Pindamonhangaba mantém certificação internacional de desenvolvimento sustentável no nível máximo Platina

Pindamonhangaba mantém certificação internacional de desenvolvimento sustentável no nível máximo Platina

Pindamonhangaba celebrou, nesta quarta-feira (20), mais uma conquista histórica na gestão pública: a certificação ABNT NBR ISO 37120, no nível máximo Platina, durante a segunda manutenção do processo de auditoria.
A certificação internacional, aplicada em 167 países, é voltada para Indicadores de Desempenho para Cidades Sustentáveis e reafirma o compromisso do município com uma governança baseada em dados concretos, transparência e resultados reais.
O evento foi realizado no auditório da Prefeitura e reuniu autoridades, representantes das secretarias, colaboradores, apoiadores e imprensa. A abertura contou com a palestra da assessora Samara Dias, que explicou de forma prática como a certificação impacta a vida da cidade e de sua população.
Participaram da cerimônia o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Rodrigo Leite que, na ocasião representou o prefeito Ricardo Piorino; o secretário adjunto, Giovane Vanone; o representante da Câmara de Vereadores, vereador Gari Abençoado; o diretor de certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira; e o CEO da Smart Fress, Carlos Frees.
Compromisso com o futuro
Em 2025, Pindamonhangaba manteve o alto desempenho nos indicadores da ISO 37120, consolidando-se como referência nacional em gestão pública inovadora, sustentável e preparada para os desafios do futuro.
“A manutenção da certificação é mais do que um título: representa a responsabilidade da gestão em manter a cidade em níveis elevados e a capacidade de planejar o presente e preparar o futuro, criando condições para atrair investimentos, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o secretário Rodrigo Leite.
Ele ressaltou ainda que “governar com responsabilidade significa avaliar, corrigir e evoluir continuamente, sempre com base em evidências. Mais do que cumprir normas, é um compromisso de fazer da cidade um exemplo de sustentabilidade, inteligência urbana e resiliência para todo o país”.
Entre os reflexos práticos da certificação estão serviços públicos mais eficientes, maior segurança, ruas bem iluminadas, mobilidade planejada, políticas ambientais efetivas e capacidade de resposta rápida em emergências.
Pindamonhangaba como referência
Para o prefeito Ricardo Piorino, a conquista mostra que a cidade não se acomoda, mas trabalha constantemente para elevar seus padrões. “Manter as certificações é manter a régua alta. É mostrar que Pindamonhangaba trabalha para melhorar a vida das pessoas todos os dias. A certificação ISO 37120 garante que a cidade ofereça serviços urbanos de qualidade, atraia investimentos, gere empregos e impulsione o desenvolvimento para todos”, afirmou.
Para o prefeito, a norma atua como “bússola para o desenvolvimento sustentável”, impactando diretamente a vida da população e transformando a cidade em um modelo de governança para o Brasil.

Ler 5 vezes
Entre para postar comentários
Go to top