ultimas noticias

ultimas noticias (16)

CEPATAS promove primeiro café comunitário do ano no sábado

CEPATAS promove primeiro café comunitário do ano no sábado

O CEPATAS (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais) realiza no sábado (28), das 9 às 12 horas, o primeiro café comunitário do ano, aberto à população. A ideia é criar uma oportunidade para que as pessoas conheçam o trabalho que é desenvolvido no local, saibam sobre posse responsável e conheçam os animais.
O café é aberto ao público. Basta levar um prato de comida e uma bebida.
No local haverá exposição e adoção de cães e gatos. Acesse o portal do CEPATAS e confira: http://pindamonhangaba.sp.gov.br/ceptas/me-adote.
“O café é uma oportunidade para população conhecer o trabalho que é realizado no Cepatas e ainda pode adotar um dos nossos ‘Cepatudos’. Ficaremos felizes em ter a população participando do café, tanto para interação pessoal, quanto para apresentarmos o local, falarmos do trabalho que é desenvolvido aqui e também sobre a possibilidade de adoção”, disse a responsável pelo CEPATAS, Andréa Louzada.
O CEPATAS fica na estrada municipal do Maçaim, s/n, ao lado do Escoteiros Itapeva.

Pinda participa de reunião com gestores do turismo da Região Mantiqueira Paulista

Pinda participa de reunião com gestores do turismo da Região Mantiqueira Paulista

Nessa quinta-feira (01), Pindamonhangaba, representada pelo secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, esteve na Casa de Cultura Professor Miguel Reale – São Bento do Sapucaí, em reunião com gestores de turismo da Região Mantiqueira Paulista (São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato).
O objetivo da reunião foi tratar do plano de trabalho a ser encaminhando ao Ministério do Turismo, na reunião foi tratado da importância de regularização do Consorcio Intermunicipal – CISMA, estabelecer uma marca para a região, capacitação da área e entender melhor o fluxo turístico. Foi indicado próximas reuniões virtuais para finalizar o plano de trabalho.
“A reunião foi importante para demonstrar o quanto Pinda está no caminho certo em relação ao desenvolvimento do turismo. A gente ouve relatos dos municípios vizinhos e e conseguimos ver isso, que Pinda está no caminho correto para desenvolver o seu turismo” disse o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Prefeitura recebe Lojas Cem, que completa 33 anos na cidade

Prefeitura recebe Lojas Cem, que completa 33 anos na cidade

O gerente da Lojas Cem de Pindamonhangaba, Erasmo Carlos Borges, visitou a Prefeitura de Pindamonhangaba dia 18 de agosto para agradecer a acolhida que a empresa tem no município, desde sua inauguração em 1989 até hoje. Segundo o gerente, a unidade de Pindamonhangaba fica na 30ª posição de faturamento da empresa entre 298 unidades distribuídas em quatro estados do Brasil (São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais).
Para comemorar os 33 anos em Pindamonhangaba, Erasmo Carlos trouxe para a Prefeitura alguns livros sobre os 70 anos de existência das Lojas Cem. Ele entregou exemplar ao prefeito, Dr. Isael Domingues, ao secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho, ao presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes – Cal, e ainda levará unidades para ficar disponíveis em bibliotecas públicas da cidade. O livro relata a história da empresa, bem como a instalação em Pindamonhangaba.
“São 33 anos na cidade e a Prefeitura é uma grande parceira da empresa e faz ações, realiza atos que ajudam no crescimento do setor comercial da cidade. A manutenção, com ruas limpas, cuidado com praças e zeladoria e a segurança são pontos que ajudam o setor comercial a vender mais. Temos uma entrada da cidade muito bonita, limpa, organizada. Tudo isso faz com que as pessoas se sintam melhor para ir até a cidade e realizar compras. Quem sabe em breve teremos mais uma loja no município. Caminhamos para isso”.
Ele também ressaltou o investimento que Pindamonhangaba fará em iluminação de 100% de LED. “Ficamos felizes com esta iniciativa, que deixará a cidade mais iluminada, mais segura, economizando energia e contribuindo para ajudar a movimentar o comércio. Deixando mais aquecido. Nós mesmo possuímos energia fotovoltaica na loja de Pindamonhangaba, que gera economia de 80% em energia elétrica. Da mesma forma, cerca de 80% das nossas lojas já estão trabalhando com isso, utilizando energia limpa e reduzindo custos”.
Dr. Isael disse muito feliz com a atuação da empresa na cidade. “Uma empresa tradicional para o município, muito importante para o desenvolvimento do comércio, para a geração de empregos. Hoje são 45 empregos diretos, além de serviço terceirizado. Ficamos muito felizes com a posição de destaque da empresa, que se consolida cada vez mais como uma gigante nacional nas vendas”, finalizou Dr. Isael.

