Pinda cria comitê de enfrentamento ao novo coronavírus
Pindamonhangaba criou um comitê municipal de enfrentamento à infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) com a participação dos profissionais de saúde e técnicos especializados. O primeiro encontro contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, UPA Moreira César, Pronto Socorro Municipal, Santa Casa de Misericórdia e Hospital 10 de Julho.
O objetivo do comitê foi antecipar as estratégias e ações que serão tomadas contra a doença, que foi decretada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde.
O fato ocorreu exatamente no momento em que a cidade notificou a Secretaria de Saúde do Estado de um caso suspeito. A paciente, uma idosa de 71 anos que apresentou os sintomas e preencheu os critérios de caso suspeito, esteve recentemente em viagem pela Itália. A mesma realizou coleta de exames e apresentando bom estado de saúde recebeu alta do Pronto Socorro Municipal, na tarde desta sexta-feira (13) e conforme protocolo do Ministério da Saúde, foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.
Durante o encontro foi debatido o atual comportamento do novo coronavírus no município e não tendo, no momento, nenhum caso confirmado e apenas um caso suspeito não serão tomadas medidas proibitivas ou de suspensão de atividades na área educacional e esportiva municipal, onde há concentração de público. Os eventos esportivos e as atividades do ano letivo escolar acontecerão normalmente, seguindo o planejamento anual, até o presente momento.
Principais ações tomadas no primeiro encontro
1-Dinamizar e enfatizar as ações a conscientização à população sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas.
2-Realização de encontros permanentes de análise das notificações e da gravidade do comportamento do novo coronavírus.
3-Intensificar ações nas escolas públicas, unidades de saúde, escolinhas esportivas, envolvendo pais e comunidades, que visam o combate do crescimento do vírus e a adoção de práticas de etiquetas respiratórios, lavar as mãos, utilização do álcool gel, entre outras.