DAEE, APTA e Prefeitura realizam vistoria técnica na represa do antigo Haras para retomada da canoagem

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pindamonhangaba, a Apta (Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócio) e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado de São Paulo realizaram, na semana passada, uma vistoria técnica junto à represa da antiga Fazenda do Haras Paulista com o objetivo de viabilizar a autorização para outorga da barragem, possibilitando a retomada das atividades esportivas da canoagem.
Participaram da vistoria a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin,
assessor da Secretaria de Esportes, Rafael Usier, o diretor do Polo Regional da Apta (responsável pela gestão da propriedade e elaboração de todo estudo técnico) Sérgio Henrique Schalch e o responsável pelo Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos do DAEE, engenheiro Noburu Minei, especialista em barragens.
“Estamos confiantes na viabilidade desta autorização do órgão ambiental e com a outorga da barragem ter aprovado a sua utilização para treinos de canoagem. Evidente que deverão ser realizados estudos que minimizem os riscos de qualquer fator de rompimento e assim em parceria com a APTA, a Prefeitura poderá dar uma vida esportiva ao espaço, mediante todos os protocolos exigidos para seu uso”, afirmou Maria Eduarda.
O prefeito Dr. Isael Domingues agradeceu o trabalho da Apta. “Agradecemos o empenho da agência nos estudos de viabilidade da outorga, a parceria com o DAEE e a integração da nossa Prefeitura, através do Meio Ambiente e Esporte, pois retomar esse esporte olímpico é uma prioridade em nossa gestão”, afirmou Dr. Isael.
Para a Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócio (Apta), a ação trará também ganhos para as pesquisas científicas. “É de grande importância a parceria entre Prefeitura e a Apta Regional no sentido de promover ganhos culturais, esportivos, ambientais e científicos para toda a sociedade pindense. A outorga é primordial para garantir as pesquisas científicas com piscicultura, carcinicultura e ranicultura do Setor de Aquicultura do Polo Regional Vale do Paraíba/Apta”, afirmou o Diretor Técnico de Divisão, Sérgio Henrique Schalch.

Tradição

Por muitos anos, Pindamonhangaba foi destaque no cenário nacional pela prática da canoagem na represa da fazenda Haras Paulista, de propriedade do governo do Estado. Com o objetivo de resgatar esse projeto, a Prefeitura e DAEE discutiram a pauta em reunião, realizada no último mês de maio.
A Secretaria de Esportes vem trabalhando para que o município retome essa modalidade esportiva que por muitos anos trouxe alegria à população e formou diversos atletas, através da APICANO (Associação Pindamonhangabense de Canoagem).
Em agosto, com a conquista histórica da modalidade esportiva, liderada pelo técnico da equipe brasileira de canoagem, Lauro de Souza Junior, conhecido no meio esportivo como ‘Pinda’, por ser natural de Pindamonhangaba, a pauta ganhou nova motivação.
O técnico esteve na Prefeitura de Pindamonhangaba em 17 de agosto e falou sobre o trabalho com os atletas da seleção brasileira, em especial com o campeão olímpico na prova de C1 1000m, Isaquias Queiroz.
“Queremos muito que isso retorne, pois além da qualidade e do resultado físico, o esporte tem uma finalidade social e a canoagem pode somar muito fortemente nessa missão que determinamos ao assumir a SEMELP”, comentou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.

Ler 702 vezes

Última modificação em Quinta, 14/10/2021

Entre para postar comentários
Go to top