Comemoração do Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza

Dia Mundial da Limpeza - 20/09

Dia Mundial da Árvore - 21/09

Na manhã de quinta-feira, 19/09, alunos do pré ao 5º ano da Escola Ruth Azevedo, no bairro Triângulo, participaram de uma ação educativa. Eles aprenderam sobre a importância das árvores e plantaram diversas espécies, incluindo frutíferas, florísticas e nativas. As crianças também discutiram a importância das árvores e do respeito ao meio ambiente.

À tarde, na mesma escola, alunos do 2º ao 5º ano participaram de uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a empresa Vale Ambiental, no PEV do bairro Triângulo. As crianças aprenderam sobre a importância da reciclagem e discutiram o uso do PEV para o descarte de resíduos.

Acompanhe a Semana de Conscientização

Acompanhe a Semana de Conscientização

No recente bate-papo, Professor Luís Otávio Palhari, Reitor do UniFUNVIC, Simone Braça, mobilizadora e Luiz Antonio Rodrigues, gestor da EM Prof. Félix Adib Miguel, refletiram sobre a importância da família na vida escolar dos filhos, destacando que uma escola acolhedora é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

A participação ativa de todos – pais, professores e comunidade – é fundamental para garantir uma educação pública de qualidade. Quando todos se envolvem, criamos um ambiente propício para o aprendizado e o crescimento dos estudantes.

Acompanhe a Semana de Conscientização!

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência

O Brasil tem focado nos anos finais do ensino fundamental, que abrangem do 6º ao 9º ano, com estudantes de 11 a 14 anos. Essa fase é crucial devido às grandes mudanças na vida dos alunos, como a entrada na adolescência e a transição para escolas maiores com aprendizagens mais complexas. Garantir uma educação de qualidade e combater a reprovação e o abandono escolar foram temas do Seminário Internacional Construindo uma Escola para as Adolescências, realizado no Inep.
 
Edneia Gonçalves, da ONG Ação Educativa, destacou a importância da educação na redução das desigualdades. Dados mostram que as populações mais vulneráveis têm maiores taxas de reprovação e abandono escolar. Júlia Ribeiro, do Unicef, ressaltou que populações preta, parda, indígena, quilombola e pessoas com deficiência são mais afetadas.
 
Em julho, o governo federal lançou o Programa Escola das Adolescências, visando melhorar a qualidade da educação, acesso e desenvolvimento integral dos estudantes. O programa envolve União, estados, Distrito Federal e municípios, oferecendo apoio técnico-pedagógico e financeiro.
 
O estudo "Diálogos políticos em foco para o Brasil", da OCDE e Fundação Itaú Social, comparou o cenário brasileiro com outros países. A maioria dos países da OCDE considera a conclusão do ensino médio essencial para uma vida plena. No entanto, nenhum país, incluindo o Brasil, possui simultaneamente senso de pertencimento, clima disciplinar e apoio docente, segundo o Pisa 2022.
 
O estudo sugere práticas para melhorar o ensino, como ouvir estudantes na elaboração de políticas públicas e tornar a escola um lugar atraente. Também destaca a importância de ajudar os alunos a entenderem suas trajetórias educacionais e oferecer informações de carreiras.
 
Para incentivar estudos sobre os anos finais do ensino fundamental, o MEC e a Fundação Itaú lançarão um edital de pesquisa para reconhecer boas práticas no ensino de matemática.
 
Agência Brasil
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Projeto Juventude em Movimento

Projeto Juventude em Movimento

As inscrições vão até dia 4 de setembro
O evento é organizado pelo Grêmio União e tem o apoio da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura

Objetivo do projeto é capacitar os alunos a compreender e realizar todas as etapas de um projeto audiovisual, tornando-se assim autônomos para a elaboração de seus próprios projetos, de maneira que ele aprenda a criar, dirigir, produzir, coordenar e roteirizar, articulando conceitos teóricos e técnicas operacionais, familiarizando o aluno com temas como emoção, a cognição e a criatividade. Ao final do processo de aprendizado, o aluno estará capacitado a produzir seu próprio curta metragem que será apresentada em um Festival de curtas, momento importante na formação do aluno e de sua inclusão social.

Fonte: Tribuna do Norte

SP promove curso de Introdução em Libras

Fonte/Foto: Tribuna do Norte

Educação SP recebe matrícula de novos estudantes para 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou o calendário de matrícula para 2025. Alunos de escolas particulares, de outros estados ou que desejam voltar às aulas devem se cadastrar entre 19 de agosto e 13 de setembro em uma das mais de 5.000 unidades da rede estadual ou nos postos do Poupatempo.

Em Pindamonhangaba, há vagas para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio (1ª à 3ª série), em período parcial e integral, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para os anos iniciais do Ensino Fundamental serão abertas pela Rede Municipal futuramente.

Para a matrícula presencial, é necessário apresentar RG, histórico escolar e comprovante de residência.

Matrícula e transferência de alunos da rede:
Quem já está matriculado na rede estadual em 2024 não precisa fazer rematrícula; a vaga para 2025 está garantida automaticamente. A partir de 14 de agosto, a confirmação do local estará disponível nos postos do Poupatempo e na Secretaria Escolar Digital (SED).

Para transferência de escola, o período de solicitação foi antecipado e seguirá o mesmo calendário da matrícula (19 de agosto a 13 de setembro). O pedido deve ser feito na página da SED. O resultado final será divulgado a partir de 2 de dezembro.

Calendário 2025:
As aulas do primeiro semestre de 2025 começarão em 3 de fevereiro. O recesso escolar de meio de ano será de 1º a 20 de julho. As atividades terminarão em 9 de dezembro para cumprir os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

 

Fonte/Foto: Tribuna do Norte

Butantan/Divulgação

Pesquisadoras podem se inscrever no programa Mulheres na Ciência

Estão abertas as inscrições para o programa Mulheres na Ciência e Inovação, do Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, em parceria como British Council – organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais nas áreas de língua inglesa.

O programa é totalmente online e gratuito, voltado para pesquisadoras de todo o país nas áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (STEM).

O projeto, criado em 2019, incentiva o empreendedorismo para pesquisadoras de ciência e tecnologia. A intenção é que elas criem redes e conexões compartilhando experiências, desafios e conquistas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Museu do Amanhã. O prazo vai até o dia 25 de agosto.

Programa

O programa conta com palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inovação, liderança, autoconfiança, gênero, ciência, captação de recursos e questões específicas das mulheres na ciência.

Ao todo, serão seis encontros síncronos virtuais, realizados aos sábados, das 9h às 13h, com um total de 24 horas de carga horária, nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05, 19 e 26 de outubro de 2024.

Nesta sexta edição do programa, serão disponibilizadas 50 vagas para pesquisadoras de todo o Brasil através de um formulário, onde cada pesquisadora deverá preencher com seus dados pessoais e anexar uma carta de apresentação com a indicação da pesquisa ou projeto de interesse. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de agosto.

 

Fonte: Agência Brasil
Foto:  © Butantan/Divulgação

Governo de SP divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas estaduais

Governo de SP divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas estaduais

EDP abre inscrições para Gincana Cultural ‘Xô Desperdício’

Go to top