchimento de um formulário.
A diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, ressaltou o sucesso da iniciativa e o compromisso em garantir a participação de todos, sem gerar crises ou desconforto. "Estamos trabalhando para que Pinda seja um exemplo de compromisso com a inclusão e respeito baseado nos pilares da acessibilidade, autonomia, conforto e segurança. Temos realizado diversas ações para garantir a liberdade e dignidade das pessoas com deficiência, dando condições e garantindo a acessibilidade em todos os eventos para os mais diversos públicos. Essas ações são importantes para que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, possam participar da vida social e cultural da cidade", explicou.
“O ato de Pindamonhangaba é um exemplo de compromisso com a inclusão, com investimento do Poder Público, ressaltamos a importância da acessibilidade nos espaços públicos e participação de todos, alguns equipamentos estão disponíveis em vários locias como Museu, Palacete, Teatro Galpão, Parque da Cidade entre outros, ressaltou o secretário João Carlos Salgado.
Segundo dados da Secretaria, nos jogos regionais e no Festival Julino de Moreira César mais de 50 equipamentos foram emprestados, 15 foram doados para APAE mediante necessidade e 10 para escolas municipais, para uso contínuo de alguns alunos.
A mãe, Priscila Custódio, retirou o equipamento para o seu filho, que utilizou nos jogos regionais, e relatou que “com o uso do mesmo foi possível a participação de toda família”.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Andreinha, enfatizou a importância da ação no município. “As pessoas com deficiência tem a possibilidade de conhecer o mundo, não é fácil, mas possível. São através de ações como essa, que aprendemos, nos conscientizarmos e damos visibilidade a pessoas com deficiência”, afirmou a presidente.
Mais recentes de Fabiana
- Estão abertas as Inscrições para curso gratuito de Técnicas de Confeitaria
- Conselho Municipal da Pessoa Idosa celebra mês especial com diversas atividades
- Prefeitura de Pinda abre vagas para estágio em nove áreas de nível superior e duas de técnico
- Prefeitura de Taubaté oferece internet gratuita à população
- Câmara derruba taxação de previdência privada em herança