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Câmara de Pinda confirma a instituição e comemoração do Dia do ‘Aviva Pinda’
Realizada no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba promoveu, na tarde desta segunda-feira, dia 12 de agosto, a 26ª sessão ordinária. A reunião plenária contou com a presença de todos os vereadores e da vereadora, e a Ordem do Dia listou dois projetos na pauta de votação. Os documentos foram aprovados. O pleno da Casa também aprovou, em votação unânime, diversas moções, indicações e requerimentos que foram lidos e apresentados durante o expediente.
Aviva Pinda
O primeiro projeto da pauta da Ordem do Dia foi o Projeto de Lei Ordinária nº 104/2024, que “Fica instituído o Dia do ‘Aviva Pinda’ no Município de Pindamonhangaba”. Ele foi aprovado por 10 votos. Conforme o artigo 1º, o Dia do “Aviva Pinda” será comemorado anualmente no último sábado do mês de setembro. O objetivo do evento é promover a manifestação pública da fé cristã na cidade. O ‘Aviva Pinda’ consiste em apresentações musicais de cantores Gospel, atos de adoração, louvor e celebração da fé em Cristo. Outra meta do evento é fomentar o turismo religioso na cidade, alavancando o comércio local e gerando renda para a população.
Fonte: Tribuna do Norte
Estão abertas inscrições para Festival da Música Sertaneja
O Festival tem como objetivo incentivar a música sertaneja, revelar novos talentos e promover o intercâmbio artístico cultural. A inscrição, que vai até o dia 23 de agosto, é aberta aos intérpretes profissionais ou amadores, maiores de 16 anos, que se apresentarão nas Categorias Jovem Música Sertaneja, Música Raiz ou Individual. Podem participar moradores de cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo.
A divulgação dos selecionados será feita no dia 09 de setembro e a fase classificatória será no dia 28 do mesmo mês. O Festival ocorrerá dentro da estrutura de evento no Corredor Turístico do Ribeirão Grande.
Para se inscrever, é necessário acessar o site da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba até às 12h do dia 23 de agosto; acessar o link do festival; clicar no banner; clicar em “Edital – Festival de Interpretação da Música Sertaneja 2024”; fazer o download e tomar ciência do referido Edital; preencher as informações solicitadas pelo sistema; inserir os arquivos da inscrição e clicar em “Enviar”. Após a confirmação, não será mais possível excluir ou modificar a inscrição.
Fonte: Tribuna do Norte
Eleições 2024: partidos têm até hoje para escolher candidatos
Termina nesta segunda-feira (5) o prazo que todos os partidos e federações realizem suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024, marcadas para outubro. 

Em anos eleitorais, a convenção partidária é etapa obrigatória para o registro de candidatos, que precisam ter seus nomes oficializados pelas siglas. São encontros formais - de formato presencial ou híbrido - em que os membros de uma legenda manifestam seus apoios. A organização dessas reuniões é feita de acordo com o estatuto de cada agremiação.
Confirmação de candidaturas
Em geral, as maiores siglas costumam chegar às convenções com os principais nomes decididos, tornando o evento uma espécie de celebração para confirmação das candidaturas. No mesmo encontro também são deliberadas eventuais coligações.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.
Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, já foram pedidos registros de quase 45 mil candidaturas para as eleições deste ano.
Este ano quase 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nos 5.569 municípios do país.
G20: tecnologia pode ser ferramenta para redução de desigualdades
Os ministros do G20 da Reunião de Desenvolvimento reconhecem a tecnologia como importante ferramenta para a redução de desigualdades no mundo. Em documento divulgado nesta segunda-feira (22), ressaltam a importância da transferência de tecnologia entre países, do acesso a tecnologias digitais e até mesmo do uso dos benefícios da inteligência artificial para que as diferenças sociais e econômicas entre os países diminuam.
“Isso pode possibilitar uma transformação rápida, combater as desigualdades dentro e entre os países e acelerar a realização do desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões - econômica, social e ambiental -, bem como a prestação de serviços públicos”, aponta o documento Declaração Ministerial de Desenvolvimento do G20 para Reduzir as Desigualdades.
Em 20 tópicos, os ministros elencam no documento ações possíveis para mitigar as desigualdades. E chamam a atenção dos países e organizações internacionais parceiras para que abordem a necessidade urgente de reduzir as desigualdades dentro e entre os países e de promover oportunidades para todas as pessoas, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico e outros.
