Pinda lança programa socioambiental Mov.Cicla

Divulgação Divulgação

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou dia 23 de março (quarta-feira) do programa socioambiental Mov.Cicla, iniciativa elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, e incentivada pela Novelis.
O Mov.Cicla visa colaborar com a qualificação das culturas de consumo e com o gerenciamento de resíduos no município por meio de: formação, com emissão de certificado, para munícipes e educadores formais e informais; campanha de mobilização social para a utilização de equipamentos e serviços públicos de coleta seletiva; e elaboração do projeto executivo de um prédio público municipal que sediará o primeiro Centro de Estudos para a Sustentabilidade de Pindamonhangaba e região.
Com 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos socioambientais, culturais e educativos, o instituto segue dedicado ao fortalecimento de comunidades e ecossistemas.
Para a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, há algum tempo a Secretaria tem tentado uma parceria junto a empresas para trabalhar o tema “resíduos sólidos” e essa disposição inadequada. O projeto da Sabiá não tem custos para o Município e tem o apoio da Novelis para algumas dessas ações. “Para 2022 vamos trabalhar a formação de munícipes educadores formais e informais, ou seja, professores, estudantes, líderes comunitários, agentes de saúde e outros, para que se capacitem nesse tema de resíduos sólidos, que trata assuntos como consumo consciente, reciclagem, entre outros. Além disso, será estruturado um projeto do centro de educação ambiental para o município”, explicou.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, agradeceu a parceria com a Novelis e com o projeto Sabiá, bem como o empenho da equipe das secretarias municipais envolvidas. “Quero mais uma vez ressaltar a grande parceria que temos com a Novelis, empresa que contribui com desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e engajada em projetos e ações sociais e ambientais. Esta parceria, juntamente com o Sabiá e com nossas secretarias trarão ganhos ambientais e sociais formidáveis para Pindamonhangaba. Vamos sempre buscar iniciativas desta forma, que permitem agregar valor aos projetos que desenvolvemos”, afirmou.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Prefeitura, e contou com dezenas de convidados, dentre eles o presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes – Cal, Carlos Eduardo Moura – Magrão, Julinho Car, da secretaria interina de Saúde, Ana Claudia Macedo, do secretário Adjunto de educação, Fabiano Vanone, da diretora de relações governamentais da Novelis, Eunice Lima, além de representantes de vários setores da sociedade civil, especialmente os ligados ao meio ambiente.
Webinário - Além da cerimônia de lançamento, no mesmo dia, às 19 horas, houve um webinário para explicar mais detalhes sobre o projeto aos interessados, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Instituto.
Oferecida gratuitamente para educadores formais e informais e membros de comunidades de Pindamonhangaba, a formação tem como objetivo central ressignificar as culturas de consumo e engajar comunidades da cidade a colaborarem com o gerenciamento adequado de resíduos na região.

Ler 442 vezes
Entre para postar comentários
Go to top