Fim do DDD na região é prorrogado pela Anatel
Programado para ser extinto em abril deste ano, o fim do DDD na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte não acontecerá na data prometida. Isso porque a nova configuração da área ainda está em análise pelo Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e não há uma data para a deliberação da proposta.
As unificações das tarifas do DDD de código 12 devem acontecer em 38 cidades. Na região, apenas Igaratá não fará parte da unificação, já que possui DDD 11. Segundo as normas da Anatel, só é possível fazer esse procedimento entre cidades com o mesmo código.
De acordo com o órgão, após a revisão da área, as prestadoras de serviços de telecomunicação terão prazo razoável de 180 dias para que executem os procedimentos de engenharia necessários à modificação. Por meio de nota, a Anatel confirmou o adiamento da unificação na região. “Por isso, é muito pouco provável que a nova configuração das áreas locais já esteja em vigor em abril”, informa trecho da nota.
“O procedimento de revisão quinquenal de áreas locais (nº 53500.012389/2015-56) se encontra no Conselho Diretor para deliberação final e não podemos precisar uma data para sua aprovação”, acrescenta a Anatel, por meio de nota ao Meon.
Unificação
As regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas já possuem a unificação. O pedido de unificação foi solicitado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) há mais de um ano, junto à Anatel.