Centro de Informações Turísticas está em novo local

O CIT – Centro de Informações Turísticas –, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, já está em suas novas instalações. A partir desta quinta-feira (18), a equipe do Novo Turismo atende em uma nova loja, localizada na entrada principal do Shopping Pátio Pinda, próximo à Riachuelo.
“A localização de destaque do CIT é um reconhecimento do sucesso da iniciativa, que anteriormente estava em um local mais modesto, próximo à Oscar Calçados. Agora, em um espaço com mais visibilidade, ainda mais visitantes do Shopping poderão conhecer os atrativos turísticos de Pindamonhangaba”, destacou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.
Além do CIT, o Fundo Social de Solidariedade também foi beneficiado com uma nova loja, bem ao lado, para o projeto Arte Encanto, com espaço amplo para os artesãos cadastrados comercializarem seus trabalhos. O local está recebendo toda parte de comunicação visual e, em breve, será realizada uma cerimônia oficial de inauguração dos novos espaços do CIT e da loja Arte Encanto.

ExpoPet realiza 24 adoções de animais e conscientiza sobre posse responsável

ExpoPet realiza 24 adoções de animais e conscientiza sobre posse responsável

A 1º ExpoPet realizada em Pindamonhangaba no sábado (dia 13), no Parque da Cidade, foi um grande sucesso.
O evento, totalmente voltado para conscientização da posse responsável, contou com mini circuito de palestras, totalizando oito apresentações diferentes – cada uma dentro de uma vertente pet, onde várias instituições e profissionais puderam falar e destacar suas iniciativas e a importância da posse responsável, dos cuidados e proteção aos animais
A programação contou ainda com a tradicional feira de adoção do Cepatas, juntamente com Adote e Jaya. No total, foram adotados 24 animais entre Cepatas, Adote e Jaya, além de cães de particulares que levaram os animais para a adoção. Dentre os animais adotados, o ‘Mancha’ um cão idoso utilizado na divulgação do evento também foi adotado – fato que não é comum de ocorrer pela idade avançada do animal.
Houve brechós da causa animal, participação da Defesa Civil e Defesa Animal, clínicas veterinárias, casas de ração empresas da cidade como Laboratório Mundo Animal e a RipPet crematório, comissão da OAB, dentre outros.
Também houve espaço para empreendedores locais, como a Dog Biscuit Gourmet e a Aquarela Store (lançando uma linha de produtos pet). Além disso, a iniciativa mostrou como a convivência entre humanos e pets pode ser maravilhosa. A adestradora e especialista em comportamento animal Carla Machado finalizou o evento com muitas dicas.

