Taubaté programa atividades da Semana de Luta Antimanicomial

Taubaté programa atividades da Semana de Luta Antimanicomial
Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Taubaté montaram uma programação para marcar a Semana de Luta Antimanicomial, que acontece entre os dias 11 e 17 de maio. Em 18 de maio é comemorada a data em prol da Saúde Mental – desospitalização dos pacientes psiquiátricos.
Durante a próxima semana, os usuários deste equipamento de saúde estão convidados a participar de uma série de atividades recreativas e de troca de experiências. Entre as atividades previstas estão caminhadas, debates, cinema, piquenique e um baile.
O Caps II oferece atendimento às pessoas acima de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico intenso e transtornos mentais de maior complexidade. Por meio de uma equipe multiprofissional, são oferecidos cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, promoção de inclusão social, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários e apoio nas iniciativas em busca de autonomia e empoderamento social.   Foram realizados no ano passado 34.057 atendimentos no Caps II.
Taubaté conta com uma rede de atenção psicossocial fortalecida em seus distintos segmentos. Além do Caps II, também são oferecidos cuidados por meio do Caps AD (Álcool e Drogas), do Caps I (Infantojuvenil), Unidade de Acolhimento Adulto e do Consultório na Rua, além do fonevida (0800 780-1122).
Os munícipes poderão comparecer aos Caps por meio de encaminhamento realizado por outros serviços da Rede Municipal de Saúde de Taubaté ou por demanda espontânea (sem encaminhamento). Inicialmente será realizado o acolhimento do caso, para avaliação das demandas e necessidades e, posteriormente, será proposto o cuidado em saúde mental, de forma articulada com a família e demais serviços.
 
Endereço: Caps II –  Avenida Inglaterra, 240 – Jardim das Nações
Telefone: (12) 3632-1368
Programação
Segunda-feira (13 de maio)
8h – Grupo de caminhada + bem-estar (concentração no Caps II)
 
Terça-feira (14 de maio)
11h – Trocando experiências e convivendo – relatos de vivências em saúde mental
14h – Sessão de cinema
 
Quarta-feira (15 de maio)
11h – Relatos e debates sobre preconceito em tratamentos de saúde mental
14h – Piquenique dos pacientes no Horto Municipal
 
Quinta-feira (16 de maio)
14h – Bingo
 
Sexta-feira (17 de maio)
8h – Capoeira Caps II + Caps AD e aula de alongamento
14h – Baile “Somos loucos uns pelos outros”
Ler 1553 vezes
Entre para postar comentários
Go to top