“A desigualdade amplifica os impactos negativos e desiguais dos choques com possíveis consequências a longo prazo”, afirmam os ministros no texto.
Entre os compromissos firmados, estão o emprego produtivo e a inovação, apoiados por competências adequadas e transferência de tecnologia em termos voluntários e mutuamente acordados. Os ministros também reafirmam o compromisso de “reduzir as disparidades digitais e promover o uso inclusivo de dados para o desenvolvimento, aproveitar os benefícios da inteligência artificial (IA) segura, protegida e confiável para o bem e para todos de maneira responsável, inclusiva e centrada no ser humano, melhorar o acesso a serviços digitais e infraestrutura pública digital e alavancar oportunidades de transformação digital para impulsionar o crescimento sustentável e inclusivo”.
Outro tópico abordado é a questão do emprego: “Reafirmamos nosso compromisso em ajudar os países em desenvolvimento a se integrarem melhor às cadeias industriais, de valor e de suprimentos globais, e acelerar seu processo de industrialização e modernização. Reconhecemos que o desenvolvimento do capital humano é essencial para combater a pobreza e a desigualdade”, comprometem-se os ministros.
Outro compromisso estabelecido é em relação à mobilização de recursos, sobretudo para os países mais pobres. Os ministros ressaltam a necessidade de financiamento “acessível, adequado e disponível proveniente de todas as fontes” e reconhecem que há desafios para a implementação da chamada Agenda de Ação de Adis Abeba (AAAA), considerado um acordo histórico para o investimento em desenvolvimento sustentável. “O progresso não foi compartilhado uniformemente dentro e entre os países, aprofundando ainda mais as desigualdades existentes”, alertam no documento.
Os ministros reconhecem a importância de facilitar o desenvolvimento, a distribuição oportuna e o acesso equitativo a vacinas, terapias e diagnósticos seguros, eficazes, de qualidade garantida e acessíveis.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é a primeira vez, em 2 anos e meio, que é possível aprovar documentos em nível ministerial, o que não ocorreu nas duas últimas presidências do G20 devido a controvérsias sobretudo em relação a questões geopolíticas entre os países do grupo.
Agência Brasil
Foto:© Marcelo Camargo/Agência Brasil
O advogado, Luis Rocha, explicou no Jornal RVC sobre a sucessão patrimoniaL
O advogado, Luis Rocha, explicou sobre a sucessão patrimonial, fundamental para garantir a continuidade e do patrimônio familiar ao longo das gerações. Saiba mais assistindo a entrevista completa que foi ao ar no Jornal RVC.
https://www.youtube.com/watch?v=z8XH6NvMO_s
Workshop sobre organização acontece no Shopping Pátio Pinda neste sábado
Inscrição promocional para a segunda edição do "Não repara na bagunça" ainda está disponível
No próximo sábado (13), o Shopping Pátio Pinda recebe a segunda edição do Workshop “Não repara na bagunça”, um evento que apresenta aos participantes técnicas e sistemas de organização para a casa de maneira mais fácil e moderna. A iniciativa acontece em parceria com a personal organizer Suelen Gubeisse, profissional certificada que atua há mais de 6 anos na área. “O workshop é uma oportunidade tanto para quem ama organização quanto para quem tem dificuldade com isso. Um lar organizado pode trazer uma sensação de estar tudo certo, em seu devido lugar, proporcionando uma qualidade de vida maior” ressalta a personal organizer.
O workshop acontece a partir das 13h, no corredor da loja Di Gaspi. Para participar é necessário realizar inscrição até sexta-feira (12), através do número (12) 99140-2832. Os ingressos promocionais ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos por R$127.
Além de todas as dicas e demonstrações dos cuidados com a casa, durante o café, os participantes poderão concorrer a um sorteio de prêmios e brindes, como: itens ligados à organização, beleza e cuidados com a casa, voucher para extensão de cílios e cestas de biscoitos.
CCR RioSP inaugura primeiro Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros da Via Dutra, em Pindamonhangaba
A CCR RioSP inaugura no dia 04/07 (quinta-feira), o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD), da Via Dutra. O espaço foi construído em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba (SP). A estrutura de quase 67mil m² está localizada no km 95 da pista sentido Rio de Janeiro ao lado de um posto de serviço. O primeiro Ponto de Parada e Descanso inaugurado pela concessionária é considerado o maior em operação em uma rodovia federal concedida.