Prefeitura recebe primeiro Box da Reciclagem

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e a startup Você Recicla inauguraram na manhã desta terça-feira (9), o primeiro Box da Reciclagem de Pindamonhangaba. O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Mário de Assis César, além de autoridades do município.
Estiveram presentes o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Ricardo Piorino, secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, secretária de Educação, Luciana Ferreira, vereadores Regininha, Magrão, Renato Cebola e Felipe Guimarães, além de secretários, secretários adjuntos, diretores, assessores e professores da gestão municipal.
A Você Recicla foi representada por Gabriel Motta e Rodrigo Rocha, é uma startup que opera a logística reversa de embalagens pós-consumo, incentivando a reciclagem, - e vem para contribuir no fomento da economia circular e evitar que materiais recicláveis vão parar no aterro sanitário.
A estação de reciclagem une as empresas de bens de consumo e o poder público nos esforços com a recuperação dos resíduos, contribuindo para resolver o problema do lixo doméstico. Além disso, traz oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem e serve de incentivo para os consumidores se engajarem com a causa.
A economia circular e a busca de produtividade aplicadas na lógica do negócio trazem benefícios a todas as partes integrantes do projeto. Desde consumidores, que são atraídos pelo Programa de Reciclagem, e recebem prêmios que são trocados em um aplicativo a partir do acúmulo de créditos, passando pelo estímulo ao micro empreendedorismo para pessoas de baixa renda, que são apoiadas pela própria empresa na busca de financiamento e crédito para abertura de suas estações de reciclagem, chegando até o meio-ambiente, que se beneficia diretamente pela recuperação dos resíduos.
Para participar, o interessado deve localizar o box de reciclagem mais próximo, levando seus resíduos sólidos recicláveis – que devem estar limpos e separados. Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas (dinheiro em conta ou bônus), disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.
A operação da Você Recicla inicia com o consumidor final, ao se cadastrar gratuitamente no app, passa a ter acesso a uma série de vantagens. A primeira é o passo mais importante: educação para a reciclagem, realizada por meio de vídeos com treinamentos sobre o descarte correto dos materiais de papel, metal, plástico e óleo de cozinha.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos e startup Você Recicla, vencedora do chamamento público.

SAIBA O QUE VALE MAIS CRÉDITO NA VOCÊ RECICLA
Obs: os materiais devem estar limpos
- embalagens de plástico, garrafas de água e de refrigerante, embalagens de manteiga e margarina, sacos plásticos, frascos de cosméticos e material de limpeza;
- embalagens de alumínio, como latinhas de refrigerante e cerveja, latas de aerossol vazias;
- embalagens de papel e papelão;
- óleo de cozinha (armazenado em garrafa pet).

Fundo Social de Solidariedade apresenta para autoridades de Roseira o funcionamento da oficina de Marcenaria do ‘Projeto Reinvente’

Um projeto é bom quando ele impacta positivamente o maior número de pessoas. E assim tem sido com os cursos e as oficinas do “Projeto Reinvente” – do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba. As transformações sociais e sustentáveis que essa iniciativa vem trazendo para a população e para o município têm despertado o interesse de outras cidades em conhecer as atividades do “Reinvente”.
Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de agosto, o prefeito de Roseira, Fernando Siqueira – acompanhado do seu vice, José Altair Rangel, entre outras autoridades –, esteve no Parque da Cidade, onde ocorrem as aulas da oficina de Marcenaria do ‘Projeto Reinvente’ para conhecer o projeto que transforma paletes de madeira em lixeiras decorativas e demais peças.
Fernando Siqueira e sua comitiva ficaram encantados com as atividades e, principalmente, como o resultado desse trabalho na organização, no auxílio da limpeza pública e na zeladoria da cidade. “Quero parabenizar a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Fundo Social, em nome de sua presidente, doutora Cláudia Domingues, por esta iniciativa que não só embeleza a cidade, mas também contribui para o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de materiais; e ainda gerando renda”, disse o prefeito de Roseira.
Ele agradeceu pela doação das 10 unidades de lixeiras que o Fundo Social de Pinda fez para o município de Roseira, acrescentando que: “com certeza, iremos implantar esse projeto em nossa cidade. Parabéns e muito obrigado!”.
O prefeito Isael Domingues destacou a importância de repassar a outros municípios as boas práticas de gestão. “Eu acredito que cada vez mais esse network, essa relação entre prefeitos e prefeituras contribuirá para o crescimento das cidades e das regiões”, ressaltou. “Nós sabemos o quanto o ‘Projeto Reinvente’ vem impactando positivamente a vida da população e contribuindo para uma cidade mais sustentável, mais limpa e mais organizada, além de gerar renda para diversas famílias”, disse.
Prestes a completar quatro anos de vida (implantado em agosto de 2018) o ‘Projeto Reinvente’ segue transformando a vida de centenas de famílias, com atividades socioculturais e capacitação profissional gratuita.
“Ficamos muito felizes em poder contribuir para a transformação socioeconômica de muitas famílias. Nossos cursos e ações visam, sobretudo, à sociabilização; à geração de renda; o aumento da autoestima e o cuidado com o meio ambiente. A oficina de Marcenaria é apenas um exemplo de quanto boas ideias trazem resultados positivos e podem transformar uma sociedade”, finalizou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Maria Vieira Domingues.

