É ano olímpico e o skate brasileiro está pronto para Tóquio 2020!
Após o ano de 2019 com muitas conquistas para o skate brasileiro, a Plataforma STU (Skate Total Urbe) e a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) se preparam para uma temporada eletrizante.
Com os Jogos Olímpicos no calendário de 2020, o esporte está ainda mais na cabeça e nos pés do público, fãs e atletas.
O Oi STU Qualifying Series - Etapa Santa Catarina - abre as disputas do circuito brasileiro de skate Park em um dos berços da modalidade no país, a cidade de Florianópolis, de 23 a 26 de janeiro, no Skatepark da Costeira do Pirajubaé.
"O ano passado foi muito importante para a Plataforma STU.
Nos consolidamos e estreitamos ainda mais a parceria com a CBSk.
Para 2020 continuamos nos preocupando com excelência técnica e estrutural, assim como o respeito à cultura do skate, que nos faz acreditar que estamos no caminho certo.
O Brasil é um celeiro de talentos e isso está bastante evidente, principalmente em ano olímpico.
2020", destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.
O evento contará com os maiores nomes do skate brasileiro. Entre os confirmados, fortes candidatos a representarem o Brasil na estreia do esporte nos Jogos Olímpicos, como Pedro Barros, que dispensa apresentações, Luiz Francisco, mais conhecido como Luizinho, Pedro Quintas e Dora Varella.
Na briga pela vaga olímpica, Luizinho e Dora são os brasileiros melhor colocados atualmente no ranking internacional (2º e 6º lugares, respectivamente) e estão na expectativa para disputar a Olimpíada de Tóquio.
"Estou bem animada com tudo que está por vir, estou focada e treinando bastante para evoluir e conseguir chegar na Olimpíada do melhor jeito possível. Esse campeonato em Florianópolis será o primeiro do ano para abrir a agenda de várias disputas importantes que teremos em 2020 e espero fazer o que estou planejando para começar o ano com o pé direito", afirma Dora.
Luizinho desembarca em Florianópolis também animado para a competição. "As expectativas são ótimas, eu quero fazer mais um pódio e mais uma final. Vou para essa etapa também para apoiar o meu irmão e torcer por ele, que também estará na disputa. Sobre a Olimpíada, primeiro estou focado em classificar, então começo a pensar em medalhas. Eu quero muito ir e fazer parte desse momento", explica.
Corrida olímpica
Os dois melhores resultados de cada skatista na primeira janela olímpica (de janeiro a setembro de 2019) e os cinco melhores resultados da segunda janela (de outubro de 2019 a maio de 2020) serão considerados na classificação para os Jogos. Ao todo, 20 atletas masculinos e 20 femininos (por modalidade) participam da disputa, podendo cada país levar no máximo três representantes (por modalidade e categoria).
Com mais quatro competições confirmadas para o Park na segunda na janela - além do Oi STU Open, realizado em novembro de 2019 -, a briga olímpica segue a pleno vapor.
Entre os brasileiros, Mateus Hiroshi e Murilo Peres estão na disputa no masculino. No feminino, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi (21ª do ranking olímpico) e Letícia Gonçalves (22ª) são as mais bem colocadas.
Última modificação em Quinta, 16/01/2020