Prefeitura de Taubaté divulga cronograma de ações do Novembro Azul

Prefeitura de Taubaté divulga cronograma de ações do Novembro Azul

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, realiza a Campanha Novembro Azul, com ênfase para detecção precoce do Câncer de Próstata.

Semanalmente as unidades de saúde promovem ações de cuidados ao público masculino e o cronograma será divulgado pela Prefeitura.

A campanha deste ano, com o tema “Homem: cuidar-se também faz parte!”, salienta que além da detecção precoce, também é importante a prevenção e os cuidados de saúde que todos devem ter rotineiramente. E com este enfoque, as unidades de saúde farão ações como acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário. Os casos mais graves terão prioridade. Sempre respeitando as regras de distanciamento social e o uso de máscaras e limpeza das mãos.

Durante esta semana, de 16 a 19 de novembro as seguintes unidades estarão promovendo ações: ESF Esplanada, ESF Monjolinho e Pamo Estiva (16/11), ESF Caieiras e UBS Fazendinha (17/11), ESF Jaraguá e ESF Pedra Negra (18/11), ESF Paiol, ESF Pinheirinho e ESF Sete Voltas (19/11).

Em 2019 foram confirmados 24 casos novos casos de câncer de próstata em Taubaté. E em 2020 foram registrados 31 casos confirmados da doença.E em 2021, foram diagnosticados até o momento 19 casos. Com a pandemia da Covid-19, muitos homens deixaram de procurar os serviços de saúde e a estimativa é de que esse número possa aumentar nos próximos anos.

Apesar do mês da campanha ser novembro, todas as unidades de Atenção Básica estão sempre funcionando e aptas a colher as necessidades da população. O importante é procurar os serviços quando necessário, tirar suas dúvidas e adquirir hábitos de vida saudável.

Ler 425 vezes
Entre para postar comentários
Go to top