Prefeitura define ações para utilizar galpão, que se chamará Armazém da Lagoa

Prefeitura define ações para utilizar galpão, que se chamará Armazém da Lagoa

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou uma reunião técnica no galpão que fica na praça Sete de Setembro, na sexta-feira (29). O encontro realizado entre a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, e a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, definiu detalhes de como será o Festival de Blues, marcado para ocorrer na praça Sete de Setembro entre os dias 11 e 14 de agosto.
Eles também definiram a utilização do galpão, que passará a se chamar ‘Armazém da Lagoa’. O espaço foi reformado e revitalizado e vai receber a Feira do Arte Encanto do Fundo Social de Solidariedade durante o Festival de Blues. Além disso, o Armazém da Lagoa está recebendo um novo layout, com decoração de interior que valorize sua cultura e história. A área vai receber móveis modernos, alguns em cores diversificadas para gerar contraste entre a arquitetura antiga, propiciando um ambiente harmonioso e aconchegante para atrações.
“A intenção de usar o nome Armazém da Lagoa é porque no passado a região onde é o prédio da Central do Brasil, praça Barão Homem de Melo, indo até a Albuquerque Lins, era conhecida como Alto da Lagoa, pois era o ponto mais elevado de uma região onde havia muitos brejos. Assim pretendemos usar esse nome para fazer o resgate desta história, trazer uma lembrança aos mais antigos de como a região era conhecida, usando o termo lagoa no local”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues.
Inclusive, no passado, a rua Albuquerque Lins era conhecida como rua da Lagoa. O local passou a se chamar Albuquerque Lins em 1978, na gestão do então prefeito Geraldo Alckmin.
Sobre o uso da palavra ‘armazém’, seu significado pode ser encontrado em dicionários, que classificam como ‘construção de amplas dimensões e sem divisões internas’, ou seja, um sinônimo para galpão.
O secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, ressaltou que, “além do Festival, onde o espaço ficará aberto para utilização dos artesãos, a Prefeitura vai usar o espaço para vários projetos de cultura, turismo, exposição de artes. Nossa intenção é já realizar atividades a partir do último final de semana de agosto, sempre aos sábados e domingos, com atrações culturais, músicas e arte”.
Ele explicou que um dos objetivos também é “o fomento ao chamamento de artistas cadastrados na Secretaria de Cultura, bem como o estímulo aos projetos e também aos artesãos apoiados pelo Fundo Social de Solidariedade”.
O local terá uma infraestrutura que poderá atender a necessidade dessas atividades, como banheiros, área para acesso de pessoa com deficiências e outras características que tornarão o ‘Armazém da Lagoa’ em um completo centro de atividades culturais.

Pinda vai promover Festival da Primavera em outubro

Pinda vai promover Festival da Primavera em outubro

Gabriel Sater – que faz sucesso na novela Pantanal – será uma das atrações musicais do evento
O Festival da Primavera voltará a ser realizado em Pindamonhangaba depois de sete anos. A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, equipe do Novo Turismo, e do Fundo Social de Solidariedade, em parceira com os núcleos turísticos do Ribeirão Grande e do Piracuama, vão promover o evento entre os dias 7 e 9 de outubro.
A festa vai ocorrer no espaço de eventos do Restaurante do Edmundo, no Ribeirão Grande, e vai reunir cerca de 20 restaurantes dos núcleos turísticos, além de estandes do Fundo Social de Solidariedade e do Novo Turismo.
Dia 27 de julho, na sede da secretaria de Cultura e Turismo, houve uma reunião entre a equipe do Novo Turismo com os 20 restaurantes que vão participar do evento.
Durante o encontro, o secretário adjunto da pasta, Ricardo Flores, e o diretor de Turismo, Fabio Vieira, explicaram aos comerciantes a ideia do Festival. “Depois de vários anos sem o Festival da Primavera, Pindamonhangaba voltará a ter essa grande atração, levando diversão à população, que poderá saborear pratos típicos dos nossos restaurantes, além de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico”, disse Ricardo Flores.
Durante o encontro, os membros da Prefeitura explicaram como será a estrutura do evento, como disposição das barracas, palco, fornecimento de energia elétrica, água, segurança, estacionamento, dentre outras questões. Todo o espaço da festa coberto, com estrutura de mais de 1.500 metros de cobertura, além de palco, área para artesanato do Fundo Social e divulgação da cidade no estande do Novo Turismo.
As crianças Raul Santos Moura e Letícia Nogueira Guedes Barreira – filhos de proprietários de restaurantes – participaram do sorteio que definiu o local de instalação de cada estabelecimento. Após o sorteio, os comerciantes tiveram um tempo para efetuar eventuais trocas. “Permitimos que os proprietários fizessem as devidas trocas, para que fiquem ao lado de restaurantes que tenham mais afinidade, trabalhem em conjunto, ou que tenham produtos semelhantes. Alguns preferem ficar mais perto do palco, outros mais distante. Assim, essa troca entre eles é fundamental. Inclusive essa foi uma das solicitações dos proprietários”, explicou o secretário adjunto.
Confira a programação
07 de outubro
19 horas: Banda Dallas
21 horas: Talis & Welinton
08 de outubro
12 horas: André e Andresa
14 horas: Ademar Ribeiro
16 horas: Rodrigues Neto
18 horas: César Barbosa
19 horas: Bruno e Hiago
21 horas: Gabriel Sater
09 de outubro
12 horas: Quarteto Caipira
14 horas: Radiola
16 horas: Josias Magrim
18 horas: Ana Teberga
21 horas: Caio César e Diego

