Taubaté receba a 6ª edição do Festival Internacional de Teatro de Sombras

Taubaté receba a 6ª edição do Festival Internacional de Teatro de Sombras

Taubaté recebe, de 6 a 12 de maio, a sexta edição do Festival Internacional de Teatro de Sombras. Além de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Jacareí, São José dos Campos e Lagoinha também recebem o festival, único deste gênero que acontece no Brasil.

A arte milenar das sombras deve atingir um público médio de 1.500 espectadores, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos. 

O Festival Internacional de Teatro de Sombras tem o objetivo de proporcionar a troca de experiência e intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local. Esta edição conta com oito companhias internacionais, vindas do Japão, Alemanha, Espanha, Argentina e Brasil. As cinco edições anteriores reuniram 32 companhias vindas da Macedônia, Grécia, Itália, Espanha, Alemanha, Argentina e Brasil.

O festival é idealizado e produzido pela Cia. Quase Cinema, que tem como missão desde sua fundação, fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras. Desde 2014 a companhia reúne no interior do Estado de São Paulo grupos nacionais e estrangeiros num intercâmbio de ideias, práticas e diálogos sobre a produção contemporânea do teatro de sombras.

A Cia. Quase Cinema também investe na capacitação de novos artistas para que o Brasil se torne uma referência nesta arte das sombras. Por isso oferece, além das apresentações, residência artística com especialistas, possibilitando que jovens artistas possam pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras no Brasil.

Todas as atividades são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

TEATRO METRÓPOLE
Dia 06/05 (segunda-feira)
14h às 16h: Workshop
Cinema Vivo com a companhia Mochinosha Puppet Theatre (Japão)
Capacidade: 15 participantes
Os artistas pesquisam a animação do cinema feita ao vivo, traz elementos da arte milenar do teatro de sombras para discutir o cinema de animação e o poder da imagem no mundo contemporâneo. A oficina permite que o participante tenha contato com o universo lúdico, imagético e conceitual deste grupo que propõe uma nova abordagem para as sombras da atualidade.

Dia 07/05 (terça-feira)
19h30: O Flautista de Hamelin – Cia Oliveira Salcedo (Espanha)
O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente que precisa de mudanças. Nesta versão, além disso, para reforçar essa ideia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

Dia 08/05 (quarta-feira)
19h30: Nhanderuçu, O Menino Trovão – Grupo Manuí (São Paulo)
O espetáculo conta a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano. Nascido a partir do sonho de Tupã, o menino trovão era muito leve e não conseguia ficar na terra, ele recebe do Criador a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os nandejaras, professores que os ensinam a viver na terra e, por fim, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem.
No palco, a história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e cantos indígenas executados ao vivo, teatro de sombras e projeção de vídeocenários, que dialogam durante todo o espetáculo e transmitem ao público toda a emoção da jornada de Nhanderuvuçu ao encontrar os nandejaras (uma rocha, uma palmeira, uma onça e uma serpente prateada), de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.
Duração: 50 min
Classificação etária: 10 anos

Dia 09/05 (quinta-feira)
19h30: Controle Remoto – Sandokhan, Dancealot. & Die Trommel des Todes (Alemanha)
Uma performance que une projeção, pintura ao vivo em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo. Em frente e atrás da projeção os 3 artistas mostram a magia das sombras com areia, dança e música. Uma sombra presa num mundo de 2 dimensões.
Como escapar para a 3ª dimensão, sair do quadro e virar um ser de verdade? Será a 3ª dimensão realmente a liberdade ou apenas o próximo nível de um grande jogo? A história muda intrepidamente e com velocidade de tirar o fôlego entre assistir TV, um universo onírica, o faroeste selvagem e uma luta de espadas do oriente.
Duração: 45 min
Classificação etária: Livre

Dia 10/05 (sexta-feira)
19h ás 21h: Seminário Internacional
O encontro de grupos que se dedicam a pesquisa e produção de espetáculos de teatro de sombras no mundo atual reflete a importância desta técnica milenar antecessora ao cinema, que conquista cada vez mais público ao redor do mundo.
Quais foram as dificuldades encontradas para a produção do espetáculo?
Como conseguem apoio institucional para produzirem e pesquisarem o teatro?
Qual a importância de pesquisar e produzir o teatro de sombras no mundo atual?
São algumas questões sobre produzir e pesquisar o teatro de sombras na atualidade. Os grupos irão neste seminário falar sobre seus processos, dificuldades e alegrias em viver neste momento como artista das sombras.

Dia 12/05 (domingo)
15h: O Flautista de Hamelin – Grupo Cia Oliveira Salcedo (Espanha)
O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente que precisa de mudanças. Nesta versão, além disso, para reforçar essa ideia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

De 08 a 10/05 (quarta a sexta-feira)
9h às 13h: Vivência No Teatro De Sombras – Cia Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS)
Orientador: Alexandre Fávero
Apresentação do processo: 10/05, às 21h
Investigação da linguagem por meio da sensibilização dos sentidos. Foca no processo criativo, na experimentação do indivíduo e na integração com os diferentes entendimentos do grupo, gerando reflexão, discussão e exercícios coletivos.

O participante vivencia conceitos, processos e tecnologias envolvidas na arte e na expressividade do teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, investigados em mais de 20 anos de trajetória. O conteúdo contempla a sensibilização dos sentidos com jogos e brincadeiras, recursos expressivos, conceitos de sombra e teatro de sombras no mundo antigo e moderno, rudimentos do teatro de sombras contemporâneo, o espaço, a escuridão, a tela, o foco de luz e a sombra na cena, exercícios de criatividade corporal, a construção da figura, a composição de cenas estáticas e dinâmicas, dramaturgia, processo investigativo, fontes de consulta, demonstração técnica, troca de experiências e distribuição de material didático.

A quem se destina: Educadores, estudantes universitários, diretores de teatro e cinema, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias e curiosos.
Inscrições no site: www.ciaquasecinema.com/festival
Público e faixa etária: 16 anos
ESCOLA MARLENE MIRANDA

Dia 07/05 (terça-feira)

10h: Grupo Mochinosha Puppet Theatre (Japão)
Espetáculo: O Reino das Sombras
Duração: 60 min
COLÉGIO JARDIM DAS NAÇÕES
Dia 09/05 (quinta-feira)
10h e 14h: Grupo Cia Titerritório (São José dos Campos)
Espetáculo: Acorda Alice!
Duração: 40min

 
Ler 1338 vezes
Entre para postar comentários
Go to top