Prefeitura inaugura nova homenagem a João do Pulo

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na noite de sábado (15) o novo monumento em homenagem ao atleta João Carlos de Oliveira “João do Pulo” – ex-recordista mundial do salto triplo e medalhista olímpico.
A estátua está instalada na rotatória que leva o nome do atleta, na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, em uma base em formato de pódio com o “João do Pulo” no local mais alto. Para receber a homenagem, a rotatória foi revitalizada, ganhando jardins e nova iluminação – o que valoriza ainda mais os feitos do atleta.
A estátua foi produzida pelo artista Hugo Lukas e possui 8 metros de altura. Ela foi construída com fibra de vidro e tem estrutura metálica. De acordo com o artista, com o passar do tempo, sol e chuva, o monumento vai mudar de cor – passando a ter tons de bronze e dourado – características típicas do material que foi construído.
“É uma grande homenagem ao atleta que deixou um legado, que fez as pessoas acreditarem que poderiam vencer, superar as dificuldades. Ele venceu em um tempo muito mais difícil, uma época em que o preconceito era muito maior. O João do Pulo venceu as barreiras, não só do salto, mas a do preconceito estrutural. Estamos aqui diante da estátua do João do Pulo e muito felizes em a posicionarmos na entrada na cidade. Nós temos muito orgulho de tudo que ele fez por nós – deixando esperança para Pindamonhangaba e um legado para o atletismo brasileiro. Somos muito gratos por isso”, destacou o prefeito dr. Isael Domingues.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o ex-treinador Pedrão, a filha Thais de Oliveira e a viúva ‘Lili’, e de autoridades como o prefeito Isael Domingues e primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Claudia Maria Vieira Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, o secretário de Esportes Everton Chinaqui, a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, o secretário de Cultura e Turismo Alcemir Palma e o adjunto da pasta, Ricardo Flores, entre outros secretários e adjuntos, além de vereadores José Carlos Gomes “Cal” (presidente da Câmara), Tié, Felipe Guimarães e Carlos Eduardo Moura “Magrão”, e do presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Lucas de Oliveira.

Ler 442 vezes
Entre para postar comentários
Go to top