Como entregar voluntariamente um animal na Polícia Ambiental?

Como entregar voluntariamente um animal na Polícia Ambiental?

Visando diminuir os riscos, tanto para humanos, quanto para o bem-estar dos animais, a Polícia Militar Ambiental, explica a melhor forma de entregar de forma voluntária e com segurança animais silvestres.

Caso você crie ou encontre um e queira realizar a entrega voluntária nas instituições autorizadas pelos órgãos ambientais, além de ser simples você fica isento de qualquer ação penal ou administrativa – caso o animal não seja legalizado.

Para realizar a entrega de um animal, é preciso levá-lo até o órgão ambiental competente, em nossa região poderá ser feito no IBAMA ou direto na Polícia Ambiental.

Os animais recebidos pela Polícia Militar Ambiental são destinados aos órgãos ambientais que cuidam e em alguns casos reabilitam os animais para serem devolvidos à natureza.

No último mês, várias aves recém-capturadas foram soltas na região. De acordo com o comandante da PM Ambiental na região, Tenente Fernando Cesar Carvalho, antes da soltura, parte deles passa por consulta médica veterinária e após avaliação recebe um apto ou não, e depois são soltas ou encaminhadas para reabilitação.

“No início de janeiro recebemos um gavião-carijó que estava bem debilitado, a ave foi encaminhada ao Projeto Selva Viva em Taubaté, que cuida de animais feridos na região, foi tratada e hoje está recuperada e deve ser solta nos próximos dias”, conta o comandante.

Para aqueles que insistem em manter um animal silvestre em cativeiro, a lei prevê pena de detenção e multa de R$500 por animal apreendido, podendo chegar a R$5 mil dependendo da situação.

Papagaios, jabutis, canários-da-terra, trinca-ferros, tucanos, saguis e araras são os mais recebidos pela PM Ambiental.

Fale com a Polícia Ambiental
Na região do Vale do Paraíba, denúncia poderá ser feita pelo telefone 190 ou direto nas unidades da PM Ambiental onde também poderá obter mais informações sobre a entrega voluntária:

Taubaté: (12) 3621-5598
São José dos Campos: (12) 3922-3001
Guaratinguetá: (12) 3125-5520

Ler 648 vezes
Entre para postar comentários
Go to top