Pindamonhangaba apresenta logomarca e lança programação do primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil no município

Pindamonhangaba apresenta logomarca e lança programação do primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil no município

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na manhã desta terça-feira (8), cerimônia de apresentação da logomarca e lançamento da programação do primeiro evento comemorativo ao bicentenário da Independência do Brasil no município. A solenidade foi realizada no gabinete do Prefeito, com a presença da imprensa e dos integrantes da Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil.
Formam a comissão: Alcemir José Ribeiro Palma – Secretário de Cultura e Turismo; Alexandre Pereira Costa – Secretário Adjunto de Governo e Serviços Públicos; Fabio de Oliveira Vieira – Diretor de Turismo; Jálissem Pereira Duarte - Diretor de Captação de Recursos; Pedro Henrique Motta Ribeiro – Diretor de Serviços Públicos; Rodrigo Lóssio Ferreira – Chefe de Gabinete; Raphael Guedes Maia – Representante do Exército Brasileiro; Ana Maria Corrêa Guimarães Iadeluca – Presidente do CMPHCAAP e da APL Academia Pindamonhangabense de Letras; José Luiz Gândara Martins – Secretário do CMPHCAAP e Acadêmico Titular da APL; Ricardo Flores – Secretário Adjunto de Cultura e Turismo e Rodrigo Godoy – Assessor do Gabinete.
Comissão e Ações - O secretário Alcemir Palma lembrou que a preocupação de relembrar este momento histórico teve início no ano passado, e foi levada ao prefeito Dr. Isael Domingues a ideia da criação de uma comissão para pensar a programação desta comemoração, o que foi prontamente aceito pelo prefeito, que criou oficialmente a comissão. “Pindamonhangaba teve papel importante neste processo, a partir de agosto de 1822 até a data da independência. Outro destaque foi em 1922, quando a cidade comemorou o centenário da Independência e 1972, quando a cidade se mobilizou para receber os restos mortais de Dom Pedro I”, destacou. “Além da criação da logo representando este momento, algumas das ações da comissão englobam o tombamento, restauro e a revitalização de monumentos que são importantes para a independência, como o obelisco da praça Monsenhor Marcondes, a Figueira das Taipas e o Chafariz Cônego Tobias, entre outras atividades”, afirmou.
Jornada dos Príncipes - Além da programação criada pela Comissão, a cidade também foi procurada pela Jornada dos Príncipes, um movimento que recria a jornada de Dom Pedro até o Grito do Ipiranga. E dentro desta programação, está a primeira ação comemorativa ao bicentenário no município, que é a participação de Pindamonhangaba recebendo S.A.I.R. o Senhor D. Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil. Ele é o terceiro dos doze filhos do Príncipe D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança (1909-1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil até seu falecimento; é neto de D. Luiz de Orleans e Bragança (1878-1921), o Príncipe Perfeito, bisneto da Princesa Isabel, a Redentora, e trineto do Imperador D. Pedro II, último monarca dos brasileiros. Dom Bertrand estará em Pindamonhangaba de 17 a 19 de março.
Símbolos históricos - O secretário adjunto de Governo Alexandre Pió fez a apresentação da logormarca comemorativa, que traz itens como a IGREJA SÃO JOSÉ, que representa a participação de Pindamonhangaba na Independência do Brasil, devido ao fato de nela estarem sepultados pindamonhangabenses que integraram a Guarda de Honra de D. Pedro I; o OBELISCO, monumento construído em 1922 como parte das comemorações ao 1º Centenário da Independência do Brasil; Bandeira do Império; Bandeira de Pindamonhangaba e Bandeira do Brasil, além de 1822 - Ano da Independência do Brasil e 2022 - Ano do Bicenterário da Independência do Brasil.
Participaram ainda da cerimônia o padre Kleber e o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes “Cal”, que também apoiam as festividades.
“O bicentenário da Independência é de grande importância para Pindamonhangaba. Este trabalho já começa bem, começa bonito como nossa logomarca. Vamos comemorar de forma significativa, para valorizar nossa história, nosso patrimônio, e valorizando também nosso presente, honrando os bravos homens, filhos de Pindamonhangaba, que no passado fizeram sua parte, conduzindo essa responsabilidade com a mesma garra e energia.”, concluiu.

Ler 355 vezes
Entre para postar comentários
Go to top