Pinda intensifica ações de combate a escorpião

Pinda intensifica ações de combate a escorpião

A equipe de Controle de Vetores da Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando um grande trabalho para combater escorpiões na cidade. Desde agosto, os agentes estão visitando casas de Pindamonhangaba e orientando moradores sobre formas de combater o escorpião.
Os imóveis foram selecionados de acordo com volume de solicitações recebidos pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba na região e com registro de picadas em moradores.
Durante as visitas, a equipe orienta os moradores sobre formas de evitar escorpiões e evitar picadas, além de instruir a como proceder em caso de acidente.
De acordo com o responsável pelo Controle de Vetores de Pindamonhangaba, Ricardo Costa Manso, a melhor forma de evitar escorpiões é mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de entulho, madeiras e materiais de construção. Ele também orientou as pessoas a tamparem os ralos e verificar roupas e sapatos antes de vestir. “São cuidados simples que ajudam no dia a dia. É importante destacar que em caso de picada, a pessoa deve ir até o Pronto-Socorro para receber o soro antiescorpiônico e cuidados hospitalares. Não façam auto medicação”.
Outra ação realizada pelo grupo foram as capturas noturnas de escorpião. “Como é um animal de hábito noturno, essas capturas têm mais sucesso à noite, no momento em que o escorpião está mais propício a deixar o local em que se aloja e ir procurar alimento”, completou Ricardo Costa Manso.
Segundo ele, em uma semana de trabalho de capturas noturnas, os agentes encontraram 231 escorpiões. “Após a coleta de escorpiões vivos, montamos estrutura para mantê-los vivos, que é o nosso laboratório Biotério. Lá, os animais ficam acondicionados até serem enviados para o Instituto Butantã, onde será retirado veneno para produção de soro antiescorpiônico. Descobrimos que temos duas espécies de escorpião na cidade, o amarelo Tytius serrulatus (comum) e Tytius bahiensis - escorpião marrom pouco comum na área urbana, mas que foi encontrado no Mombaça e no Feital”, explicou Ricardo.
Além do trabalho de casa em casa, a equipe também tem participado de orientações em ações públicas, como feiras e exposições, como ocorrem na Praça Monsenhor Marcondes, palestras em escolas municipais e entrega de panfletos. “Nosso objetivo é orientar a população sobre as formas de combater escorpião e evitar sua proliferação. O Estado de São Paulo é recordista em número de acidentes com escorpião e no período de calor o número de escorpiões aumenta e eles saem mais de seus ninhos”, alertou Ricardo Costa Manso.

Ler 497 vezes
Entre para postar comentários
Go to top