Com investimento superior a R$ 30 milhões, o PPD trará mais conforto e segurança aos motoristas de veículos pesados que trafegam diariamente pelo eixo Rio de Janeiro-São Paulo, importante corredor logístico do país com grande importância industrial.
Estrutura para o caminhoneiro
O PPD da Via Dutra foi construído em uma área de aproximadamente 67 mil metros quadrados, sendo que o espaço do caminhoneiro é de 1.200m²
Nesse espaço, o motorista profissional terá uma estrutura composta por:
• Refeitório para 90 pessoas com 7 pias para lavagem de utensílios, além de 10 micro-ondas.
• Lavanderia com 10 tanques.
• Sala de descanso para 31 pessoas com tevê e espreguiçadeiras.
• 1 banheiro masculino com 10 chuveiros, 10 vasos sanitários e 10 pias.
• 1 banheiro feminino com 4 chuveiros, 4 vasos sanitários e 4 pias.
• 1 banheiro PCD masculino com 1 vaso sanitário, 1 pia e um chuveiro.
• 1 banheiro PCD feminino com 1 vaso sanitário, 1 pia e um chuveiro.
• 1 Fraldário com 1 pia e 1 bancada.
A área externa do Ponto de Parada e Descanso é composta por 120 vagas de estacionamento para veículos bitrem, caminhões e carretas, sendo:
• 24 vagas para bitrem longo (32.8m cada vaga)
• 96 vagas para caminhões e carretas (21.6 m cada vaga)
Também serão disponibilizadas duas vagas exclusivas com tomadas para veículos frigoríficos, outras 20 vagas para veículos de passeio, segurança e wi-fi para os motoristas acessarem internet. Além disso, há espaço disponível para locação de empresas de serviços terceirizados, como minimercado, lavanderia e farmácia. Ainda, todas as lâmpadas do local possuem tecnologia LED, que são mais econômicas e duráveis.
Fundo Social realiza formatura do curso de Libras
O Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou, no sábado (29), a cerimônia de formatura dos cerca de 60 alunos de Libras das oficinas “Reinvente”. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Maria Vieira Domingues, do prefeito Dr. Isael Domingues, secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, adjunto da pasta, Professor César, vereador Gilson Nagrin, além dos professores das três turmas de Libras, representados pelo professor Luis Carlos.
Formandos, seus familiares e professores participaram desse grande momento, marcando o sucesso da iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. A formatura começou com emoção, tendo os hinos Nacional e de Pindamonhangaba interpretado por Libras por todos os alunos e professores. Toda a cerimônia foi traduzida em Libras por alunos e professores que se revezaram.
O curso de Libras foi introduzido pelo Fundo Social de Solidariedade ao Projeto Reinvente no ano de 2022. Com enorme sucesso, rapidamente as vagas iniciais foram preenchidas por alunos de várias idades. O sucesso continua e a terceira turma já começou.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, “o objetivo é ensinar a Linguagem Brasileira dos Sinais, proporcionando a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, além de contribuir com a geração de emprego e renda e ainda expandir o processo de inclusão social”.
“Parabéns ao Fundo Social pela iniciativa, aos professores por todo o comprometimento, e para os alunos pela dedicação e persistência”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Ao final, foi servido um coquetel produzido pela equipe do Café Literário do Parque da Cidade.
Pinda ganha Sala do Empreendedor para estimular empresas e gerar empregos
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inaugurou a Sala do Empreendedor na quinta-feira (27). O espaço fica no pavimento superior da Prefeitura de Pindamonhangaba é será voltado ao atendimento de empreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e, preferencialmente, aos microempreendedores individuais, com a parceria do Sebrae e apoio de instituições com ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e Sincomércio.
Durante a inauguração, o do Sebrae, destacou trabalhos da instituição em Pindamonhanga e como serão os atendimentos do Sebrae Aqui, um programa que oferece atendimento presencial a empreendedores, com orientação individual e coletiva para o fomento dos pequenos negócios locais.
De acordo com ele, a iniciativa visa promover um ambiente mais favorável para o surgimento de novas empresas e o crescimento das já instaladas no município, estimular o empreendedorismo, gerar riqueza para a cidade, novos empregos e qualidade de vida para os munícipes.
