Governo quer aprimorar integração nas áreas de ciência e tecnologia e de educação

Governo quer aprimorar integração nas áreas de ciência e tecnologia e de educação

Com o objetivo de fundamentar a integração entre os segmentos de ciência e tecnologia e educação, uma comitiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou visitas técnicas em quatro equipamentos educacionais no Rio de Janeiro. A ação reuniu coordenadores das instituições municipais e estaduais.

Na primeira parada, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro da capital fluminense, a equipe conheceu os projetos desenvolvidos pela Escola do Olhar, que atende professores e alunos. "Por meio da tecnologia podemos ampliar o museu para o Brasil inteiro", defendeu a diretora executiva da instituição, Adriana Karla Rodrigues.

O grupo seguiu para a Nave do Conhecimento de Irajá, na Zona Norte, onde cursos na área de tecnologia estão sendo fornecidos para capacitar a população para as Olimpíadas de 2016. A sala de aula tem tela digital com câmera para teleconferência e, nos finais de semana, vira uma sala de cinema.

Os representantes do MCTI conheceram também o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Marechal Hermes, que fica no Complexo de Marechal Hermes, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O CVT é voltado para automação industrial e, além dos cursos de qualificação profissional, oferece Ensino Médio Técnico.

Em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, a equipe esteve no Museu Ciência e Vida, onde percorreu o planetário e uma exposição que une física e esporte. Mais de quatro mil pessoas passam por lá por mês.

"É o único museu de ciência em um contingente de um milhão de pessoas na Baixada. Nosso desejo é que a população se aproprie cada vez mais deste espaço para que a ciência esteja cada vez mais frequente na vida dessa comunidade, despertando assim vocações e talentos", disse a diretora da instituição, Mônica Santos Dahnouche.

Para o secretário de Inclusão Social do MCTI, Edward Madureira Brasil, “foi um dia excelente para pensar nas políticas que iremos implementar no Ministério, aproveitando o que já é bem-sucedido para disseminar pelo País", avaliou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI

Ler 3290 vezes

Última modificação em Quinta, 12/07/2018

Entre para postar comentários
Go to top