Fundo Social de Pinda abre nova turma para cursos de capacitação profissional

Fundo Social de Pinda abre nova turma para cursos de capacitação profissional

O FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Pindamonhangaba vai abrir novas vagas para cursos de capacitação profissional por meio do projeto Reinvente.
As novas turmas são para o mês de agosto. As inscrições já estão abertas e vagas são para pessoas com 16 anos os mais.
A quantidade de vagas varia de acordo com a capacidade de absorção de cada curso.

Curso de Decoração com Balões
Manhã
Início: 01/08
Centro Comunitário Santana (ao lado da igreja)
De Segunda a Quarta-feira das 8h às 11h / Quinta-feira 8h às 11h30

Tarde
Início: 01/08
Salão da igreja São Miguel Arcanjo Araretama
De Segunda a Quarta-feira das 14h às 17h / Quinta-feira das 14h às 17h30

Manicure e Designer de Unha
Manhã
Início: 08/08
Projeto Gente Miúda
Capacitação interna das mães participantes do projeto
Segunda: 8h às 11h30 / Terça: 8h às 12h

Tarde
Início: 08/08
Centro Comunitário Campos Maia
Segunda-feira 18h às 22h / Terça-feira 18h às 21h30

Noite
início: 08/08
Local: Centro Comunitário Vila Prado
Segundas e Terças-Feiras das 13h às 18h

Culinária Salgados
Manhã
Início: 01/08
Local: Centro Comunitário Ouro Verde
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 13h

Maquiagem
Início: 01/08
Local 1 Centro Comunitário CDHU
Manhã: Segunda a Quinta das 8h às 12h / Sexta-feira das 8h às 10h45
Tarde: Segunda a Quarta das 13h às 18h
Quinta-feira 13h às 16h45

*Barbeiro *
Início: 01/08
Segunda e Terça-feira das 8h às 13h / Quarta-feira 8h às 10h30

Local 2: Centro Comunitário CDHU Liberdade
Avenida Dr. Lady Figueiredo Pereira Rocha - Cícero Prado
Segunda e Terça-feira das 14h às 19h
Quarta-feira das 14h às 16h30

Ainda existem mais 3 cursos no Polo do Fundo Social, na Av. Albuquerque Lins, nº 138, São Benedito (prédio do PAT). Mais informações, direto com o professor Wagner pelo WhatsApp (12) 99180-1289

Montagem e Mantenedor de Microcomputador
Sábado das 8 às 13 horas e das 13h30 às 18h30 ou quinzenal terça e quinta-feira das 10 às 15 horas.

Elétrica
Terça e Quinta-feira das 15h às 18h45 ou das 19h às 22h45.

Eletroeletrônica
Segunda, Quarta e Sexta-feira das 15h às 18h45 ou das 19h às 22h45.

Local 1: Centro Comunitário Parque das Palmeiras

Go to top