Ele ressaltou que desde 2012 o Sebrae está presente em Pindamonhangaba com uma unidade de atendimento avançado e ja realizou 20.396 atendimento.
O presidente da ACIP, Mauro de Almeida, destacou a parceira entre a Associação com a Prefeitura e Sebrae. Mauro de Almeida citou formas de atuação da ACIP para dar suporte às empresas existentes, fortalecer o setor comercial e industrial, gerar empregos e ainda buscar novos empreendimentos.
O evento contou a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, do vice-prefeito Ricardo Piorino, e de diversos secretários, dentre eles a de Obras e Planejamento, Marcela Franco. Ela ressaltou o trabalho conjunto entre as secretarias para a construção da Sala do Empreendedor.
O evento também recebeu o vereador José Carlos Gomes - Cal, vários empresários e representantes de instituições, dentre eles o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.
O prefeito Dr. Isael explicou que “a Sala do Empreendedor oferecerá serviços de orientação sobre procedimentos necessários para a regularização de abertura, registro e funcionamento das empresas, análise de viabilidade locacional na implantação de empreendimentos junto ao sistema da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo); análise de pedidos de reconsideração solicitados via JUCESP, orientação e encaminhamento aos parceiros em microcréditos e entidades parceiras da Sala do Empreendedor”.
De acordo com Dr. Isael, os microempreendedores individuais encontrarão um ambiente acolhedor e preparado para atender às suas necessidades específicas, com os serviços do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (Sebrae Aqui), com uma gama de serviços que vão desde a abertura, inscrição, baixa e alteração de dados do Microempreendedor Individual no Portal Gov.Br – Governo Federal; orientação de quem pode ser MEI, como se registrar e se legalizar, as obrigações, custos e periodicidade, documentação exigida e encaminhamento aos órgãos e entidades para o devido funcionamento, orientação quanto à necessidade de pesquisa prévia ao ato de formalização, para fins de verificar sua condição perante a legislação municipal no que se refere à descrição oficial do endereço de sua atividade e da possibilidade do exercício dessa atividade no local desejado, orientação para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, emissão das guias de pagamento DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), emissão de Declaração Anual, dentre outros.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antonio Ferreira Filho ‘Ju’, disse que a Sala do Empreendedor também contará com serviços do Banco do Povo (programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado), com taxas reduzidas de juros, disponibilizando valores para a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Jayme Neto, frisou que os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor terão formalização, cursos, consultorias, capacitações e acesso a informações estratégicas, com objetivo de facilitar e contribuir para o alcance do sucesso nos negócios e alavancar o crescimento econômico do município.
Para a consecução dos objetivos da Sala do Empreendedor, a Prefeitura poderá firmar parceria com instituições públicas ou privadas, no intuito de implementar ações de apoio e incentivo às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.
“Acreditamos que cada pequeno negócio tem o potencial de fazer uma grande diferença em nossa comunidade. E é com esse espírito que estamos inaugurando este espaço, para que possamos crescer juntos e fortalecer a economia local, gerando emprego, renda e oportunidades para todos”, declarou o secretário José Antonio Ferreira Filho ‘Ju’.
Parque da Cidade recebe a 3ª ExpoPet
Pindamonhangaba, por meio do Cepatas, irá promover no próximo sábado (29), a partir das 10 horas, no Parque da Cidade, a 3° Expopet. O evento, voltado para a conscientização sobre a posse responsável de animais, incluirá um circuito de palestras que abrange todas as fases da vida de um animal doméstico, fornecendo informações valiosas para os amantes dos animais.
A programação do evento contará com a tradicional feira de adoção do Cepatas, em parceria com Adote e Jaya, além da participação do Fundo Social de Solidariedade. Durante a ExpoPet, haverá arrecadação de ração para ajudar animais necessitados.
“O evento contará com adoráveis cãezinhos e gatinhos à espera de lares amorosos, prontos para encher sua vida de alegria e carinho”, afirmou a responsável pelo Cepatas, Andréa Louzada.
Além das atividades educativas, o evento destacará a importância da convivência harmoniosa entre humanos e pets. Os participantes poderão aproveitar uma praça de alimentação no local, ou trazer suas próprias toalhas de piquenique para desfrutar de uma tarde agradável no parque.
A Prefeitura de Pindamonhangaba convida todos os cidadãos a participarem deste evento, promovendo o bem-estar animal e fortalecendo a comunidade.














