Taubaté registra primeiro caso importado de zika

Uma mulher, de 35 anos, é a primeira vítima do vírus zika neste ano, em Taubaté. De acordo com a Secretaria de Saúde, este é o primeiro caso importado da doença na cidade.

A mulher esteve no Rio de Janeiro entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro. Ao retornar para Taubaté, ela apresentou sintomas da doença. Foram realizados exames no último dia 11 e encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz. A confirmação do caso aconteceu nesta terça-feira (19).

Segundo a pasta, a mulher é moradora do bairro da Independência e passa bem. Neste ano, a cidade já contabiliza cinco notificações do vírus, sendo um positivo, um negativo e outros três aguardam o resultado dos exames.

As notificações da dengue somam 254 casos em 2016 -40 casos positivos autóctones, 1 caso importado, 2 negativos e 211 aguardando exames-. Outros dois casos suspeitos de chikungunya também foram registrados e ainda aguardam o resultado.

Ação
Com o diagnóstico positivo do vírus, equipes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) realizaram o bloqueio preventivo com a nebulização em uma área de nove quarteirões no entorno da residência, no bairro da Independência.

 

Em São José

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos confirmou ontem o segundo caso de zika vírus em 2016. A vítima é um homem de 26 anos, morador de Duque de Caxias (RJ) e que estava por turismo na cidade. O paciente já deixou São José. De acordo com a Secretaria de Saúde o paciente, ao perceber os primeiros sintomas, procurou um posto de saúde e foi diagnosticado com o vírus no último dia 5.

No último dia 13, uma mulher de 59 anos, moradora do Residencial União, na zona sul da cidade, foi diagnosticada com o vírus. O caso teria sido "importado" de Feira de Santana (BA), onde a vitima estava passando férias.

Em 2015, São José registrou outros seis casos importados da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela dengue e a febre Chikungunya. A prefeitura intensificou o combate ao mosquito.

Sintomas: Os sintomas do zika vírus são febre, dores e manchas no corpo, diarreia e conjuntivite. O tratamento deve ser feito com repouso, ingestão de líquidos e remédios.

Ler 1636 vezes
Entre para postar comentários
Go to top