Taubaté Veste Rosa Contra Câncer de mama
Taubaté promove, desde a segunda-feira, dia 1º de outubro, uma série de atividades nas unidades de saúde para marcar o “Outubro Rosa”.
A campanha “Taubaté Veste Rosa” prevê atividades educativas como palestras e orientações, distribuição de material educativo, coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero o “papanicolau” e exame físico da mama para prevenção de câncer de mama.
Durante esse mês, uma iluminação especial também será instalada no Cristo Redentor, Prédio da CTI, Palácio do Bom Conselho e na Secretaria de Saúde.
Entre os dias 1º e 31 de outubro, as unidades básicas promoverão mutirões de coleta de preventivo, além de exames físicos de mama. As mulheres devem procurar antecipadamente suas unidades de referência para verificar o cronograma de atividades. Para participar da campanha e a coleta de preventivo, é preciso levar RG, CPF, cartões Sim e SUS.
Existem em Taubaté 83.673 mulheres entre 25 anos e 64 anos, faixa etária considerada vulnerável para a ocorrência de câncer de colo de útero. Considerando que o exame de Papanicolau deve ser realizado a cada três anos, isso significa que 27.891 mulheres deveriam ter realizado este procedimento em 2017.
No entanto, foram realizados cerca de 13 mil exames. Já em relação à mamografia, existem atualmente em Taubaté 30.626 mulheres entre 50 anos e 69 anos. Considerando que a mamografia deve ser bianual, isso significa que 15.313 mulheres deveriam fazer a mamografia de rastreamento no ano de 2017, mas foram realizados apenas 6.467 exames.
A campanha do Ministério da Saúde, conhecida por ” Outubro Rosa”, tem por objetivo fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
A campanha “Taubaté Veste Rosa” conta com as parcerias da Secretaria de Saúde, Milclean, SPX Imagens e Científica Lab.
Geovanna Castro
Equipe Técnica
Mais recentes de Geovanna Castro
- Banco de Profissionais em São José ajuda candidatos a divulgar currículos para emprego
- “Bicicleta e Cidadania” são temas do Sesc Verão 2019 em Taubaté
- Aposentadoria: Bolsonaro quer idade mínima de 62 anos para homem e 57 para mulher
- Moro quer o fim do regime de progressão de pena para membros de facção criminosa
- Passagens de trem e Metrô de São Paulo terão reajuste de 7,5%