Sobe taxa de mortalidade infantil em São José

A taxa de mortalidade infantil em São José dos Campos atingiu o índice de 12,84 óbitos de crianças menores de um ano de idade a cada mil nascidas vivas na cidade. A informação foi apresentada no último dia 26 pelo assessor da Secretaria da Saúde, Clarisvam Couto Gonçalves, durante audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2015 da pasta.

O dado é preocupante já que é o maior índice registrado desde 2002, quando a cidade atingiu a taxa de 13,3. “É um número que incomoda”, disse Clarisvam Couto Gonçalves. O melhor índice de São José foi em 2009, quando a taxa ficou em 9,3.

Questionado, o secretário de Saúde de São José dos Campos, Paulo Roitberg, relacionou os números do ano passado ao fato da cidade ser referência para outras cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

“Somos referência para muitas cidades e as melhorias que tivemos no nosso setor pediátrico, como por exemplo a inauguração de uma nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal, acabam aumentando a quantidade de pessoas atendidas aqui”, disse Roitberg.

Em junho de 2014, a prefeitura inaugurou uma nova UTI neonatal no Hospital Municipal. Desde então, são 14 vagas de UTI para recém-nascidos que necessitem de cuidados intensivos nos primeiros dias de vida, e 19 de cuidados semi-intensivos.

“Recebemos pacientes de várias cidades por sermos referência. Muitas gestantes com gravidez de alto risco e recém-nascidos com doenças congênitas, por exemplo, são encaminhadas pelo Governo do Estado por meio do Cross [Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde] para nós”, completa.

Segundo o próprio secretário, a prefeitura precisou acionar a Justiça contra o governo estadual. “No ano passado, tive que acionar o Ministério Público contra o Estado para viabilizar a cirurgia de seis crianças. Precisamos da ajuda do Estado”, conta Roitberg.

“As doenças infantis mais comuns em São José são a diarreia, pneumonia, etc. Se o dado fosse só com moradores daqui, com certeza essa taxa estaria controlada”, diz Roitberg.

O secretário aposta no novo Hospital da Mulher, inaugurado neste sábado (5) em São José, para diminuir a taxa. “O Hospital da Mulher vai minimizar esse risco”, afirma. Além do atendimento para mulheres vítimas de violência e diagnóstico de mama e de colo de útero, a unidade irá oferecer sete serviços para gestantes de alto risco. As informações são do Portal Meon.

Ler 3501 vezes
Entre para postar comentários
Go to top