Comemoração do Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza
Dia Mundial da Limpeza - 20/09
Dia Mundial da Árvore - 21/09
Na manhã de quinta-feira, 19/09, alunos do pré ao 5º ano da Escola Ruth Azevedo, no bairro Triângulo, participaram de uma ação educativa. Eles aprenderam sobre a importância das árvores e plantaram diversas espécies, incluindo frutíferas, florísticas e nativas. As crianças também discutiram a importância das árvores e do respeito ao meio ambiente.
À tarde, na mesma escola, alunos do 2º ao 5º ano participaram de uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a empresa Vale Ambiental, no PEV do bairro Triângulo. As crianças aprenderam sobre a importância da reciclagem e discutiram o uso do PEV para o descarte de resíduos.
Acompanhe a Semana de Conscientização
No recente bate-papo, Professor Luís Otávio Palhari, Reitor do UniFUNVIC, Simone Braça, mobilizadora e Luiz Antonio Rodrigues, gestor da EM Prof. Félix Adib Miguel, refletiram sobre a importância da família na vida escolar dos filhos, destacando que uma escola acolhedora é essencial para o desenvolvimento dos alunos.
A participação ativa de todos – pais, professores e comunidade – é fundamental para garantir uma educação pública de qualidade. Quando todos se envolvem, criamos um ambiente propício para o aprendizado e o crescimento dos estudantes.
Acompanhe a Semana de Conscientização!
Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência
Projeto Juventude em Movimento
As inscrições vão até dia 4 de setembro
O evento é organizado pelo Grêmio União e tem o apoio da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura
Objetivo do projeto é capacitar os alunos a compreender e realizar todas as etapas de um projeto audiovisual, tornando-se assim autônomos para a elaboração de seus próprios projetos, de maneira que ele aprenda a criar, dirigir, produzir, coordenar e roteirizar, articulando conceitos teóricos e técnicas operacionais, familiarizando o aluno com temas como emoção, a cognição e a criatividade. Ao final do processo de aprendizado, o aluno estará capacitado a produzir seu próprio curta metragem que será apresentada em um Festival de curtas, momento importante na formação do aluno e de sua inclusão social.
SP promove curso de Introdução em Libras
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu, nesta semana, as inscrições para o curso “Introdução a Libras”. O curso gratuito atingiu recorde de adesões em seu lançamento no mês de julho. Para agosto, a expectativa é preencher as mil vagas disponíveis.
A trilha de aprendizagem em Língua Brasileira de Sinais integra a Escola da Inclusão, ambiente virtual dedicado à promoção e à disseminação do conhecimento sobre inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa é resultado da parceria entre a SEDPcD e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, receberão o certificado de conclusão. “Nosso curso de Libras nos dá muito orgulho. Ele simboliza uma mudança muito significativa em nossa sociedade, pois, quebramos um novo recorde de inscrições a cada turma. Isso denota a importância de parcerias para promover a inclusão. A Univesp está nos ajudando a levar a Língua Brasileira de Sinais a cada vez mais pessoas”, afirma o secretário Marcos da Costa.
O formulário de inscrição está disponível no site da SEDPcD: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
RUA FRANCISCO GLICÉRIO, 35 JARDIM BOA VISTA, PINDAMONHANGABA/SP
Escola da Inclusão
Diante da missão de proporcionar um ambiente educacional acessível e acolhedor para pessoas com e sem deficiência, a escola busca capacitar indivíduos para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. O objetivo da Escola da Inclusão é formar cidadãos comprometidos com as causas das pessoas com deficiência, como a acessibilidade comunicacional, empregabilidade e liderança. A escola é projetada em ambiente virtual exclusivo da Univesp para garantir a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
Educação SP recebe matrícula de novos estudantes para 2025
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou o calendário de matrícula para 2025. Alunos de escolas particulares, de outros estados ou que desejam voltar às aulas devem se cadastrar entre 19 de agosto e 13 de setembro em uma das mais de 5.000 unidades da rede estadual ou nos postos do Poupatempo.
Em Pindamonhangaba, há vagas para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio (1ª à 3ª série), em período parcial e integral, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para os anos iniciais do Ensino Fundamental serão abertas pela Rede Municipal futuramente.
Para a matrícula presencial, é necessário apresentar RG, histórico escolar e comprovante de residência.
Matrícula e transferência de alunos da rede:
Quem já está matriculado na rede estadual em 2024 não precisa fazer rematrícula; a vaga para 2025 está garantida automaticamente. A partir de 14 de agosto, a confirmação do local estará disponível nos postos do Poupatempo e na Secretaria Escolar Digital (SED).
Para transferência de escola, o período de solicitação foi antecipado e seguirá o mesmo calendário da matrícula (19 de agosto a 13 de setembro). O pedido deve ser feito na página da SED. O resultado final será divulgado a partir de 2 de dezembro.
Calendário 2025:
As aulas do primeiro semestre de 2025 começarão em 3 de fevereiro. O recesso escolar de meio de ano será de 1º a 20 de julho. As atividades terminarão em 9 de dezembro para cumprir os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Fonte/Foto: Tribuna do Norte
Pesquisadoras podem se inscrever no programa Mulheres na Ciência
Estão abertas as inscrições para o programa Mulheres na Ciência e Inovação, do Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, em parceria como British Council – organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais nas áreas de língua inglesa.
O programa é totalmente online e gratuito, voltado para pesquisadoras de todo o país nas áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (STEM).
O projeto, criado em 2019, incentiva o empreendedorismo para pesquisadoras de ciência e tecnologia. A intenção é que elas criem redes e conexões compartilhando experiências, desafios e conquistas.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Museu do Amanhã. O prazo vai até o dia 25 de agosto.
Programa
O programa conta com palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inovação, liderança, autoconfiança, gênero, ciência, captação de recursos e questões específicas das mulheres na ciência.
Ao todo, serão seis encontros síncronos virtuais, realizados aos sábados, das 9h às 13h, com um total de 24 horas de carga horária, nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05, 19 e 26 de outubro de 2024.
Nesta sexta edição do programa, serão disponibilizadas 50 vagas para pesquisadoras de todo o Brasil através de um formulário, onde cada pesquisadora deverá preencher com seus dados pessoais e anexar uma carta de apresentação com a indicação da pesquisa ou projeto de interesse. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de agosto.
Fonte: Agência Brasil
Foto: © Butantan/Divulgação
Governo de SP divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas estaduais
As Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo divulgaram recentemente o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O concurso, lançado durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como objetivo promover a conscientização sobre as mudanças climáticas nas escolas estaduais, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o projeto visa gerar consciência e engajar os alunos para que possam fazer a diferença em suas casas, escolas e comunidades através de atitudes cotidianas.
Podem participar estudantes da rede pública estadual, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. A competição será dividida em três categorias:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)
Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Ensino Médio (1ª a 3ª série)
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas” e explorar aspectos de mitigação e adaptação. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem produzir um texto na linha “Você sabia que…”. Já os alunos das outras duas categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) devem criar um texto dissertativo argumentativo, relatando projetos desenvolvidos na escola envolvendo a comunidade.
As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador. Os professores contarão com materiais disponibilizados pela Semil no site da Educação Ambiental.
Os estudantes poderão desenvolver as redações de 5 de agosto a 4 de outubro. Nesta primeira etapa, cada unidade escolar irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações, uma por categoria. De 7 de outubro a 25 de outubro, cada diretoria de ensino escolherá três redações, uma por categoria. Os textos selecionados serão encaminhados para a Seduc, que escolherá nove redações, três por categoria. Por fim, a Semil classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os critérios de avaliação para os alunos do 5º ano levarão em consideração originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do tema, qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais. As redações dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão avaliadas conforme os critérios de criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática.
O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390.
Fonte: Tribuna do Norte
EDP abre inscrições para Gincana Cultural ‘Xô Desperdício’
A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, retoma em 2024 a Gincana Cultural ‘Xô Desperdício’ e abriu inscrições para a participação de 215 escolas municipais, localizadas em 18 cidades de sua área de concessão em São Paulo. Como premiação, 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade de 2,5 kWp, serão instalados nas escolas vencedoras.
A gincana, que está em sua 5ª edição, é uma iniciativa do projeto ‘Boa Energia nas Escolas’, desenvolvido pela distribuidora de energia elétrica, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O principal objetivo é estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de energia elétrica nas unidades de ensino, residências e na sociedade em geral.
“A Gincana ‘Xô Desperdício’ faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, cujo ciclo de 2024 pretende impactar positivamente cerca de 100 mil alunos, além de capacitar 1.500 professores em um processo educativo voltado à eficiência energética. Essa competição saudável funciona como um importante instrumento de cidadania ao estimular em toda a comunidade o consumo consciente, seguro e sustentável de energia”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.
A primeira etapa da competição, que ocorre até o dia 18 de agosto, inclui a inscrição e validação das escolas participantes. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados na Playlist do YouTube EDP Brasil. A divulgação das tarefas acontece até 23 de agosto. Os participantes deverão produzir vídeos que tenham relação com o uso racional e seguro da energia elétrica. Os conteúdos produzidos devem ser enviados até 8 de setembro. Após validação pela organização da gincana, os vídeos estarão disponíveis para visualizações e curtidas, de 14 de setembro a 6 de outubro, em uma playlist da Gincana Cultural na página do YouTube EDP Brasil. Para se ter uma ideia, a edição do ano passado somou mais de 80 mil visualizações e 28 mil curtidas nos vídeos da playlist.
Para que a competição seja justa, as cidades serão divididas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes. A disputa será encerrada em 7 de outubro e os próximos seis dias serão destinados à apuração dos resultados. No dia 31 de outubro, data ainda a ser confirmada pela organização, acontecerá a cerimônia de premiação das escolas vencedoras.
A Gincana Cultural ‘Xô Desperdício’ faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela Aneel. Dúvidas e mais informações sobre a gincana podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Tribuna do Norte